23

Humildade



 Tenho pensado bastante nessa virtude que hoje em dia encontramos tão pouco nos seres humanos. As pessoas estão se esquecendo de olhar a sua volta, deixando de lado os sentimentos do seu próximo. Não há mais preocupação com o que o outro irá sentir se houver a expressão dos seus pensamentos. Hoje com a possibilidade de colocar para fora tudo que se pensa através das redes sociais, as pessoas simplesmente ignoram o que o outro irá sentir ao ler a expressão daquilo que você pensa.
 Ultimamente eu tenho lido bastante textos de regras de como se portar nas redes sociais, mas ao escrever esses textos algumas, vejam bem, disse algumas pessoas estão deixando de lado o sentimento do outro, estão esquecendo que há um ser humano em dificuldades que por uma razão ou outra agem daquela forma tida e vista como imprópria e é justamente o entendimento e compreensão destas razões que estão sendo deixadas de lado, estabelecendo assim uma intolerância generalizada com qualquer atitude ditada como inadequada.
 As pessoas estão deixando de lado a importância de olharem para dentro de si mesmas e entenderem que quando alguma coisa no outro me incomoda é porque o erro está dentro de mim. Identificar e aceitar isso é muito difícil e por muitas vezes é dolorido, daí a razão de escondermos os sentimentos doentes dentro de nós e apontarmos somente as falhas alheias. Enquanto falo do outro não preciso trabalhar nada dentro de mim, pelo contrário, vou mascarando cada vez mais e deixando de lado as reais necessidades de transformação que existe no meu íntimo.
  Um exemplo muito claro disto é quando encontramos postagens com a tag #ficaadica. Fica a dica pra quem? Porque o que Jesus veio nos mostrar há mais de dois mil anos é que devemos identificar as nossas próprias mazelas e buscar a compreensão do momento de dificuldade do nosso próximo sem julgamentos e condenações. "E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?" Lucas 6:41 As redes sociais proporcionam algo muito perigoso, ficar apontando o dedo para o erro alheio não é saudável e a única coisa que conseguimos é desarmonia, desequilíbrio de nossas energias fazendo com que nada de bom seja construído em nossas vidas.



 Quem nunca errou? Qual de nós nunca cometeu deslizes de desamor com o próximo, de impaciência e intolerância? Partindo do ponto de que todos cometemos os mesmos enganos não podemos ficar apontando para o equívoco alheio, já que não desejamos que o façam conosco, por que faríamos com o outro?



 Esse post já é um apontamento para o erro alheio e eu admito isto e também reconheço que se tais atitudes me incomodam é porque algo de errado ainda existe dentro de mim, estou em uma busca incessante de transformação das minhas mazelas e é através da humildade que procuro sempre fortalecer minhas convicções de que não sou mais do que ninguém, não sou melhor e nem pior, somos todos iguais e entendo aqueles que ainda necessitam sublinhar os erros alheios sem piedade e sem compreensão de suas próprias falhas.



 Buscar o entendimento dos deslizes alheios através da compaixão e da humildade é o primeiro passo para seguir o que Jesus exemplificou através de sua caminhada: "Amai-vos uns aos outros". Só assim atingiremos a felicidade verdadeira e a realização de uma vida espelhada nos segmentos que nos conduzem ao caminho do bem maior.




  Vou aproveitar para fazer desta postagem a minha participação na brincadeira que acontece toda semana no blog da Chica.


 "Pessoas esquecem de olhar para si mesmas."
 Fiquem com Deus. Beijos!

23 comentários:

  1. Que linda e inspirada frase e a mensagem maravilhosa!! Belos questionamentos! Obrigadão por participar!! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo texto, nos faz refletir e nos questionarmos, esta mensagem é maravilhosa.
    Beijos e fique com Deus.
    Ângela

    ResponderExcluir
  3. Juni, o julgamento deve ser feito apenas por Deus! Começa que a gente só vê e conhece um lado das questões e nosso julgamento será falho. Sua participação ficou ótima! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  4. Juni,puxa vida como gostei do seu texto! Essa lição de humildade ainda estou aprendendo,ás vezes dou uns foras, depois me arrependo...rss...mas acho que temos que buscar sempre olhar pra gente mesmo,como disse na frase da Chica,buscar nossas falhas e melhorar. Bjs e parabéns pela sensibilidade da msg,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos nós Anne estamos no mesmo barco, buscando construir dentro de nós estas virtudes que sempre nos aproximam de Deus. Beijos.

      Excluir
  5. Muito bom post, eu acabei saindo do facebook, porque lá você não pode falar que você está sentindo nunca, que as pessoas caem matando, você sempre tem que estar feliz feliz feliz e feliz, como se a vida fosse um Mundo cor de rosa, eu tb tenho muito que melhorar, eu sei, principalmente por se deixar machucar por pessoas que não tem coração, obrigada por compartilhar, um grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Sim minha querida e boa amiga...depressa apontamos o dedo antes de olharmos para nós próprios..gostei muito do post ...! Saudades de passar por aqui :)!
    Uma noite abençoada
    Maria

    ResponderExcluir
  7. Tão comum vermos o julgamento do outro, penso que observar a falha do outro para transformar em aprendizado e evitar cometer o mesmo, é um dom de poucos a maioria observa apenas para criticar. Nos últimos 6 anos posso dizer que melhor muito esse meu lado. Comecei conseguindo observar sem comentar, demorei 6 meses, para conseguir Observar, sem comentar e o mais importante sem pensar "Como é que alguém pode fazer isso" (julgar - sem julgar é o mais dificil / é exercicio diário).
    Muita Luz e Paz!

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Juni!
    Vim retribuir a visita e adorei o teu blog...com certeza virei mais vez aqui, só não consegui te seguir, não sei se é problema por aqui...tendo outro dia mais uma vez! beijos e boa noite!

    ResponderExcluir
  9. Juni, postagem e "frase" com conteúdo que faz com que reflitamos nas nossas atitudes... gostei por demais!
    Paz e Luz
    Bjcas
    Graça

    ResponderExcluir
  10. Juni, gostaria de te seguir mas a caixa não abre... bjs

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Juni! Belíssima postagem.
    Uma vez li um texto que dizia que o ser humano se desgasta porque sua meta é "ter razão". Todos querem ter razão e muitas vezes fazer o outro engolir seu ponto de vista. Sinceramente, fico muito pouco em rede social e qdo vejo polêmicas ou afrontas, nem continuo a ler. Acho que as redes sociais são uma arma poderosa e poderiam ser usadas em prol do bem - chamar atenção de governantes, lutar por direitos e causas... mas...
    Amei demais seu texto e vou compartilhá-lo lá, na minha página.
    No momento estou lendo o livro "Eu e minha boca grande". Já leu? Está sendo maravilhoso pra mim, pois tenho aprendido muito. E tudo que ela escreve lá, tem embasamento na palavra de Deus, é show!!!

    Ótima participação na brincadeira da Chica.

    Que seu dia seja maravilhoso, abração esmagador.

    ResponderExcluir
  12. Oi Juni que beleza de texto!!! Muito bom mesmo parar e refletir,beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. Juni, boa participação e o texto muito bom! Um coração manso e humilde como o de Jesus devemos buscar sempre!!

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  14. Oi Juni, para uma sexta-feira que nasceu ensolarada e eu s cheia de energia, esta reflexão sobre a Humildade , veio a calhar. Obrigada querida . Bela frase do BC.
    Abraços e apareça.

    ResponderExcluir
  15. Excelente postagem, Juni! E como diz Paulo Freire,(adoro!!!); ninguem eh superior a ninguem!
    Bjs e um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  16. Oi Juni, infelizmente a maioria das pessoas não liga para o próximo. Mas é preciso refletir e através de nossas atitudes mudar o mundo à nossa volta, estaremos fazendo assim, a nossa parte.
    Ótima reflexão amiga.
    Bom fim de semana, bjos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Juni
    um excelente texto,
    e a humildade é meta , é amor, e é difícil de ser conquistada e interiorizada.
    As pessoas esquecem de olhar para si mesmas. Linda frase.
    eu as vezes me incluo nela. O tempo vai passando, passando, e as vezes achamos que sabemos demais e é aí que mora o perigo. Ficamos egocêntricos!
    Juni, bom domingo, minha linda
    Zizi

    ResponderExcluir
  18. Juni,

    Vim cedo pra brincadeira nº 21 e tarde para a nº 20. Risos
    Amei o novo layout do blog. Ficou bacana demais! Parabéns!
    O seu texto é maravilhoso. Confesso, que tenho andado preocupada com o rumo que as coisas estão dando. E, gostei mais ainda, de você ter reconhecido que não é perfeita e está se moldando. Ninguém é perfeito. Eu sempre peço que Deus me molde a cada dia, e me faça uma pessoa melhor. Deve ser por isso, que enxergamos essas coisas com tristeza no coração.
    Uma linda semana! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá Juni, muito bonito seu post.
    Porém, desculpe expressar minha opinião, a teoria é linda, já a prática.....
    Como eu sempre digo, falar é fácil, quero ver é agir....
    Infelizmente é assim a vida, assim como nós nos atrevemos a criticar os outros, nós também somos criticados. Plantar o bem e boas energias é essencial, mas achar que as críticas desaparecerão num passe de mágica, e dizer que criticamos o outro pq algo está mal dentro de nós.....Hummmm será?
    Então pq eu critico um filho que mata um pai, o mal está dentro de mim?
    É ruim eu criticar atitudes que não condizem com o que manda a boa educação e regras de conduta em sociedade?
    Mas realmente, vc tem razão...criticar nao vai mudar ao outro, até pq eu creio que pau que nasce torto nunca se endireita. Resta-nos apenas fazermos a nossa parte e tentar fechar os olhos para o que nos incomoda, já que se criticarmos é pq o mal está dentro de nós.

    ResponderExcluir
  20. Olá, obrigada pela visita e por expressar sua opinião. É uma pena eu não poder me referir a você pelo seu nome...
    Não há motivos para pedir desculpas, apenas escreveu aquilo que pensa, e é verdade, é difícil mesmo colocarmos em prática, é uma luta diária e de todos, afinal estamos no mesmo barco na caminhada evolutiva.
    Eu também não acho que as críticas e as coisas ruins desaparecerão como num passe de mágicas, como disse, o trabalho é árduo e gradativo, aos poucos e depende de todos nós nos olharmos como irmãos de luta, tentando e nos esforçando ao máximo para compreender os equívocos alheios.
    Eu não posso responder por você a respeito da crítica feita sobre um filho que mata um pai, mas vou responder por mim: Eu, muitas vezes, condeno sim uma atitude destas, não tenho construções morais edificadas dentro de mim para não julgar isto, mas não é que dentro de mim exista o mesmo mal relacionado ao assassinato, mas sim a intolerância, a incapacidade de amar um irmão de luta que erra e ainda não consegue enxergar as coisas como já conseguimos ver.
    Criticar atitudes que os homens inventam como boas regras de conduta na sociedade e que estão sendo transgredidas não é ruim, dependendo do modo como é feita a crítica e foi isto que eu tentei expor no meu texto. Criticar para deixar o outro mal, ser maldoso quando fala que fulano fez tal coisa e isso é ridículo, comentar a respeito das atitudes alheias impregnando as palavras de energias ruins, aí está o que existe de errado dentro de nós. Em momento algum eu disse que o mal está dentro de quem critica e sim o erro, o erro em julgar o outro, o erro de não ter tolerância com a dificuldade alheia, o erro em enxergar apenas os defeitos dos outros e esquecer os nossos próprios.
    Eu acho que todas as pessoas têm jeito sim, mesmo aquele mais difícil, o assassino que não compreendo ou a conhecida que fala da minha vida. Segundo minhas crenças todos teremos oportunidades de reparar nossos erros e um dia todos chegaremos a perfeição relativa e fechar os olhos para o que nos incomoda não vai resolver nada, temos sim é que buscar compreender os deslizes alheios e olhar cada vez mais para dentro de nós, corrigindo as nossas imperfeições em primeiro lugar.
    Obrigada novamente por deixar aqui o seu pensamento, isso acrescenta em muito a qualidade do post, já que somos seres diferentes fisicamente, não temos que ter os mesmos pensamentos e opiniões.
    Pessoas inteligentes divergem dos mesmos assuntos na forma de pensar e debatem sobre isso sem ofensas e sem melindres, assim como o fizemos agora.
    Volte sempre e se achar necessário, deixe seu pensamento aqui mais vezes, será um prazer conversarmos novamente.
    Fique com Deus, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Lindas palavras. Deus sempre coloca pessoas boas entre nós. Enquanto umas nos deixam outras aparecem para trazer alegria e felicidades a nossa vida.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações