15

Vamos continuar espalhando amor por aí?

 Ontem a postagem aqui no blog foi sobre o amor, esse sentimento que traz calma e força para nossos caminhos e eu falei sobre o exercício desse amor através do bem ao próximo.
 Não há outra forma de demonstrarmos o carinho e afeto que existe dentro de nós senão por aquilo que fazemos em benefício do nosso próximo, seja de nossa família, amigos, ambiente de trabalho ou até mesmo por alguém que não conhecemos, mas que será beneficiado por alguma atitude nossa.
 A moral de Jesus se resume no amor ao próximo e na caridade e segundo Ele o caminho para a felicidade verdadeira consiste na prática destes dois exemplos que foram tão bem vividos por Cristo em sua breve passagem material pela Terra.
 A caridade pode ser dividida em material ou moral, para uma melhor compreensão. A caridade material, como o próprio nome já se faz por entender, é aquela em que há o auxílio através da doação de bens materiais e deve ser exercida com desprendimento e amor, sem humilhar quem recebe. O amor se manifesta na maneira como se dá, não incluindo aos que doam algo apenas para se verem livres de quem pede ou simplesmente para aliviar a consciência, mas sim a atitude verdadeira em querer ajudar. Quando realizamos a caridade material devemos ter em mente que a verdadeira caridade é aquela em que não se espera reconhecimento, gratidão ou retorno de qualquer espécie pela ação realizada. Pode-se doar muito ou pouco, com muito ou pouco amor, disso dependerá da real intenção de quem o faz.
 Já a caridade moral, como a entendia Jesus, é a benevolência ( boa vontade) para com todos, indulgência (tolerância) para com as imperfeições alheias e o perdão das ofensas. Este conceito de caridade reúne todos os deveres do ser humano para com seu próximo. A caridade moral pode ser exercida por meio de palavras que consolam, esclarecem e edificam, através de ondas mentais sob a forma de perdão, prece e amor, emitidas em favor daquele que necessita; poderá ainda ser executada a caridade moral por um afago, abraço , sorriso, um carinho. Quando nos silenciamos diante de uma ofensa ou quando prestamos a atenção ao desabafo de um amigo estamos praticando a caridade moral.
  Sempre existem meios e oportunidades para o exercício da caridade, seja ela material ou moral. Não percamos as inúmeras chances que Deus coloca em nosso caminho todos os dias para exercermos e vivenciarmos os ensinamentos de Jesus, afinal, não há quem não possa doar algo, dedicar atenção a um irmão, vibrar positivamente por alguém.
 E é com essas boas energias e pensamentos elevados que venho fazer a postagem de hoje, iniciando a semana com a proposta de aproveitarmos ao máximo todos os dias de nossa vida nos esforçando para auxiliar e amparar a quem precisa.
 Venho através desta mensagem, falar de um assunto muito pertinente hoje na mídia, a doação de cabelos para confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer. A perda de cabelo devido aos efeitos colaterais do tratamento da doença causa um impacto psicológico negativo na feminilidade da mulher, gerando ainda mais problemas para a paciente como baixa auto-estima, retardando sua recuperação, como afirmam os especialistas.
 Segundo estimativa do Instituo Nacional do Câncer, só em 2014, mais de 235 mil mulheres serão diagnosticadas com essa doença.
 Nós mulheres, sabemos o que o cabelo significa para nossa beleza e auto-estima, os cabelos são a moldura do rosto da mulher e a perda deles é algo complicado e doloroso para quem realiza os tratamentos agressivos com a quimioterapia, além de tantos outros efeitos que esse tratamento traz no corpo das pessoas e que as pacientes precisam aprender a lidar. Isso quando falamos em mulheres adultas, agora imaginem crianças que estejam passando por esse agressivo processo de luta contra o câncer. É muito triste mesmo, eu sei, mas essa tristeza não pode e nem deve ficar perdida apenas nas palavras, devemos revertê-la e transformá-la em conforto e esperança para essas mulheres e crianças que estão passando por isso. Então, nada mais belo que tomar a atitude de cortar os cabelos e realizar a doação para a confecção de perucas para essas pacientes.
 Cuido dos meus cabelos no Salão Lita Hair e a Lita é uma pessoa linda, sempre disposta a ajudar quem precisa e cada corte de cabelo que ela faz e que pode ser doado, ela me chama para eu colocar nos Correios. Até agora foram quatro doações, incluindo a minha, mas tenho certeza que teremos ainda muitas mulheres dispostas a entrar nessa corrente do bem.



 Como doar seu cabelo?
 Alguns passos simples devem ser seguidos para um melhor aproveitamento dos cabelos doados. Caso seu cabelo tenha passado por algum tipo de tintura, não tem problemas, só não são aceitos cabelos que tenham passado por algum tratamento químico, acredito que alisamento e afins.
 Para doar, é necessário que seu cabelo tenha pelo menos 10 centímetros de comprimento para o corte. Antes de cortar, amarre-o em um rabo de cavalo.


 Corte o cabelo acima da marcação do rabo de cavalo, guarde o cabelo seco num saco plástico.


 Pronto! Agora é só enviar para uma instituição que faça uso dos cabelos para a confecção das perucas.


 Meu cabelo ficou assim...



 Eu adorei! Fiquei mais jovem - rsrsrs...Brincadeiras a parte, o cabelo cresce né gente, sem dó de cortar para fazer uma boa ação, afinal, estar no lugar destas mulheres ou crianças deve ser muito difícil e se fôssemos nós, gostaríamos que fizessem o mesmo!
 Agora as fotos das queridas que também aceitaram doar seus cabelos.
 Aqui, a Eliana...cabelo lindo gente! Deve ter dado uma peruca e tanto. Depois do corte, ficou super chique! 


 Aqui, o corte da Daniele. Ficou ainda mais curto que o meu! Parabéns Dani, sua coragem para mudar de visual ajudará alguma paciente a ter mais alegria nessa caminhada tão difícil!



 E aqui, o corte da Aline. Gente, eu e a Aline estudamos juntas no primeiro ano do Ensino  Fundamental, nem sei se ela se lembra disso!!! Faz teeempo...#abafa!!! E agora o destino vem de encontro fazer essa surpresa linda com uma iniciativa tão bonita da Aline. 



 E então? Animou fazer a doação? Já fez? Conhece alguém que já fez? Compartilha com a gente, entra nessa onda do bem e vamos todos espalhar amor e esperanças por onde quer que estejamos!
 A cada doação que houver no Salão da Lita eu irei fazer a divulgação aqui, assim quem sabe, poderemos inspirar mais e mais pessoas a entrar nessa onda de alegrias!
 Para onde enviar o cabelo?
 Eu pesquisei bastante e decidi enviar para a AVCC - Associação Voluntária de Combate ao Câncer.
 O endereço para enviar os cabelos para a AVCC é:
Avenida Paulo de Mattos Leandro, 1357 - Bairro Dr. Paulo Prata
CEP 14784-379 - Barretos/SP
 O telefone para contato é: 17 3321 6600 Ramal: 6792
 O e-mail é: contato@avccbarretos.com.br
 Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8 horas as 17 horas.
 Quando você envia a doação eles te mandam uma carta no prazo de sessenta dias, avisando que sua doação chegou.
 A AVCC aceita todo tipo de doação, produtos de limpeza, de higiene, roupas novas e usadas em bom estado, alimentos não perecíveis, bijuterias, artesanatos, produtos hospitalares e ortopédicos como cadeiras de rodas, bengalas, andadores, inaladores, muletas, fraldas geriátricas, enfim, toda e qualquer doação é bem vinda!
 Também tem o Cabelegria em São Paulo e a Fundação Laço Rosa, no Rio de Janeiro.
 Têm muitas outras instituições que recebem os cabelos, você pode pesquisar e enviar naquela que for mais perto ou que você já tenha algum vínculo de auxílio.
 Espero que tenha animado algumas de vocês ou, que se não haja a possibilidade de ser feita a doação dos seus cabelos, tenha sido semeado o ato da caridade, mesmo aquela singela palavra de conforto ou um carinho afetuoso a alguém necessitado, como relatado lá no início do post. Que essa semeadura brote e dê lindos frutos dentro de nossos corações cheios de esperanças de que um dia, esse mundo em que habitamos, será um lugar bom e repleto apenas de pessoas bem intencionadas.
 Fiquem com Deus. Beijinhos...   

15 comentários:

  1. Essa doação é um verdadeiro ato de amor! Lindos gestos! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Juni!
    Ainda sábado me falaram sobre isso. É uma ótima campanha e vemos que o povo brasileiro é mesmo um povo solidário na hora de ajudar o próximo.
    O meu cabelo é na cintura. Em 2004 cortei curtíssimo, mas se houvesse campanha na época, com certeza teria participado. Acabou ficando lá no salão mesmo, provavelmente eles que lucraram com o cabelo. No momento não penso em cortar, mas parabenizo a atitude das meninas e concordo plenamente qdo diz que rejuvenesce. O cabelo comprido nos deixa mesmo, mais velhas rsrs (comprovei rsrs).

    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
  3. Juni
    um post emocionante, completo
    e além de tudo, um grande gesto de amor e de desapego.
    Que teu post se espalhe com amor pela internet e crie força na mente
    de quem possa doar suas ricas cabeleiras.
    Parabéns a todas que participaram dessa doação.
    beijos Zizi

    ResponderExcluir
  4. Juni, essa campanha é super original e não nos custa nada! Ano passado a campanha passou pela cidade onde moro e uni o útil ao agradável. Cabelo já cresceu bastante e está na hora de fazer nova doação. Vamos contribuir para alegrar alguém!! O mundo está em desordem, porque as pessoas só pensam nelas e, se cada um fizesse um pouquinho, o mundo estaria bem melhor!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Um ato de muito amor e desprendimento! Lindo!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  6. Juni querida, que post lindo...
    Você já era linda e agora com esse corte ficou lindíssima kkkk
    Acho que pelo belo gesto, teus olhinhos ficaram brilhando, te deixando mais iluminada do que já era....
    Parabéns amiga e que Deus continue te iluminando e abençoando
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi Juni, que belo post e que lindo exemplo. Todas ficaram linda!
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  8. OI !!Querida.. que belo gesto de amor O nosso mundo esta precisando muito de exemplos como este..você é 10 .. E obrigado pela visita ..amável e gentil com sempre..

    ResponderExcluir
  9. Amiga, estou passando p/desejar um FDS muito abençoado pvcs

    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  10. Oi Juni, é a Vi, são atitudes como essa que faz a diferença na vida de outras pessoas, é como doar sangue, super necessário e facil.
    Cabelo cresce, e tem gente que fica muito mais bonita com um cabelo mais curto.
    Bom fim de semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir
  11. Que legal!!!
    Super parabéns pelo seu post e pela sua atitude!
    Gostaria muito de doar. Vou pesquisar por salões aqui em Sampa.
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  12. Caridade, amor ao próximo, coração genuíno... é de exemplos assim, como o seu (se eu já te admirava, imagine agora, então!), que olhamos para o mundo e vemos que ele ainda tem jeito!
    Adivinhe se não compartilhei??? :-)
    Bjs e que continue sendo sempre muuuuuuuito abençoada por Deus, querida!
    PS.: respondi seu e-mail, viu? ;-)

    ResponderExcluir
  13. Juni, espalhando amor... sempre tive vontade de doar meu cabelo, vou deixar crescer mais um pouco e vou ver aqui em minha cidade onde posso fazer a doação!
    Paz e Luz
    bjcas
    Graça

    ResponderExcluir
  14. OI LINDA!QUE FOFURA SEU BLOG,É LINDO DEMAIS,PARABÉNS,OBRIGADA PELO CARINHO NO MEU BLOG,TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA POR DEUS,BEIJOS FOFURA.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações