9

Geleia de fragola!!! Mangiare il fragole de la vostra vita...


 A proposta para um presentinho delicioso para quem gosta de cozinhar e ainda melhor para quem vai receber e saborear é a Geleia de Morango. Facílima de fazer e deliciosa!
 O morango, Fragaria vesca, é na verdade um falso fruto ou pseudofruto, o verdadeiro fruto são os vários pontinhos escuros que visualizamos na parte externa da suculenta polpa que saboreamos pensando ser o fruto, que recebe o nome de receptáculo floral.
 Morango vem do latim moranicum, derivado de mórum, que diz respeito ao fruto da amoreira. Seu nome científico vem de fraga, que dá origem ao nome do fruto em outras localidades como fraise em francês, fragola em italiano e fresa em espanhol. Na América Latina, em castelhano, o morango é chamado de frutilla. Nos Estados Unidos é chamado de strawberry, que seria pequeno fruto carnoso.



 Há registros dessa fruta desde o século XIV e acredita-se que no século XV iniciaram o cultivo do morango que ao longo dos séculos foi sendo melhorado nos quesitos de sabor e tamanho.
 É uma fruta rica em vitaminas A, B e C e é muito bom para abrir o apetite, é diurético, facilita a digestão, depurativo do fígado e auxilia a circulação sanguínea. Porém, há de ser lembrado que, infelizmente é uma das frutinhas que mais recebe pulverização de agrotóxicos em seu cultivo, mais até do que o limite recomendado. O ideal seria escolhermos morangos orgânicos ou de origem agroecológica ou, para quem tem espaço e tempo de cultivo, plantar seus próprios moranguinhos, apesar de que, julgo ser um cultivo bem complicado, mas enfim...
 Uma fruta de sabores contrários como o adocicado e o cítrico, que lhe confere sensações extraordinárias de comer algo doce e azedinho ao mesmo tempo, responsáveis pela presença dos ácidos cítrico e málico. É um excelente antioxidante por conter um alto teor de vitamina C, atuando assim, no nosso sistema imunológico.



 Há uma expressão bem interessante que envolve esse fruto: "Comer os morangos da vida".
 "A historieta diz que havia um homem agarrado em raízes e galhos, ele estava caindo em um barranco. Acima dele havia um urso, mostrando-lhe os dentes e querendo devorá-lo. Abaixo haviam onças famintas querendo agarrá-lo pelos pés.
 Imagine! Um urso em cima do barranco, tentando devorá-lo e onças embaixo dos seus pés, igualmente famintas!
 Em dado momento o homem olhou para o lado e viu um morango, grande e suculento, com sua cor vermelha refletida através da luz do Sol. 
 Com muito esforço o homem conseguiu esticar o pescoço e agarrar o morango com a boca, saboreando-o e se deliciando por instantes com aquela fruta tão suculenta."
 Moral da história - Sempre haverá dificuldades em nossa existência e sempre existirão onças e ursos querendo nos devorar, mas também, sempre existirá o morango suculento ao nosso lado para nos deliciarmos, basta ter "olhos de ver" e esforço para alcançá-lo!

Geleia de Morango


Ingredientes
  • 300 gramas de morangos
  • 1 xícara de chá de açúcar

Modo de fazer


 Lave bem os morangos e retire as folhas. Corte-os em quadradinhos e leve ao fogo baixo até começar a soltar o sumo. Acrescente o açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 20 minutos, o tempo dependerá da chama do seu fogão.
 Está prontíssima sua geleia!


 Fiz essa geleia no rancho, no fogão a lenha! Fiz de morango e pela segunda vez de framboesas...


 Um vidro da geleia de morango eu enviei para a Silvana na nossa Troquinha da Primavera. 




 Espero que saiba enxergar e comer os morangos da sua vida!!!
 Beijos.

9 comentários:

  1. Esse doce feito assim e´um carinho só e um lindo presente! Adoro! E tem dias que nem os morangos enxergamos, só chuchus,rs...

    Uma linda sugestão...bjs, ótimo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Huuuummmmm....q. delícia!!!!!
    E que arranjo mais lindo vc fez...
    Maravilhoso tudo!!!
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  3. Que aula sobre os morangos...adoro eles e não sabia nada disso! amei conhecer, vou olhar para eles de um outro jeito, com certeza! e as receitas, simples e especiais...parabéns pela postagem, sensacional! bjs

    ResponderExcluir
  4. Experimente colocar gotinhas de limão tahiti, fica deliciosamente cítrica!Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ola querida! Amo seus posts! Tudo bem explicadinho. Geleia de morango,amo! Cultivo varios tipos de morangos e faço minha geleia no verao,uso gotas de limao.As fotos ficaram lindas,beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Parabens. adoro os seus posts.
    receita maravilhosa,obrigada.
    Merit Salles.

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Parabéns a receita é simples é fácil, mas eu amei foi a apresentação da geleia e um mimo.
    Passei para conhece-la e descobri se foi você que me tirou no amigo secreto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. OI Juni. minina que delicia hummmmmm. Vc é bem detalhista pois suas fotos são simplesmente perfeitas... Mas me diga logo quem foi que você tirou no amigo secreto? foi eu não foi diga logo. rsrsrs.. estamos super ansiosos. Amei seu blog!

    ResponderExcluir
  9. Juni,
    Um espetaculo essa geleia!! Uma das que mais gosto!
    Mas a sua apresentacao ficou perfeita! Amei!!!
    Bjs e um dia de paz!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações