6

A Árvore de Lutero


 Para quem comemora o Natal, a árvore natalina é a garantia de um clima ainda mais aconchegante no lar que festeja esta data. Seja pequenina, grandiosa, cheia de bolas e enfeites ou apenas com uns poucos detalhes, de material reciclado, natural, de galhos, enfim, a árvore é um dos símbolos mais conhecidos da festa natalina.


 A montagem da árvore de Natal ocorreu pela primeira vez em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero, que foi monge agostiniano e professor de teologia. Lutero foi um dos principais protagonistas da Reforma Protestante, sendo contrário a fantasiosa venda de indulgências que a Igreja fazia. Foi responsável pela escrita das 95 Teses em 1517, onde deixou registrado com clareza suas discordâncias sobre as indulgências e contra Johann Tetzel, um dos responsáveis pelas vendas do perdão. As 95 Teses resultou na excomunhão de Lutero da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei.
 Lutero escreveu suas teses com base nas Escrituras e, em especial, nas cartas de Paulo aos Romanos. Ele dizia que a salvação não poderia ser alcançada através de obras ou méritos humanos, mas somente pela fé em Cristo, único salvador dos homens e que a indulgência ou, perdão das ofensas, era dado gratuitamente por Deus.


 Sábio Lutero! Jamais alcançaremos a Glória dos Céus através de quaisquer pagamentos monetários ou obras materiais e sim, tão somente com a transformação interior de nossas mazelas e dificuldades em qualidades benéficas de fé em Jesus e de amor ao próximo.


 E Lutero deixou ainda mais marcas na história da Igreja Católica quando em certa noite, enquanto caminhava pela floresta, ficou maravilhado com os lindos pinheiros cobertos de neve. O céu estrelado inspirou Lutero a reproduzir aquela bela imagem com galhos de árvore em sua casa, ornamentados com algodão, enfeites e velas acesas ao seu redor.


 Essa linda tradição chegou a América através dos alemães que vieram durante o Período Colonial. No Brasil as árvores estão presentes na maioria dos lares na época do Natal, simbolizando paz, alegria e esperança.



6 comentários:

  1. Vivendo e aprendendo!!Amei saber tudo isso!Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esta história. Tem muita sabedoria mesmo!
    Adorei conhecer e ao mesmo tempo, admirar a sua decoração, a sua bela árvore.
    Um ótimo fim de semana pra vc e sua família!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Juni!
    Política e religião não podem andar juntas e por isso toda a represália contra Martinho Lutero. Sua doutrina dos dois reinos e o quão relevante seria, tanto para o Estado (a "mão esquerda de Deus") como para a Igreja (sua "mão direita"), pais compromissados e cidadãos bem-educados? Complicado querer mudar algo que em séculos se manteve estável. Mas não sabia da parte da árvore, não sabia que ele foi o criador da tradição natalina. Muito bem!
    Boas festas para você e sua família! Que seu natal e ano novo sejam abençoados!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. que arvore linda!
    bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá Juni!!!
    Adorei conhecer sobre a história por trás desta tradição tão especial, obrigada por compartilhar conosco!!!
    Aproveito para te desejar um Natal cheio de brilhos: nos olhos e nas pequenas luzes que iluminam a sua árvore! Que o seu verdadeiro significado esteja presente em cada gesto de amor e que seja repetido ao longo de toda a vida! Desejo também um 2015 de vitórias e realizações! Muita saúde, paz e VIDA!!!! Beijos!!!! =)

    ResponderExcluir
  6. A história é maravilhosa,sábio mesmo lutero!
    A tua árvore ficou linda,beijinhos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações