2

Reciclagem


 Olá queridas que passam por aqui!
 Hoje vim falar mais uma vez da importância da reciclagem! Mas afinal o que é isso? Claro que no mundo de hoje, todos sabem o que é reciclagem, mas nem todos sabem o que realmente pode ser reciclado.
 Bem, reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima de novos produtos.
 O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado popularmente para designar o conjunto de operações desenvolvidas. O vocábulo surgiu na década de 70, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. As indústrias recicladoras são também chamadas secundárias, por processarem matéria-prima de recuperação. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.

  Por que reciclar?

 A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg.
 Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.
 Só o Brasil produz 240000 toneladas de lixo por dia!
 O aumento excessivo da quantidade de lixo produzida se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas etc.
 Tipos de lixo:
  • Doméstico ( alimentos );
  • Industrial ( carvão mineral, lixo químico, fumaças );
  • Agrícola ( esterco, fertilizantes );
  • Hospitalar;
  • Materiais radioativos;
  • Tecnológico ( TV, rádios, computadores)
  Em torno de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário. A fermentação produz dois produtos: o chorume e o gás metano. Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem (adubo). O lixo hospitalar, por exemplo, deve ir para os incineradores. Apenas 2% do lixo de todo Brasil é reciclado!
 Por quê?
 Porque reciclar é 15 vezes mais caro do que jogar o lixo em aterros.
 Nos países desenvolvidos como a França e a Alemanha, a iniciativa privada é encarregada do lixo. Fabricantes de embalagens são considerados responsáveis pelo destino do lixo e o consumidor também tem que fazer sua parte. Por exemplo, quando uma pessoa vai comprar uma pilha nova, é preciso entregar a usada.
 Uma garrafa plástica ou vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder as propriedades.
 Separando todo o lixo produzido em residência, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando o meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro, ou você quer ter sua água racionada, seus filhos com sede, com problemas respiratórios?
 Algumas vantagens:
  • Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
  • Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5000 quilos de minérios, a bauxita.
  • Quantas latinhas de refrigerantes você já jogou fora até hoje?
  • Com um quilo de vidro quebrado, faz-se extamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes.
 Este é o ciclo infinito de reciclagem do vidro:
  Agora imagine só os aterros sanitários: quanto material que está lá, ocupando espaço, e poderia ter sido reciclado.
 Como reciclar? Muitas pessoas ficam sem saber o modo de iniciar a separação e como é a coleta seletiva.
 Com a colaboração de todos podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente.
 Passo a passo:
  1. Procure o programa organizado de coleta do seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separademente. Veja primeiro o que a instituição recebe. Não adianta separar, por exemplo: plástico, se a entidade só recebe papel.
  2. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro, plástico.
  3. Veja o que é reciclável e o que não é reciclável:
 Você deverá limpar os recipientes recicláveis e deixá-los secar naturalmente. Para facilitar o armazenamento você pode diminuir o tamanho das embalagens de plástico e alumínios. As caixas de papelão devem ser guardadas desmontadas para facilitar o armazenamento. 
 É importante saber que os objetos reciclados não serão transformados nos mesmos produtos, com excessão do vidro. Por exemplo, garrafas recicláveis não serão transformadas em outras garrafas, mas em outros materiais, como solados de sapato.
 Pense em quantas vantagens podemos ter se tomarmos atitudes simples como a de separar o nosso lixo e oferecer para a coleta seletiva de nosso município ou mesmo para pessoas que passam separando os lixos nas ruas. São atitudes como essas que irão mudar e transformar por inteiro o nosso destino e o destino de nossos filhos, precisamos começar e mais do que isso, precisamos formar nossos filhos com a idéia de que reciclar o lixo é tão natural quanto respirarmos!!! Pense nisso e faça o melhor para o planeta!

2 comentários:

  1. Oi linda vim e adorei a matéria reciclar, e como sempre te desejo um fim de semana lindo, não poderia deixar de vir te ver bjs com meu carinho Leila e obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Juni! Reciclar é uma questão de sobrevivência!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações