1

Eba!!! É Carnaval...

 Então galera, já é Carnaval em várias partes do nosso lindo Brasil desde ontem, e hoje tem desfile!!!
 O Carnaval é uma festa que teve origem na Grécia entre 500 e 600 a.C. Era uma festa onde os gregos faziam seus cultos aos deuses em agradecimento pela fertilidade do solo e pela produção. 
 O Carnaval passou a ser uma festa adotada pela igreja católica em 590 d.C. A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, no século XI. Esse longo período de privações acabaria por incentivar diversos tipos de festividades que antecederiam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra carnaval está relacionada, desse modo, ao deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão carnis valles que acabou dando origem a palavra, sendo que carnis significa carne e valles significa prazeres.
 Em geral o carnaval tinha duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados " gordos", em especial a terça-feira, a terça-feira gorda, conhecida como mardi gras, termo que é sinônimo de carnaval.
 O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia e bebia muito, procurando uma busca incessante pelos prazeres.
 No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter da festa popular juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato dos dias atuais.
 Durante esse período havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava de uma forma, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades como São Paulo, Helsinque e Tóquio.
 O Carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book, como o maior carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas por dia, nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade de Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.
  Mas como a Igreja faz para contar os dias e marcar a data certa do Carnaval? Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul) , e a Sexta-Feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
 Sendo assim o Carnaval ocorre próximo do dia de Lua Nova, assim, poderá calhar próximo do ano novo chinês, se cair antes ou próximo de 19 de fevereiro. No século XXI a data que ocorreu mais cedo foi em 5 de fevereiro de 2008 e a que cairá mais tarde será em 9 de março de 2038. Embora seja possível noutros séculos, o Carnaval não ocorrerá em 3 ou 4 de fevereiro no século XXI.
 Veja as datas em que ocorreram e quando ainda ocorrerá essa linda e alegre festa popular:

  • 2008 - 5 de fevereiro;
  • 2009 - 24 de fevereiro;
  • 2010 - 16 de fevereiro;
  • 2011 - 8 de março;
  • 2012 - 21 de fevereiro
  • 2013 - 12 de fevereiro;
  • 2014 - 4 de março;
  • 2015 - 17 de fevereiro;
  • 2016 - 9 de fevereiro;
  • 2017 - 28 de fevereiro;
  • 2018 - 13 de fevereiro;
  • 2019 - 5 de março;
  • 2020 - 25 de fevereiro;
  • 2021 - 16 de fevereiro;
  • 2022 - 1 de março;
  • 2023 - 21 de fevereiro.
  Agora que você já sabe de toda história por trás do Carnaval, diz pra mim: Como você festeja seus dias de Carnaval?
 Beijinhos a todos e tenham ótimos dias de folia.


 

Um comentário:

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações