18

Semeando sentimentos em uma folha em branco - Baunilha poética


 A baunilha e os seus encantamentos não estão limitados ao sabor e aroma inigualáveis. Há uma imensa variedade de citações na literatura da especiaria tão admirada e desejada pelos chefs gourmets.
 Gonçalves Dias, grande poeta do romantismo brasileiro e da tradição literária conhecida como indianismo, onde a idealização indígena é retratada como um mítico herói nacional, teceu romances e poemas entre letras e palavras fazendo uma doce e verdadeira metáfora entre a baunilha e o relacionamento de amor.

A Baunilha

Vês como aquela baunilha
Do tronco rugoso e feio
Da palmeira — em doce enleio
Se prendeu!

Como as raízes meteu
Da úsnea no musgo raro,
Como as folhas — verde-claro —
Espalmou!

Como as bagas pendurou
Lá de cima! como enleva
O rio, o arvoredo, a relva
Nos odores,

Que inspiram falas de amores!
Dá-lhe o tronco — apoio, abrigo,
Dá-lhe ela — perfume amigo,
Graça e olor!

E no consórcio de amor
— Nesse divino existir —
Que os prende, vai-lhes a vida
De uma só seiva nutrida,
Cada vez mais a subir!

Se o verme a raiz lhe ataca,
Se o raio o cimo lhe ofende,
Cai a palmeira, e contudo
Inda a baunilha recende!

Um dia só! — que mais tarde,
Exausta a fonte do amor,
Também a baunilha perde
Vida, graça, encanto, olor!

Eu sou da palmeira o tronco,
Tu — a baunilha serás!
Se sofro, sofres comigo;
Se morro — virás atrás!

Ai! que por isso, querida,
Tenho aprendido a sofrer!
Porque sei que a minha vida
É também o teu viver.

© GONÇALVES DIAS
Manaus - 17 de junho de 1861
In Obras Póstumas - Volume I, 1868


 O estímulo que a baunilha proporciona inspirando poetas não para por aqui. Alice Vieira, jornalista e escritora lusitana, desperta o interesse dos mais pequenos com o "Livro com Cheiro de Baunilha", terceiro livro da série "Livros com Cheiro". A escritora conduz as crianças no caminho da leitura com quinze pequenos contos, apresentando-lhes vocabulário, jogando com as palavras e brincando com a gramática e a acentuação.


 Sveva Casati Modignani, romancista italiana atua na escrita de "Baunilha e Chocolate" descrevendo a história de um casal que parece perfeito mas está em crise, como se a baunilha e o chocolate já não combinassem tão bem outrora.


 E mais uma poeta brasileira rendeu-se ao doce poder da baunilha com "Inverno de Baunilha", onde Venus Brasileira Couy, doutoranda em Letras do programa de pós graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, encanta pela ternura com que trata o "casto caso de amor". Nos fala em forma de poemas o secreto ofício de amar, ninando a todos com o abc do amor cortês com doces, chás e pitadas de bem querer.


 Estes e tantos outros escritores deixam-se levar pela doçura inebriante da baunilha, tecendo enredos com palavras bem colocadas, semeando sentimentos em uma folha em branco mediante uma baunilha insatisfeita em brilhar apenas nos bastidores da cozinha fechada e quente, tornando-se assim estrela e personagem indispensável na fantasia e fascínio dos poemas.


Esta foi a penúltima postagem da Série Baunilha e quem não conferiu, clique nos links e saiba tudo sobre essa especiaria que encanta e faz admiradores pelo mundo todo. 
  1. Ouro em favas
  2. Casulo perfumado
  3. Metamorfose através das favas - Cultivo e Secagem
  4. Baunilha elitizada opondo-se às essências - Baunilha Sintética
  5. Aquisição de flavor - Baunilha comercial
  6. Pluralizando a eficácia - Uso e Propriedades
  7. Semeando sentimentos em uma folha em branco - Baunilha poética.
  8. Alquimia caseira - Receita de extrato e açúcar baunilhado. 
5

10ª Edição BookCrossing Blogueiro - Desejando que todos possam ler!


 Vi uma postagem no blog da  Luma e decidi libertar, afinal de contas, livros são para serem compartilhados, lidos por muitas pessoas e proporcionar diferentes sentimentos, em diversas pessoas com a mesma história.
 Ainda em tempo, vim fazer a postagem a respeito dos livros que libertei.


 Transplante de amor, psicografado por Eurípedes Kuhl através do espírito Roboels - "Ari e Luíza tinham uma vida admirável. Ele, um geólogo bem sucedido, é premiado com o título de "homem do ano", ela, com sua estonteante beleza, é eleita "a mulher do século", Casal brindado pelo dinheiro e sucesso, atraía olhares de curiosos por onde passasse.
 No entanto, os inúmeros compromissos sociais, a agenda sempre cheia e a preocupação com bens materiais distanciaram o casal dos filhos...
 Mas a vida, às vezes, faz acordar para outras realidades e uma fatalidade é sempre o instrumento que reaproxima familiares, despertando outros valores muito mais elevados.
 Uma história que envolve amor, poder e oferece uma bela lição de fraternidade."



 Ao ler "Transplante de amor" pude constatar o que sentimentos na pele quando decidimos fazer o caminho contrário às Leis de Deus, não há outra forma senão a dor para nos movimentarmos e decidirmos transformar o que há de ruim em nós em sentimentos salutares e próximos da energia divina! Deus nos deixa livres para fazermos nossas escolhas, porém, muitas vezes nos tornamos prisioneiros das consequências, obtendo apenas o caminho reparador através da dor e do sofrimento.


 Jesus no Lar, psicografado por Francisco Cândido Xavier através do espírito Neio Lúcio - "Este livro apresenta lições ensinadas por Jesus, em reuniões na casa de Simão Pedro, no que foi o primeiro culto cristão no lar. Aborda temas como: o amor ao próximo; o valor de servir; a compaixão; a educação.
 Demonstra a permanente atualidade da mensagem evangélica, de fácil compreensão, a todos acessível e enfatiza a necessidade de cada um se reformar interiormente, revendo pensamentos, atos, posturas e atitudes, buscando ajustá-los à verdadeira moral cristã.
 A reunião familiar semanal em torno do Evangelho é prática das mais úteis aos cristãos.
 O próprio Cristo sugeriu que, se se reunissem dois ou mais em seu nome, Ele ali estaria.
 O culto cristão do Evangelho no lar é oportunidade para: reabastecimento de energias psíquicas; estudo e desenvolvimento dos ensinos do Mestre Jesus, aplicáveis à vida de relação; esclarecimento de dúvidas; harmonização entre os participantes; dissipação de fricções, mágoas, ressentimentos, antagonismos e ódios; agradecimento a Deus pelos benefícios recebidos; pedidos de amparo e proteção para encarnados e desencarnados."


 Usamos o livro Jesus no Lar para fazermos o Evangelho aqui em casa, estudamos todas as cinquenta lições durante o ano de 2014 durante as segundas-feiras.
 Conhecer e estudar as lições de Jesus é uma opção maravilhosa na vida das pessoas, porém, escolher interiorizar e praticar seus ensinamentos é dádiva de consciência livre e harmoniosa.
 Estamos nos esforçando...
  
8

Um arco-íris de lembranças


 Hoje comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil e a data foi escolhida em homenagem a Monteiro Lobato, escritor que dedicou-se a literatura infantil no Brasil.


 A leitura engrandece o ser e permite a expansão da consciência. Uma criança que lê será um adulto mais sensível e equilibrado.


 A leitura liberta o ser encarcerado nas amarras da ignorância, ofertando-lhe novos e infinitos horizontes...


 ...Trazendo histórias, experiências e sensações jamais sentidas... Somente com a leitura o ser humano consegue viajar sem sair do lugar, sorrir e chorar através das letras miúdas e das emoções agora exteriorizadas no rosto infantil! Um mar de lembranças... Um arco-íris de lembranças para todo o sempre...




8

Macarrão integral com cogumelos in natura



Os cogumelos são responsáveis por muitos pensamentos referentes a alucinações e fica na mente das pessoas o imaginário da figura do cogumelo que abriga o sapo, o duende ou as fadas! 


 Para as artesãs restam os cogumelos de chapéu vermelho com pintinhas brancas e sim, ele existe! É o Amanita muscaria, o cogumelo mais "famoso" entre as variedades. Mas não engane-se pela sua beleza, ele possui uma substância chamada muscimol que provoca alucinações! Ele é pouco tóxico, sendo letal apenas se ingerido em grandes quantidades.


 Existem ainda cogumelos azuis, Entoloma hochstetteri, são encontrados na Nova Zelândia, onde é tão popular que sua imagem foi inserida nos selos e cédulas do país.


 E aqui no Brasil não ficamos de fora das espécies de fungos exóticos e diferentes. Em florestas no Vale do Ribeira podemos encontrar o Mycena chlorophos, uma espécie belíssima de cogumelos bioluminescentes que irradiam um verde incrivelmente brilhante no escuro!


 Embora existam tantas espécies de cogumelos venenosos e alucinógenos, há os que são destinados ao consumo - com segurança! - e que são vendidos em feiras, supermercados e empórios de todo o mundo.
 Trouxe hoje três tipos de cogumelos que comprei frescos. Nunca havia adquirido cogumelos frescos, apenas os famosos Champignons em conserva. Aprovei os sabores e me tornei uma adepta dos cogumelos frescos!

  
 Temos na imagem os cogumelos Shimeji, Eryngui e Paris. 
 Os cogumelos que são utilizados para fins alimentícios têm muitas propriedades terapêuticas auxiliando no controle da pressão arterial, são ricos em fibras solúveis, fornecem vitaminas B1, B2 e C, estimulam a memória e ainda contém um alto teor de proteínas e aminoácidos essenciais, responsáveis para que o metabolismo funcione corretamente e que nosso corpo não produz sozinho.


 Eles têm ainda uma grande vantagem sobre a carne, pois contém uma quantidade baixíssima de gorduras.

 No Japão o hábito de consumir cogumelos é diário e vale lembrar que a longevidade dos nipônicos ultrapassa os 80 anos...

 Claro que a receita de hoje traz como ingredientes os cogumelos frescos, mas caso você não tenha acesso a eles in natura, substitua por champignons em conserva.
 Utilizei o macarrão integral que tem baixo teor glicêmico e maior quantidade de fibras, demorando mais tempo para ser absorvido pelo organismo, prolongando a sensação de saciedade, por isso, prefira consumi-lo no almoço, para que as energias proporcionadas pelo alimento sejam gastas nas atividades restantes do dia.
 Nada impede que você faça a receita com o macarrão comum.

Macarrão integral com cogumelos in natura



 Ingredientes

  • 1/2 pacote de macarrão integral;
  • Azeite;
  • Sal a gosto;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 colher de sopa de cebola bem picadinha;
  • 1 tomate sem sementes picado em cubinhos;
  • 1 colher de sopa de molho de soja;
  • Cheiro verde;
  • 1/2 xícara de chá de vagem cozida e picadinha;
  • 200 gramas de cogumelos frescos;
  • 1/4 xícara de chá de queijo parmesão ralado.

Modo de fazer

 Coloque o macarrão para cozinhar em 1 litro de água fervente com sal a gosto e um fio de azeite. Siga o tempo de cozimento de acordo com a embalagem do fabricante.
 Enquanto cozinha o macarrão, pique o tomate e corte os cogumelos ao meio, amasse o alho e pique a cebola. Coloque em uma frigideira 2 colheres de sopa de azeite e doure o alho e a cebola, acrescente a vagem e os cogumelos, refogue por cerca de 30 segundos e junte o tomate. Desligue o fogo, abafe com a tampa.
 Escorra o macarrão e coloque-o na frigideira com os demais ingredientes, acrescente o molho de soja, misture delicadamente, acrescente o cheiro verde a gosto.
 Coloque em uma travessa de servir e salpique com o queijo parmesão ralado. Sirva em seguida.
 Caso queira não utilizar nenhum ingrediente de origem animal nesta receita, não acrescente o queijo.

   Bom apetite!



5

Salada crocante de batata doce


 A batata doce está em alta nas dietas e nos cardápios dos famosos que querem ficar em boa forma e manter uma alimentação saudável.
 Aqui em casa nós sempre a consumimos, mesmo antes de toda essa propaganda e milhares de receitas vinculadas na televisão e em revistas culinárias para o aumento de seu consumo.
 A batata doce é uma raiz tuberosa, diferente da batata inglesa que é um tubérculo. O tubérculo diferencia-se das raízes tuberosas pela presença de botões vegetativos, popularmente conhecidos como "olhos".
 A batata doce fornece energia com carboidratos saudáveis e sem elevar muito o açúcar no sangue, ajudando até a controlar o diabetes.
 A melhor maneira de consumi-la é cozida, evitando-se frita-la para não aumentar o seu teor de gordura.
 Ainda auxilia no emagrecimento, pois diminui o apetite e é rica em fibras e fortalece o sistema imunológico pela boa quantidade de vitamina A que possui.
 Trouxe uma receita bem saudável e de uma vovozinha que eu simplesmente adoro, a Palmirinha Onofre e convenhamos, se até a fofa da Vovó Palmirinha é adepta da dieta com batata doce é porque é boa mesmo!!!!

Salada crocante de batata doce



 Ingredientes

  • 2 batatas doce;
  • Sal a gosto;
  • 1/2 xícara de chá de bacon em cubos;
  • 1 maço de rúcula;
  • 1 colher de sopa de salsa picada;
  • 2 colheres de sopa de sementes de gergelim;
  • Azeite.
 
Molho

  • 2 colheres de chá de azeite;
  • 2 colheres de vinagre balsâmico;
  • 2 colheres de sopa de molho inglês;
  • Sal a gosto.

 Modo de fazer

 Em uma panela, em fogo médio, cozinhe a batata doce em água com sal por 20 minutos ou até ficar macia. Escorra, corte em rodelas e reserve. Em uma frigideira, em fogo médio, frite o bacon até dourar, escorra a gordura e reserve. Na mesma frigideira untada com azeite, passe as batatas para dourar. Misture com o bacon e arrume sobre as folhas de rúcula em uma saladeira. Polvilhe a salsa, as sementes de gergelim e regue com os ingredientes do molho misturados. Sirva em seguida.
 Fiz algumas modificações substituindo o molho inglês por molho de soja e a rúcula por alface e cozinhei a batata doce no vapor.
 A receita é deliciosa!








14

Desafios... Tornam a vida muito mais divertida!

 A cada dia aprendemos coisas novas e vivenciamos fatos inéditos em nossas vidas. Isso é muito bom, a bem da verdade, acredito que são os sonhos e as novidades de cada dia que nos impulsionam e inspiram para que tenhamos dentro de nossos espíritos a vontade de continuar em frente, apesar de tantas dificuldades e percalços que todos temos, pois afinal de contas, ninguém consegue viver em um mar de rosas por toda sua existência.


 Eu estou sempre disposta a fazer algo diferente, inusitado e desafiador...


 Por isso, chamo vocês que passam aqui pelo Flor de Melissa para viverem uma experiência contemporânea e conhecerem a original história do Catatau, um cachorro muito falante e cheio de dicas surpreendentes para alegrar e trazer animação no seu dia.

 
 O Catatau é um Dachshund Arlequim ou Teckel, popularmente conhecido por "salsicha" ou "cofap", por serem compridinhos como uma salsicha e por terem sido eternizados na propaganda da referida marca.
 Na verdade, existem muitas dúvidas a respeito dessa raça e das nomeações que recebem. Esses cãezinhos são conhecidos como Basset e está certo, pois esta é a referência a qualquer raça de cão de pernas curtas, tendo como origem a França onde bas quer dizer baixo ou anão. O Catatau pertence a esta Família e Grupo:

 Família: ScentHound, Terrier, Dachshund
 Grupo: Hounds
 Área de origem: Alemanha
 Função original: controle de texugos
 Posição no ranking de inteligência: 49ª
 Outros nomes: Teckel, Cofap, Salsicha, Basset
Fonte: Tudo sobre a raça Dachshund (Teckel, Cofap, Basset ou Salsicha) http://tudosobrecachorros.com.br/2012/09/daschund.html#ixzz3XJxP0mPi 

"Vejam minha carinha de preocupação com todos estes dados técnicos..."

 Bem, existem ainda os Basset Hound, que são aqueles maiores e com as orelhas bem alongadas, estes são originários da França.
 O Teckel Arlequim é na verdade o basset preto e caramelo que possui manchas esbranquiçadas e um olho de cada cor.
 Isso é tido como uma raridade, mas na verdade é uma anomalia genética devido a uma alteração no gene que indica a quantidade de melanina que o olho deve ter. Isto pode ocorrer em seres humanos, cães e gatos e é chamada de Heterocromia.
 Portanto, o Catatau não é cego, ele só é peconino, ops, pequenino!!!!

"Posso até ter pernocas curtas, mas elas são fortes!"

  E como um novo desafio em nossa vidas eu, o Catatau e meu filho mais velho Guilherme decidimos fazer alguns vídeos com as "Dicas do Catatau", onde ele fala muito, se diverte e dá algumas informações sobre como cuidar do seu cãozinho entre muitas outras coisas!
 Quer conhecer o Catatau melhor e ouvir a voz mais lenda, mais que leeenda que um cãozinho pode ter? Acesse aqui ó:  Dicas do Catatau e divirta-se!!!!!!


 Inscreva-se no Canal do Flor de Melissa para não ficar de fora dos vídeos fofos do Catatau e das receitinhas e artesanatos que serão postados.
 Beijos, fiquem todos com Deus!







15

E você, enxerga?


 Tudo que há nesse mundo pode existir em perfeita harmonia...


 ...animais, seres humanos, plantas, estrelas, brisa, mar, Lua, água, Sol, ar, pedras...


 Se enxergarmos a importância de cada um, passaremos a respeitar e conviver cada vez mais em boa sintonia e equilíbrio!


 Ninguém é mais do que ninguém e nenhum ser existe sem uma razão nobre e justa. Precisamos enxergar as coisas, os seres e as criações por trás dos olhos materiais, além daquilo que nossa estagnação nos mostra, é preciso movimento para adquirirmos consciência do que somos e da importância de cada grão de areia do deserto.


 E você, enxerga essa importância?


 Boa semana meus amigos!

5

Feliz Páscoa!


 Que todos sejamos capazes de acendermos a luz da vontade íntima de transformação moral, não apenas neste dia, mas sempre.
 Hoje a esperança brota em nossa existência trazida pelas mãos do Emissário Divino, mostrando-nos o alento da misericórdia e redenção através das boas ações no bem.


 Que Deus nos auxilie, para que tenhamos interiorizado em nossos corações os ensinamentos do Mestre querido, nos esforçando a cada dia para sermos um pouco melhores do que fomos ontem.


 Que a luz que se acende hoje se faça presente em toda nossa existência, reforçando nossa fé em Deus e nossos esforços íntimos em praticarmos o amor e a caridade.


 E em prece rogamos ao Altíssimo que nos ampare nas dores e aflições, nos dando a capacidade de acessarmos dentro de nós os requisitos necessários para termos resignação e fé durante as tormentas e equilíbrio e boa vontade durante a calmaria.


 Que renasça em cada um de nós a boa vontade com o próximo e o respeito ao nosso planeta, brotando a consciência de preservação dos bens naturais que Deus cuidadosamente preparou para nossa sobrevivência e equilíbrio.






 E em um futuro próximo, que todos os habitantes terrenos possam desfrutar da harmonia, paz e fartos bens de subsistência em igualdade para todos.





 Que todos nós possamos obter o crescimento moral necessário para vivermos em equilíbrio uns com os outros, enxergando a todos com igualdade, carinho e fraternidade.


 Desejo a todos que por aqui passam uma abençoada Páscoa, com sentimentos de carinho e afeto dentro de cada um, com muita paz e harmonia em seus lares.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Marcadores

Visualizações