16

Olha a Banana!!! Leia o post e mude seus pensamentos sobre a simples e "basiquinha" Banana!!!

 E então era uma vez uma pessoa que havia feito uma promessa a si mesma: Ficar menos tempo, perdendo seu tempo, no Facebook! E eis que essa pessoa sou eu! Tenho conseguido, com muito esforço, porque aquilo vicia #cruzcredo e meu tempo tem rendido muuuito mais.
 Estou me organizando...Tarefas da casa, encomendas para entregar, filhos, blog. Acho que está dando certo, estipular um tempo de permanência no face me ajudou bastante e as coisas estão fluindo melhor por aqui. E você? Sente-se também meio "presa" as redes sociais? Já estabeleceu uma meta de tempo para dedicar-se a isso? 
 Mas, vamos ao assunto do post. BANANAS!!!
 Sim, vamos falar desta fruta deliciosa, tropical e com inúmeras formas de consumi-la, algumas curiosidades e sobre alguns dos benefícios para a saúde.
 Há algum tempo trouxemos bananas do rancho, fiz uma Cuca de banana que ficou deliciosa, mas eram muitas bananas, daí que comentei nesse post aqui que havia feito Doce de Banana e traria a receita. Pois então, hoje vim trazer a receita do doce de banana, aquele com gostinho de casa de vovó, feito no fogão a lenha e com muito carinho.
 Mas antes, falaremos um pouco sobre a referida fruta. Interessantes fatos descobri sobre a banana, muito bom integrar culinária com conhecimento cultural, história, enfim, há sempre inúmeras maneiras de acrescentar conhecimento de uma forma positiva em nossas vidas, basta fazermos as escolhas certas diante deste mundo de informações que passamos a ter acesso com a internet.


  É um fascínio poder integrar diversos assuntos a uma simples receita de Bananada. Esta é uma das formas de buscar o conhecimento através da culinária, sendo "apenas" dona-de-casa! Vem se aventurar comigo? Então vamos...
 A origem da banana é do Sudeste Asiático, onde muitas espécies selvagens ainda crescem. Isso é um fato interessante, pois associamos as bananas as nossas matas tropicais, mas nem mesmo os índios conheciam as bananas. Viajantes a levaram da Ásia para a Índia, onde é mencionada em escritas budistas de 600 a.C.! Ao longo dos tempos, a fruta foi sendo disseminada de um local a outro, espalhando-se entre diversos países tropicais.
 O seu nome vem do árabe, banan, que significa dedo. Conta-se que as bananas eram pequenas demais se comparadas com as de hoje, e elas tinham o tamanho de um dedo, daí a origem do nome. Seu nome científico é que mais me chamou a atenção: Musa paradisíaca ou Musa sapientum, bela nomenclatura atribuída à fruta mais tropical que há, pelo botânico e zoólogo Carlos Lineu. A explicação para essa nomenclatura pode ser encontrada em "O Livro das Frutas" de Jane Grigson, onde ela explica que musa vem da palavra árabe mouz, derivada do sânscrito moka, ou da Cidade do Café na Arábia do Sul. Lineu provavelmente utilizou o termo Sapientum das escritas de Plínio, o Velho, que escreveu que os sábios da Índia - Sapientes indorum - delas se alimentavam: "A folha é como asa de pássaros (...) A fruta cresce diretamente do tronco e é deliciosa por sua doçura. O termo "paradisíaca" é uma outra referência aos árabes, que afirmavam ser a bananeira, a Árvore do Paraíso. Os europeus, inclusive Plínio, no início a chamavam de figo: figue d'Adam, figue du Paradis, para os franceses, antes de adotarem o termo banane e fico d'Adamo, na Itália.
 Naturalis historia, em latim, História Natural para nós, é uma enciclopédia natural escrita por Caio Plínio Segundo ou Plínio, o Velho, filósofo e naturalista que viveu entre 23 d.C. e 79 d.C. e morreu na famosa erupção do vulcão Vesúvio, responsável pela destruição de Pompéia, Herculano e outras vilas menores ao redor. É em um dos volumes desta enciclopédia que Lineu se inspirou para dar a nomenclatura a nossa básica e trivial banana. Interessante, não é mesmo?

 
 A bananeira não é uma árvore, mas a maior planta herbácea do mundo.


 Nos séculos XV e XVI, os colonizadores portugueses começaram a plantação sistemática de bananais aqui no Brasil, porém, elas permaneceram no anonimato por muito tempo pela maior parte da população européia. Por isso, Júlio Verne, na obra "A volta ao mundo em 80 dias" (1872), a descreve com detalhes, pois sabe que grande parte de seus leitores a desconhece.
 Elas são o principal alimento de milhões de pessoas em vários países em desenvolvimento. Em muitos países, as bananas verdes, ou seja, aquelas que ainda não estão maduras, são muito utilizadas fritas, cozidas, assadas e em guisados, assim como nós usamos as batatas, eles usam as bananas.


 O consumo diário de bananas ajudam na redução da pressão arterial por ser uma importante fonte de potássio. Também são ótimas para a digestão, por conter uma alta quantidade de fibras sintéticas.
 A banana é uma excelente fonte de fruto-oligossacarídeos, que são pré-bióticos, que auxiliam na manutenção das bactérias benéficas no trato digestivo, esses fruto-oligossacarídeos ainda auxiliam na absorção de cálcio e magnésio, sendo ótimo para a saúde dos ossos.
 São inúmeros os benefícios que o hábito de consumir banana diariamente trazem para a saúde. Além de todo esse potencial positivo que a banana causa na saúde de quem a consome, ela é utilizada na culinária de diversas maneiras e em muitas outras áreas. O coração e o interior do tronco da bananeira são comestíveis, as folhas são utilizadas para envolver os alimentos no seu preparo e até para servi-los, além de fornecer fibras para confecção de tecidos de alta qualidade e papéis. É utilizada também no preparo de doces, balas, pode ser consumida a milanesa, banana slipt, flambada, no preparo de bolos, cucas, saladas de frutas, para fazer aguardente artesanal e cerveja.
 A cerveja de banana é uma bebida típica da República Democrática do Congo e é uma importante fonte de renda para este país. 
 Uma fruta, diversas formas de consumi-la! Gostou de saber todas essas curiosidades a respeito da banana?, praticamente a fruta símbolo do nosso país!! Ou você já sabia?
 E então vamos a receitinha do doce, que é facílimo de fazer!


Doce de Banana

 Ingredientes

  • 12 bananas nanicas
  • 4 xícaras de chá de açúcar
  • suco de 4 limões
Modo de fazer

 Junte as bananas, o açúcar e o suco dos limões. Leve ao fogo e retire quando estiver desgrudando do fundo da panela.
 Simples assim! Ela fica cremosa, uma delícia!!! 
 Cuidado na hora de mexer, pois espirra demais e você pode se queimar!




 E ao final da tarde, fui presenteada com a presença de um casal de papagaios que pousaram nas bananeiras nos fundos do rancho...


 Mas os papagaios são assunto para o próximo post. Aguardem...
 

16 comentários:

  1. Oi Juni!!!!!
    Adoro um bom doce de banana, como este caseirinho que você acabou de passar a receita!!! Tenho uma tia muito querida que sabe o quanto eu gosto e sempre prepara pra mim!!!
    Mas aqui na cidade não temos o prazer de ter uma visita tão nobre quanto a sua! Deve ser mágico ter esse contato tão próximo da natureza!!!
    Beijos com carinho!!! =)

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKK
    Amiga, não sou fã do face justamente pq conheço muita gente viciada. O tempo que me sobra eu prefiro me dedicar ao blog (vamos combinar que também vicia né? kkkkkk).
    Feliz de quem pode dispor de bananas naturais como essas sem agrotóxicos e ainda consumir um docinho delicioso como esse , hummmmmm
    Aguei! kkkk
    Bjsssss querida

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de banana!
    Achei bem interessante vc agregar a receita às propriedades da fruta e sua história.
    Cerveja de banana? Nossa, essa é novidade pra mim. rs
    Dizem que é boa para evitar cãibras tb.
    E nem me fale em tempo (perdido) em redes sociais. Já tive a fase do Pinterest, do FB e do Twitter... mas agora tô viciadaça no Instagram. Aff... como me livrar disso? rsrs
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Juni, eu sempre gostei muito de banana e o Tiago adora.
    Adorei o post, mas cerveja de banana é novidade para mim. Menina, que delícia esse doce, deu água na boca.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Juni!
    Não sabia a origem da banana, mas sei que ela esteve ameaçada de extinção. É a fruta que mais gosto e também por isso consumo todos os dias. Outro motivo é que ela é a fruta da alegria e talvez por isso tão bem considerada - ela tem uma composição química que combate a depressão e por isso o seu consumo ser indicado para pessoas com metabolismo negativo. Prefiro a banana no ponto ou verde do que madura,que possui alto teor de açúcar, que a torna vilã para a dieta. Aqui em casa faço banana passa que as crianças adoram comer enquanto assistem tv (rs*). Estou levando a sua receita para oferecer aos pequenos. É melhor usar frutas no lanche do que manteigas. Já estou vendo seu doce de banana em um pãozinho francês.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Adorei o doce de banana, minha filha só quer comer paçoca de banana. A internet rouba muito nosso tempo, mas também nos traz coisas boas, muitas amizades.
    Bjos tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro banana, de qualquer jeito!E ESSE DOCE DEU ÁGUA NA BOCA!!BJS.

    ResponderExcluir
  8. Para tudo! Cerveja de banana?! Mó pai! rs
    Querida, bem vinda ao Mundo da Lua!
    Teu blog é uma delícia.
    Tens razão quanto às redes sociais. Eu padeço deste mal: falta de tempo por tempo mal aplicado hahaha
    Mas ainda mantenho o meu perfil, porque como sou doula, preciso estar atenta aos textos postados lá. E por lá também, mantenho contato com clientes.
    Mas vamos à banana. Menina, é uma fruta que eu não consigo comer in natura, e gostaria muito de conseguir comer. Mas como qualquer iguaria feita com ela. Vou no link da cuca de banana. Este doce eu vou fazer, com certeza!
    Tenho receita de uns 4 bolos com banana.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Juni,

    Não sabia nada sobre a origem da banana. E, pensar que já vivi mais de meio século. Rs
    Pra falar a verdade, não é minha fruta preferida, mas eu como quase todos os dias.
    Aqui, não tem essa facilidade de encontrar todos os tipos. A Nanica, nunca vi. Talvez, encontre nos mercados asiáticos. Não sei explicar, deve ser devido as terras vulcanicas daqui, pois em cinco anos que estou aqui, acho que vi três bananeiras. As que vedem nos supermercados, vêm do Equador e Peru.
    Seu rancho é lindo. Amei todas as fotos!
    Quanto ao Facebook, confesso que não gosto muito. Vou lá, olho, tento curtir e comentar. Não tenho muita paciência pra futilidades Rs. Embora, exista muita coisa boa por lá, também.
    Fico feliz em lhe ver animada com o blog etc., Eu também estou me animando aos poucos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa!! Quantas informacoes!!! Nem sabia!!!
    Adoro banana de tudo o que eh jeito!
    Sei que a banana eh rica em potassio, so isso, rsrsrsrsrsr
    Vivendo e aprendendo!
    Adorei a receita e estou levando...
    Ah... O sorvete assado deve ser muito bom, vou fazer!!!
    Bjs e uma otima tarde!

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga!
    Estou passando p/agradecer o carinho, deixar bjssss e pegar mais um pouquinho desse doce delicioso kkkk
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  12. Olá !!!
    Adorei a sua visita e a sua postagem.
    Concordo plenamente consigo, o facebook ele vicia mesmo, acho que tenho de fazer como você establecer uma meta.
    Fiquei com mais conhecimento a respeito da banana, que eu adoro.
    Obrigada por partilhar.
    Um abraço.
    Isa

    ResponderExcluir
  13. Bom dia ! Adorei sua postagem e confesso que eu achava que conhecia a banana, que até cerveja tem!
    Lindas as fotos do final do post no fogão a lenha maravilhoso, adorei!
    Beijos!!!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  14. Juni,

    Que delicía de post, cheio de história e esse doce maravilhoso. Adorei a receita, bem fácil.
    Esse fogão a lenha, um sonho, que coisa boa e abençoada.
    Aqui na Espanha, só tem banana nanica. Não existe prata, maçã, é banana e pronto.
    E vem do Equador ou das ilhas Canárias. Eu fui criada a base da banana,...rsrs...não fico sem, era a fruta que mais comia e ainda como. Meus filhos também adoram.
    Besitos

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post sobre bananas, Juni rs! Quanta coisa curiosa que nao sabia (fiquei surpresa com a cerveja de banana rs) Quero a receita da cuca hein? Adoro e nunca fiz em casa rs, beijo querida

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações