23

Segunda Natalina - Advento de Natal


 E o Natal vem surgindo desde alguns meses por conta da desenfreada atitude consumista que tende a aumentar ano após ano. Mas na verdade, devemos comemorar o surgimento deste tempo de preparação para a celebração do Natal em qual momento?
 Segundo a liturgia da Igreja Católica, o Advento de Natal tem início exatamente quatro domingos antes do dia 25 e se dá até as vésperas deste dia. A data em que se dá início ao Tempo do Advento é o dia exato para preparar a casa com a decoração, montar a árvore e ir colocando os enfeites aos poucos até a chegada do menino Jesus. A árvore e todos os enfeites e ornamentos deverão ser retirados no dia 06 de janeiro, o dia de Reis. Foi neste dia em que três pessoas sábias e iluminadas, ou seja, três magos encontram o menino Jesus e Ele é então revelado a todas as nações. Termina o tempo de Natal e é o momento de desmontar a árvore.


 Além de toda história bíblica sobre o nascimento de Jesus, onde podemos encontrar no capítulo 2 do Evangelho de Lucas o maravilhoso relato desde a chegada do menino Salvador à Terra até os seus doze anos, quando regressando de Jerusalém ao término dos festejos de Páscoa, Cristo demonstra toda sua sabedoria ao se afastar de seus pais e ficar por três dias no templo em meio aos doutores da lei interrogando-os e ouvindo-os, deixando a todos que ali permaneciam admirados por tanta inteligência e bagagem de conhecimentos; embasados nos relatos do Evangelista, o que podemos trazer para nossa realidade?


 Dentro de todos os corações, sem exceções, existe o amor de Deus repousando e esperando o exato momento de florescer. Em dados momentos ficamos mais sensíveis e mais propícios a deixar este sentimento tão sublime brotar, porém, o contrário pode acontecer, ocasionando o caminho reverso ao da entrega de sentimentos benéficos em datas específicas, que transmitam um ensinamento edificante e  que nos conduza aos braços do Pai.
 O que quero dizer com isso é que no Natal existem sempre os que amam e os que odeiam. Aqueles que amam entram no clima apesar de todos os pesares, de todos os problemas, de todas as angústias e aflições, estes deixam com que o tão falado "Espírito de Natal" entre em seus corações, entregam-se de corpo e alma ao verdadeiro significado e sentido de um dia tão especial. Porém, há os que odeiam e infelizmente acabam se entristecendo, mas o problema não é ficar triste ou estar triste por que a data remeta aos entes queridos que já se foram ou que se encontram residindo em locais distantes, o maior problema está na insatisfação e no sentimento gerado a partir deste primeiro pesar que é a tristeza, a partir disto incia-se um processo de ser "anti-Natal", tudo que remete a data não tem importância, não é bom e não merece ser vivenciado. Nada e nem ninguém consegue modificar isto, mas será mesmo?
 Eu tenho minhas dúvidas e acredito que em em algum instante de suas vidas estas pessoas acabam se rendendo, mesmo que não seja com o exato propósito que a data nos traz, mas eu creio que exista uma centelha de contentamento ao ver as luzes piscando nas árvores, os sinos tocando e as pessoas festejando o marco da chegada do Salvador. O fato é que faltam nestas pessoas enxergar que entregar-se a dor e ao sofrimento não trará quem se foi de volta e nem mudará as situações complexas da vida.


 Pois eu, graças a Deus e a uma chama acesa em meu coração não me entrego... Eu me nego a deixar de preparar a casa, deixar de montar a árvore ou de festejar o nascimento de Jesus. Problemas todos nós temos e eu bem sei que ainda terei de passar por muitos ao longo da minha existência, porque ainda estamos no estágio evolutivo de, na maioria das circunstâncias, ter de aprender através da dor.
 Qual sentido faria se eu me recusasse a me preparar de agora até o dia do Natal, sendo que creio em Jesus? O propósito maior é Ele e não há o que possa acontecer que irá tirar essa certeza de dentro do meu coração.


 Que essa luz possa se fazer acesa em todos os corações, dos mais sensíveis aos mais endurecidos e que todos nós possamos a partir de então nos prepararmos para a chegada do Natal... Arrumar a casa, montar a árvore e enfeitar os cômodos deve ser somente a exteriorização de como estamos por dentro, manifestando os sentimentos positivos que devem brotar de dentro para fora, concretizando-se com boas ações e amor ao próximo.
 Preparados para uma incrível jornada de postagens especiais sobre o Natal?


 Esta postagem está participando da blogagem coletiva Segunda Natalina, que acontece no blog da Michelle Decoração e Invenção. Vem conferir quem mais está no clima de Natal...

Lúcia, do blog Home Living For, com Ramo de Natal

Kátia, do blog Katola Karambola , com Brownie com Chocolate Branco

Patrícia, do blog Fuxicando Idéias , com Mini Casinhas de Natal

Cris, do blog Artesanato que eu amo ,com Potes Decorados

Ana, do blog Brincando de Casinha, com Presentinhos de Natal

Rosélia, do blog Espiritual Mimo, com Botinha de Natal

Jussara, do blog Caminhando na Arte, com Decoração de Natal

Lúcia, do blog Koisinhas Chiques, com Guirlanda de Natal

23 comentários:

  1. Querida,quanta sensibilidade e amor neste post...penso como voçê,creio em Deus,no espirito santo,amo Jesus que deu sua vida por nós e fico assim super sensibiizada ,entusiasmada,uma alegria aflorada,um coração de criança e nada me tira a vontade de externar estes sentimentos bons que trago no meu coração.Assim,ensino meu filho a crer e amar a Deus a colocar tudo nas suas mãos e ter paz. Sua casa já relata este amor que tens ai dentro de ti,tudo lindo!
    Uma linda semana para ti,beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que bom,Juno que essa chama existe e que tu conseguiste enfeitar tudo, deixar a casa e o espírito de Natal chegar e aí morar. Um lindo dezembro e ADVENTO,período tão lindo! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Juni, minha querida, bom dia!
    Que bom que estou aqui; especialmente neste momento.

    Que vc sabe que seus posts me encantam, isso já é fato, né?
    Mas, esse, falou especialmente comigo.
    Sabe qdo vc lê algo que realmente precisava ouvir?

    É... eu nunca tive dúvidas de que Deus fala e muito comigo através de vc!
    Deus te abençoe e obg por tudo!
    Um bj nesse seu coração querido, especial e muito sábio!

    ResponderExcluir
  4. Juni,

    Você pode tudo, até postar na terça natalina...rsrs...
    Como estamos com diferença horária, isso acontece.
    Eu sou daquelas que deito com a galinhas, mas no outro dia cedinho coloco o link, sem problemas. Lindo seu post, amei o texto, realmente o Natal está dentro de nós. Eu adoro esse clima de amor, de esperança.Um tempo de reflexões, de tentarmos melhorar . De voltarmos a inocência de criança e acreditar mais .
    Obrigada por participar :)
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  5. Juni,
    O seu post esta maravilhoso! Amo essa epoca do Advento e do Natal!
    Quo amor prevaleca e que a esperanca de um mundo melhor seja o nosso desejo maior!
    Bjs e um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  6. OI, Juni !
    Vim te agradecer pela visitinha no blog e te conhecer melhor ! E amei seu blog, querida ! Muito lindo este post ! Estou te seguindo pra nos vermos sempre !
    Beijão
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Juni.

    Amada, que delicadeza esse seu blog...
    Suas publicações... seu jeitinho poético de escrever... amo isso.
    Desejo que esse natal você tenha a paz que procuras para acalantar teu coração, que seja um natal a 3 mas cheio de lembranças futuras de um momento de restauração.
    Será abençoador para suas vidas.
    Desejo que sua semana seja doce como você e que tenhas bênçãos especiais de Deus.

    Beijokas mil.

    ResponderExcluir
  8. Amei tua participação!Esta época do ano é mágica .Adoro ,que bom que fosse assimtodo o ano.Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Juni!
    Belo texto amiga. Com certeza teu Natal vai ser muito abençoado...
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida
    Sua postagem trouxe mensagem edificante e tudo muito caprichado...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  11. Oi Juni
    ler aqui palavras tão bonitas me encantam e me deixam mais animada para
    esse evento que se aproxima. Eu sei que ele deve nascer de dentro, da compreensão do seu significado , mas por vezes me sinto sem ânimo para essas festas.
    Marido é quem gosta e eu faço para vê-lo contente e feliz!
    Foi bom ver sua decoração de Natal e sua participação na b.c da Segunda natalina
    Me animou pra fazer um post! beijinhos Zizi

    ResponderExcluir
  12. Oi Juni palavras lindas, cheias de imagens belíssimas tbm, a magia do natal é contagiante, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Juni, amei a postagem, é de uma grande sensibilidade! Que Deus esteja sempre presente em sua vida e de toda sua família. Que venha o Natal, e todo o amor que essa data representa!
    P.S: Obrigada pela visita, fiquei muito feliz por você ainda estar por lá. Seu blog está muito lindo, amei esse layout. bjsssssssss

    ResponderExcluir
  14. Olá Juni!!!!
    Que lindas fotos!!!!
    Que belas palavras...
    Tbém concorco com vc...Que tenhamos mais amor...e fé...
    E principalmente esperança para acreditar em dias Melhores!!!!



    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  15. Oi Juni, obrigada pelo carinho!
    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  16. Hola Juni, so beautiful! This is a very lovely christmas decoration!
    have a wonderful time
    Elisabeth

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde minha flor que saudades, obrigada querida por ter lembrado do meu niver, menina como seu blog está lindo quem fez o layalt estou doida pra mudar o meu bjsssssssssssss e a decoração está lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  18. estou no blog agora se puder me responder agradeço bjs amada

    ResponderExcluir
  19. Juni, que coisa linda seu post! Não consegui vir antes por causa da minha internet ruim.
    Concordo com tudo que foi escrito e também me nego a deixar de fazer essa preparação.
    Que Deus te abençoe e um bom resto de semana!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  20. OLá Juni
    Lindooo seu texto, que a esperança seja renovada sempre.
    Sua decoração está linda e cheia de carinho :D

    bjs e ótima noite

    ResponderExcluir
  21. Juni,

    Confesso, que nessas datas comemorativas, eu sinto ainda mais saudade da minha família e do Brasil. Aqui, e acredito que em nehum lugar do mundo, se vive o Natal com tanta espiritualidade como no Brasil.
    Mas, eu não me entristeço mais. Afinal, é uma data muito linda e importante para a história da humanidade.
    Suas decorações são lindas. Dá gosto ver.
    Um lindo final de semana! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Passando para avisar que já foi realizado o sorteio e foi enviado para o seu e-mail.
    Fiz um post com todos os participantesssss...
    E vamos a brincadeira, rsrsrsrs...
    Lindo domingo!
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  23. Oi Juni que lindo post, imagens fantásticas, eu adoroooooo o natal, mas realmente precisamos de mais amor e digo não só nessa época que todos ficam mais sensíveis e sim durante todo o ano! Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações