15

Flores na horta?

 E quem foi que disse que na horta não tem primavera? Tem sim e é uma grande alegria vê-la florida!
 Estamos em plena colheita das berinjelas plantadas no inverno e que estão florescendo e frutificando, dando-nos o imenso contentamento de apreciá-las penduradas em árvores, como se fizessem parte de uma cena de desenhos animados...





 A berinjela é um legume de cor e textura únicos, não há como enganar-se e confundi-la com outro; seu sabor levemente amargo  é proveniente de ácidos fenólicos existentes em sua composição e a reação que produz pigmentos castanhos quando cortada ocorre por conta da enzima polifenol oxidase, conferindo a este legume propriedades anticancerígenas, antimicrobianas e antivirais.
 Eu gosto de berinjelas empanadas, refogadas, disfarçadas de lasanha, em molhos de macarrão e afins...
 Continuando com a floração na horta, o agrião d'água é uma hortaliça que me encanta! Seu sabor picante marca presença em saladas, molhos e até em sopas e caldos, porém, é em sua floração que atingi-se a culminância de sabor agre, trazendo para qualquer receitinha cotidiana um quê de primor e sofisticação.



 O agrião tem betacaroteno, iodo, vitamina C, ferro, manganês, zinco, flúor, cálcio... enfim, é uma verdura riquíssima em vitaminas e sais minerais e com propriedades medicinais.



 Com tanta delicadeza nem imaginamos que o agrião é uma planta afrodisíaca, anti séptico, diurético e expectorante! Porém, seu uso como planta medicinal deve ser evitado em doses altas, uma vez que pode irritar os rins e não deve ser utilizado por gestantes.


 Flores, flores, flores... Elas estão por toda parte atraindo abelhas, borboletas e pássaros!
 Aqui no Brasil não temos o costume de deixar a cebolinha florir, uma vez que ao soltar os pendões com flores há de se pensar que está velha! Para mim ela está linda e gritando para fazer parte de minhas receitas e alegrar a cozinha com suas flores em forma de buquê redondo...


 A cebolinha tem um alto poder nutritivo e é um antibiótico natural, rica em flavonoides é um excelente anti inflamatório, tendo sido usada pelos romanos como um dos remédios mais populares para tratar dores de garganta.
 Este vegetal é mais comumente empregado para dar um toque final na preparação dos alimentos e quando a utilizamos não temos a ideia de que é tão rica em nutrientes e quais são suas verdadeiras propriedades! Podemos chamá-la de super vegetal, uma vez que é capaz até de combater a salmonela, bactéria presente em alguns alimentos e que provoca infecção gastrointestinal.
 Contrária ao pensamento da maioria dos produtores, eu não me importo de deixar as cebolinhas florescerem e aproveito suas flores em saladas, para embelezar purês e ensopados e para aromatizar picles e conservas.
 E você? Gosta de comer flores?


15 comentários:

  1. A natureza nos encanta sempre, a cada lugar! Adorei o post! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Amei seu cantinho!!!!!!!!!! Seguindo!!!!!!!!!!
    http://gigicandy29.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. As flores são o espetaculo da vida natureza, por elas nascem a vida.Lindos
    seus registros.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Boa tarde Querida Juni!
    Que delícia poder plantar e ir acompanhando o crescimento e dps preparar delícias...hummm....
    Eu amo tudo isso...
    Eu nunca tinha visto flor de cebolinha que linda!!!!
    Ótimo fds amiga!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Juni!
    Eu não conhecia a flor da berinjela e fiquei encantada com ela. Felicidade também é poder plantar, apreciar o desenvolvimento e depois colher. Isso é maravilhoso!
    Bjssss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  6. Oi Juni!
    Eu não conhecia a flor da berinjela e fiquei encantada com ela. Felicidade também é poder plantar, apreciar o desenvolvimento e depois colher. Isso é maravilhoso!
    Bjssss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  7. Oi Juni !
    Adorei o post, e aprender mais um pouco sobre essas hortaliças, que estão floridas nessa primavera, eu estou começando a fazer a minha, por enquanto tenho pranto pra colher o manjericão, também deixei florir e a cebolinha, que nunca tinha visto assim em flor, e achei muito linda, vou deixar alguns pés pra ver.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    menina que show tua horta. As flores encantam e dão sabor, adorei saber, as vezes comemos por habito e não conhecemos. Plantei berinjela aqui uma vez deu tanto. Mas depois elas não vingaram mais. E se faz delicias com berinjela.
    Bjos tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
  9. esse blog é tbm cultura eim kkk eu to saindo daqui pasma principalmente por descobrir que cebolinha dá flor!!!!!!!!!!
    é lójico q lá na minha rocinha eu vou querer ver como q é kkk

    ResponderExcluir
  10. esse blog é tbm cultura eim kkk eu to saindo daqui pasma principalmente por descobrir que cebolinha dá flor!!!!!!!!!!
    é lójico q lá na minha rocinha eu vou querer ver como q é kkk

    ResponderExcluir
  11. Ah como eu amo flores... principalmente daquelas plantas que a gente consegue acompanhar...

    Amada... publiquei uma TAG que respondi e indiquei você, mas só se quiseres participar, Ok? O link é http://brincandonaminhacasinha.blogspot.com.br/2015/10/tag-liebster-award.html

    Desejo-te um final de semana abençoado e cheio de PAZ.
    Beijokas mil.

    ResponderExcluir
  12. Que horta linda, Juni!
    Gosto de tudo que citou e fazem parte constantemente da minha alimentação.
    Não sabia que agrião não é recomendado para as grávidas e nunca tinha visto a flor de cebolinha.
    A sua horta é uma bênção de Deus, parabéns!

    Abraços esmagadores e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Olá Juni é lindo ver a primavera onde quer que seja, mas junto de todo este verde fica ainda mais lindo, adorei as imagens e apesar de não gostar nem um pouco de berinjela, me encantei por sua flor e a da cebolinha lembra aquela dente de leão não é mesmo?! BjoO grande e uma excelente semana!!

    Att; Wesley Felício
    www.atelierwesleyfelicio.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações