4

Pluralizando a eficácia - Uso e Propriedades

 A baunilha é largamente utilizada na culinária, seja sob a forma de essências ou extratos, como realçadora de sabores, intensificando aromas e mexendo com nosso paladar e olfato.
 Encontramos vários produtos comercializados fora do mundo gastronômico com o doce cheirinho da baunilha, sejam cosméticos, aromatizadores para casa e até produtos de limpeza!


 Com relação ao lar, existem vários truques que podemos fazer uso para não gastar tanto com os produtos e deixar a casa com aquele cheirinho doce a aconchegante da baunilha.
  • Passe a essência, sim aquela sintetizada, no interior da geladeira ao terminar a limpeza do eletrodoméstico. Para deixar a geladeira com o perfume da baunilha por mais tempo, deixe uma bolinha de algodão embebida na essência no seu interior.
  • Coloque algumas gotas de essência numa bacia plástica com pouca água, coloque no microondas por um minuto. O aparelho irá ficar com um cheiro delicioso e a casa também! (O microondas deverá estar higienizado).
  • A tinta fresca cheira mau? Você não suporta? Coloque 2 colheres de sopa de extrato de baunilha na lata de tinta e o cheiro será neutralizado. (Nunca testei essa dica! fonte Reader'sDigest).
  • Pingue uma ou duas gotas de extrato de baunilha na lâmpada do abajur ou luminária, ao esquentar, o aroma irá se propagar pelo cômodo.
  • Os insetos detestam o cheiro de baunilha!  #bobinhos Dilua 1 colher de sopa de extrato de baunilha em 1 xícara de água e passe a mistura na pele como repelente. Não fique exposto ao Sol com esta mistura!
  • Alivie pequenas queimaduras com o extrato da baunilha. A evaporação do álcool refresca a queimadura e a vanilina é calmante. (Nunca testei esta dica)
 Embora não hajam estudos científicos comprovados para o uso farmacológico da Vanilla, a planta já era utilizada desde a Antiguidade como sendo afrodisíaca e emenagoga, isto é, capaz de provocar a menstruação, o que me fez pensar que o chá da fava em grandes quantidades poderia ser abortivo, embora não tenha encontrado NENHUM relato a respeito, insisto em dizer, NÃO ENCONTREI NENHUMA INFORMAÇÃO A RESPEITO.


 Encontram-se relatos na literatura médica antiga a respeito da Vanilla ter propriedades anti-espasmódicas, anti-térmica, anti-séptica e digestiva. Em algumas regiões do México a população a utiliza em picadas de animais venenosos.
 Como já citei, estas propriedades ainda não foram comprovadas cientificamente. Há alguns relatos do uso da Vanilla na Homeopatia como calmante, sedativo e anti-inflamatório, não encontrei fontes confiáveis que pudessem testificar a eficácia desta informação.


 O uso do óleo essencial puro da baunilha pode ser neurotóxico e produzir dermatites de contato. É contra indicado o uso interno do óleo essencial durante a gravidez, lactação, pacientes com hipersensibilidade a este óleo, com gastrite, síndrome do cólon irritável, colite ulcerosa, doença de Crohn, epilepsia, doença de Parkinson ou outra enfermidade neurológica.


 A baunilha sob a forma de essência ou extratos que encontramos para comprar é destinada ao uso culinário, não sendo indicada seu uso na medicina. Com as favas pode-se utilizar em decocto para aromatizar leites, cremes e chás; não foram encontradas referências de dosagem medicinal, mas na culinária um décimo da fava tem o poder de aromatizar uma xícara de chá de água.
 A Tintura de Baunilha também pode ser utilizada na cozinha, embora existam relatos de seu uso na medicina popular.



Tintura de Baunilha

 Ingredientes

 15 gramas de baunilha;
 500 ml de bebida destilada - vodka, cachaça, grappa;

 Modo de fazer

 Pique bem as vagens da baunilha, quanto mais picadas, maior será a intensidade da tintura preparada. Deixe macerando por 20 dias.
 Coe e armazene-a em vidros escuros, de cor âmbar, bem fechado, ao abrigo da luz e do calor. Utilize-a para perfumar chocolates, tortas, panquecas, pudins, biscoitos, glacês, cremes e chantillys.
  1. Ouro em favas
  2. Casulo perfumado
  3. Metamorfose através das favas - Cultivo e Secagem
  4. Baunilha elitizada opondo-se às essências - Baunilha Sintética
  5. Aquisição de flavor - Baunilha comercial
  6. Pluralizando a eficácia - Uso e propriedades.
  7. Semeando sentimentos em uma folha em branco - Baunilha poética.
  8. Alquimia caseira - Receita de extrato e açúcar baunilhado.








4 comentários:

  1. Quantas propriedades e bons usos temos para e com a baunilha! Muito bom,novamente o post! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Juni!!!
    Texto maravilhoso, parabéns!!!
    Eu adoro baunilha, seja onde for! O aroma é incrível, eu amo perfumes que tem baunilha na base!
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Juni!
    Eu acho que o sabor e o aroma da baunilha realçam qualquer receita, por mais simples que seja. Sou apaixonada kkkk
    Bjsss amiga e um abençoado FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  4. Adorei as ideias Juni! baunilha acalma, faz a gente sorrir...beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações