13

Néctar desidratado



 A desidratação de frutas é um dos processos mais antigos de conservação de alimentos. Falamos sobre isso, aqui no blog, na postagem que ensina Como desidratar frutas, explicando passo-a-passo o processo de desidratação da maçã, kiwi e pera.
 Neste post vamos falar do processo de desidratação de uvas! Não há truques e nem dificuldades para que você faça sua própria uva passa em casa... Então, aventure-se e deixe-se surpreender pela facilidade em obter uvas passas caseiras, produzidas com carinho, paciência e muita dedicação.


 No antigo Egito já faziam a conservação de tâmaras através do processo de desidratação. Aliás, a palmeira que nos fornece as tâmaras é encontrada em oásis e é conhecida como a "Árvore da vida", onde Maomé recomendava que a idolatrassem, pois afirmava que sua origem provinha do resto do barro usado para criar Adão.


 Mas voltando às uvas passas... Seu consumo vem desde os tempos pré-históricos e acreditam que a invenção das uvas passas ocorreu por acidente a partir de uvas que caíram das videiras e secaram naturalmente ao Sol.
 Na Roma antiga as passas eram ofertadas como prêmios aos melhores atletas romanos.


 Uma boa dica para utilizar as frutas secas como tâmaras, damascos, uvas, figos e ameixas é colocá-las com um pouco de água no fogo baixo por uns dois minutinhos, assim elas ficam bem mais macias para serem acrescentadas a receita. A água utilizada para hidratar as uvas poderá ser substituída por sucos, licores ou outras bebidas.


 No processo de desidratação, os compostos benéficos à saúde ficam concentrados na uva passa e uma destas substâncias são os fenólicos, que entre os tantos benefícios no organismo o principal é o de atuar como antioxidante, auxiliando e retardando o processo de envelhecimento do corpo. São naturalmente livres de colesterol e gordura. Outros benefícios de consumir uvas passas é que fazem bem ao coração, ajudam a saciar a fome e consequentemente no processo de emagrecimento, claro que quando consumidas sem exageros!


 Para fazer suas próprias passas em casa, escolha a variedade de uva que mais lhe agrada; se preferir fazer as suas passas sem sementes, escolha a variedade Thompson, eu utilizei a Touriga Nacional, uma das uvas tintas mais nobres de Portugal. Ela possui uma casca firme e de um negro azulado belíssimo, o sabor é diferente de todas as uvas que já provei.
 Escolhida sua variedade, deixe de molho por 30 minutos em água com algumas gotas de hipoclorito de sódio - para cada litro de água corrente, utilize 6 ml de hipoclorito de sódio ou 5 gotas de água sanitária - lave-as minuciosa e metodicamente em água corrente, uma a uma.
 O processo que utilizei para desidratá-las foi o mais simples, de secagem ao Sol, então, para facilitar o procedimento eu deixei o cacho composto não desfazendo as bagas uma a uma, dá mais trabalho para lavar mas compensa na hora de manuseá-las ao Sol e também no resultado final, pois eu acho muito mais bonitas!


 Uvas lavadas, seque-as o máximo que conseguir com um pano limpo e macio. Agora é só pendurar em local de bastante Sol e retirá-las ao entardecer para que não sofram com a umidade do orvalho da madrugada. Caso o local onde mora tenha muitos insetos voadores, proteja as uvas com um pedaço de tule branco.


 O processo não tem nenhum segredo, mas é bem trabalhoso e nos primeiros dias você precisa de lembretes para não deixá-las no sereno da noite... Um trabalho que vale a pena, pois conseguir suas próprias passas obtidas através de muito carinho e dedicação e utilizá-las em receitas especiais para toda a família é o melhor dos prêmios!
 E o gosto destas uvas cuidadas com tanto carinho fica ainda mais característico e especial, transformando-se em um néctar de sabores, aromas e sensações deliciosas... Um verdadeiro néctar desidratado!


 Fotografei várias etapas de secagem das minhas uvas, acompanhem...





 Claro que o tempo de secagem irá depender da umidade do local onde você mora e da intensidade dos raios solares nas uvas.
 Espero que tenham apreciado e que aventurem-se por estas veredas culinárias referentes ao processo de secagem das frutas.




13 comentários:

  1. Que legaaalllllll
    Minina aprendi mais essa... hehehee
    amo esse cantinho, aprendo MUITOOO com você e é sempre um prazer! :D

    Beijokas mil.

    ResponderExcluir
  2. Olá Juni!!!
    Nossa q. interessante, não sabia!!!! Acha q. era o processo super complicado, kkkk...obrigada por compartilhar.

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  3. Oi Juni!
    Amei a transformação das uvas em passas. Vivendo e aprendendo mesmo kkk
    Parabéns pelo post!
    Bjssss querida

    ResponderExcluir
  4. Oi Juni ! Belíssimas fotos ! Eu nunca nem imaginei como era o processo, muito bacana poder ter conhecido por aqui. Muito legal a postagem.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  5. Juni,
    Seu blog é uma enciclopédia, cada dia aprendo mais por aqui. Nunca imaginei que fosse assim, adorei. Aqui por enquanto tá muito úmido e frio, vão apodrecer. Vou esperar o verão e fazer as minhas. Faz um calorzinho básico no verão (48 graus) e devem secar rapidinho.
    Besitos

    ResponderExcluir
  6. Hello, a nice post on the process of dehydration and making raisins.. It is great to have some healthy choices to eat.. Thanks for sharing the process. Have a happy day and week ahead!

    ResponderExcluir
  7. Que legal, aprendi! e que fotos maravilhosas... O calor está demais, menina, rs. E por aqui... friozinho? Quando será? Rs.
    Bjs e bom restinho de semana

    ResponderExcluir
  8. Nossa!! A gente aprende muito no seu blog!!!
    Adorei essa secagem da uva passa! As fotos estao incriveis!!! Mas, precisa mesmo de paciencia!!!
    Bjs e uma noite de paz!!!

    ResponderExcluir
  9. Que legal, Juni!
    Vc está ficando especialista nas frutas secas. Onde moro eu gastaria muito tule, pois lá há mosquitos, pernilongos... e o principal - não esquecer. É legal ver a transformação das uvas que vc pendurou para a final, sem contar o gostinho que deve ser totalmente diferente... Estou aqui com água na boca.
    Como sempre, as fotos estão belíssimas.
    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
  10. Adoro vir aqui, aprendo muito com o seu blog. Adoro frutas secas, claro que esta predileção só veio com a maturidade, eu era daquelas que tiravam as frutas secas do bolo... hoje que cato as que o meu filho retira, rsss.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá Juni minha amiga secreta rsrsrsr. adoro suas dicas. Agora mesmo estou nas uvas aqui rsrsrsrsrs.
    Com Mãos de seda

    Fanpage

    ResponderExcluir
  12. Juni querida, q fantástica ideia! Eu tenho vinha no jardim, vou fazer sim no verão. Utilizo bastante uvas passas,Obrigada por partilhar,beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Juni querida, q fantástica ideia! Eu tenho vinha no jardim, vou fazer sim no verão. Utilizo bastante uvas passas,Obrigada por partilhar,beijinhos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações