4

Halloween Night! Espíritos, bruxas e diversão...


 Desde o século XVII, historiadores falam da origem do Halloween vir de um antigo festival pagão, o festival celta de Samhain, ou fim do verão. O Samhain durava três dias e começava no dia 31 de outubro, era uma homenagem ao "Rei dos Mortos" e tinha entre suas maiores tradições as fogueiras, celebrando a abundância de comida após a colheita.


 A comemoração, assim como o significado e costumes mudavam conforme a região. Os galeses celebravam o Calan Gaef, tendo este festival alguns pontos em comum com o Samhain, predominantemente irlandesa  e escocesa.


 Em meados do século VIII o Papa Gregório III mudou a data do Dia de Todos os Santos, em 13 de maio, data do festival dos mortos romanos para 1 de novembro, data do Samhain e com isto, uma festa pagã e cristã acabaram fundindo-se e tornando-se uma coisa só.


 O dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800.
 Eu tenho o costume de fazer o Halloween aqui em casa para meus filhos, seus primos e coleguinhas. Este ano, porém, não foi possível comemorarmos a data horripilante que os monstrinhos esperam ansiosos, mas não faltaram comemorações para eles se divertirem.
 Tivemos a Halloween Party na escola de idiomas, na quarta-feira, e o João quis ir fantasiado de vampiro.
  Ficou muito lindo esse meu vampirinho...


  Curiosidades sobre o Halloween, vamos conferir?
  • Não há certeza, mas historiadores desconfiam que Gregório III ou seu sucesso Gregório IV, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de cristianizar o Samhain, a festa pagã em comemoração ao "Rei dos Mortos".


  • Fogueiras eram utilizadas nas celebrações do Samhain, na queima do joio, como um símbolo do caminho a ser seguido pelas almas no purgatório ou para repelir bruxaria e a peste negra.


  • Mais um dos costumes do Halloween era o de prever o futuro - previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome do futuro marido ou esposa.
  • As crianças iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos, em troca recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.
  • Igrejas costumavam tocar seus sinos, algumas vezes, por toda a noite. A prática era tão incômoda que o rei Henrique III e a rainha Elizabeth tentaram acabar com a prática, sem êxitos. 


  • Há um poema, cujo título é Halloween, escrito em 1786, pelo escritor escocês Robert Burns, onde ele descreve formas com as quais uma pessoa jovem pode descobrir quem será seu grande amor.
  • Outro ritual de adivinhação acontecia quando uma pessoa puxava uma couve ou um repolho do solo por acreditar que seu formato e sabor forneciam pistas cruciais sobre a profissão e personalidade do futuro cônjuge.
  • Pescar com a boca maçãs marcadas com as iniciais de diversos candidatos e a leitura de cascas de noz ou olhar no espelho e pedir ao diabo que revelasse a face da pessoa amada eram rituais comuns durante as festivas de Halloween.

  
 E na escola também teve comemoração com uma noite de arrepiar!!!!




 As horripilantes criaturas eram recepcionadas pelas tias Silvinha e Alessandra.


  E os monstrinhos dormiram na escola... Vejam o alojamento...


  Confira mais ideias para Halloween clicando aqui.
 Wish you have a Happy Halloween Night...
 Beijos no coração!!!! 


7

Mais que um carinho...


"A oração é o mais forte
estímulo de que a alma dispõe
para plenificar-se."


"A nossa felicidade é
naturalmente proporcional
em relação à felicidade
que proporcionamos aos outros."


"A vida por fora de nós
é a imagem daquilo
que somos por dentro."


"A beleza agrada aos olhos,
mas é a doçura das ações
que encanta a alma."
Voltaire


"Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar
um autor da própria história. É saber falar de si mesmo.
É não ter medo dos próprios sentimentos."
Fernando Pessoa


"O mundo é a oficina,
O corpo é a ferramenta,
A existência é a oportunidade,
O dever a executar
é a missão a cumprir."
Emmanuel


  Lindo fim de semana! Beijos no coração...
15

Flores na horta?

 E quem foi que disse que na horta não tem primavera? Tem sim e é uma grande alegria vê-la florida!
 Estamos em plena colheita das berinjelas plantadas no inverno e que estão florescendo e frutificando, dando-nos o imenso contentamento de apreciá-las penduradas em árvores, como se fizessem parte de uma cena de desenhos animados...





 A berinjela é um legume de cor e textura únicos, não há como enganar-se e confundi-la com outro; seu sabor levemente amargo  é proveniente de ácidos fenólicos existentes em sua composição e a reação que produz pigmentos castanhos quando cortada ocorre por conta da enzima polifenol oxidase, conferindo a este legume propriedades anticancerígenas, antimicrobianas e antivirais.
 Eu gosto de berinjelas empanadas, refogadas, disfarçadas de lasanha, em molhos de macarrão e afins...
 Continuando com a floração na horta, o agrião d'água é uma hortaliça que me encanta! Seu sabor picante marca presença em saladas, molhos e até em sopas e caldos, porém, é em sua floração que atingi-se a culminância de sabor agre, trazendo para qualquer receitinha cotidiana um quê de primor e sofisticação.



 O agrião tem betacaroteno, iodo, vitamina C, ferro, manganês, zinco, flúor, cálcio... enfim, é uma verdura riquíssima em vitaminas e sais minerais e com propriedades medicinais.



 Com tanta delicadeza nem imaginamos que o agrião é uma planta afrodisíaca, anti séptico, diurético e expectorante! Porém, seu uso como planta medicinal deve ser evitado em doses altas, uma vez que pode irritar os rins e não deve ser utilizado por gestantes.


 Flores, flores, flores... Elas estão por toda parte atraindo abelhas, borboletas e pássaros!
 Aqui no Brasil não temos o costume de deixar a cebolinha florir, uma vez que ao soltar os pendões com flores há de se pensar que está velha! Para mim ela está linda e gritando para fazer parte de minhas receitas e alegrar a cozinha com suas flores em forma de buquê redondo...


 A cebolinha tem um alto poder nutritivo e é um antibiótico natural, rica em flavonoides é um excelente anti inflamatório, tendo sido usada pelos romanos como um dos remédios mais populares para tratar dores de garganta.
 Este vegetal é mais comumente empregado para dar um toque final na preparação dos alimentos e quando a utilizamos não temos a ideia de que é tão rica em nutrientes e quais são suas verdadeiras propriedades! Podemos chamá-la de super vegetal, uma vez que é capaz até de combater a salmonela, bactéria presente em alguns alimentos e que provoca infecção gastrointestinal.
 Contrária ao pensamento da maioria dos produtores, eu não me importo de deixar as cebolinhas florescerem e aproveito suas flores em saladas, para embelezar purês e ensopados e para aromatizar picles e conservas.
 E você? Gosta de comer flores?


3

Promoção! Promoção!!!!


 Postei em setembro algumas toalhas que andei costurando e para quem não viu, clique em Carinhos para o Lar para conferir. As toalhas foram um sucesso e quase todas vendidas, restaram então estas duas, espia...



 Coloquei em promoção para liquidar e começar a nova produção de carinhos para o lar. As toalhas são de rosto da marca Santista linha Prata, 100% algodão e medem 41 cm x 70 cm, com barrado em tecido tricoline 100 % algodão e acabamento em renda e fita decorativa.
 Cada toalha está saindo por apenas 20,00 + o brinde da imagem. A toalha azul vem com um sabonete hidratante Jequiti de 90 gramas, perfume de Lavanda dos Sonhos.
 Na compra da toalha rosa você ganha um hidratante perfumado de 500 ml com ômega 3 e 6 da marca Helcla.
 E comprando as duas toalhas você leva pra casa mais um brinde surpresa, o que acha?
 Um carinho para o lar e para você também!
 Caso haja interesse entre em contato pelo e mail jmeloni7@gmail.com ou através dos comentários, não esqueça de deixar seu CEP para o cálculo do envio. Estou também no facebook , é só clicar aqui.
 Beijos de luz e um lindo final de semana!

10

Vaquinha Salomé... So cute!


 E o curso de feltro está sendo a melhor terapia que já poderia ter ocorrido em minha caminhada. Para quem não sabe ou quiser relembrar é só clicar aqui.
 Estar com pessoas queridas, ótimas companhias, um bom papo e muitas risadas... Assim são as três horas mais rápidas da minha quinta-feira, porque quando estamos nos divertindo e fazendo o que gostamos nem vemos o tempo passar.
 Para quem estava curiosa em conhecer a vaquinha que comecei, espia só...


 Coloquei o nome de Salomé na minha vaquinha, rsrsrsr! Ownnnn... adoro vaquinhas!


 Pessoal vocês não fazem ideia de como ter decidido iniciar este curso foi bom! Acredito até que fui inspirada pelo Altíssimo para estar ali com as meninas costurando, pintando, colando, rindo e interagindo, criando laços verdadeiros de amizades e de afeto!
 Vamos espiar a Salomé mais um pouquinho?


 
 E a Salomé não é só decorativa, ela é utilidade!!! Porta panos de copa...


 E se você pensa que é só isso, além de cute, útil e fofa a Salomé é cheirosa!!!! Isso mesmo, tem um delicioso cheirinho de mel!



 Quer uma Salomé aí na sua cozinha? Deixe recadinho nos comentários ou envie um e mail que mando pra você por apenas 55,00 + frete. Não esqueça de deixar o CEP para calcular o valor do envio. E mail jmeloni7@gmail.com


 Minha primeira professora de artes, Natália! Já tem lugarzinho cativo no meu coração...



 "Acredite, você tem forças para chegar onde quiser!
Basta querer."

 Beijinhos!
10

Guirlanda Primavera


 Primavera inspiradora, que nos auxilia para que possamos florear nossas artes e encantar os olhos de quem as admira!
 Inspirada em várias imagens do Google e Pinterest, decidi fazer duas guirlandas para brindar a chegada da nova estação e espero que sirva de inspiração para você também...


(...) "O sonho do outro é um brinquedo
que deve ser preservado,
pois se sabe que, se é sonho,
é coisa delicada, do coração."
Rubem Alves


"O que a memória ama
 fica eterno."
Rubem Alves


"A liberdade é
o alimento do amor."
Rubem Alves


"Ostra feliz não faz pérola."
Rubem Alves


"A harmonia cria raios de paz."
André Luiz


"A humildade é
a chave de nossa 
libertação."
Emmanuel


"A Natureza é um poema de luz
e a vida é uma sinfonia de bençãos,
aguardando teus apontamentos
e comentários."
Joanna de Ângelis


"Nada do que vivemos
tem sentido, se não
tocarmos o coração das
pessoas."
Cora Coralina


"Enche-se de felicidade
aquele que vê,
sem inveja,
a felicidade dos outros."
Francisco de Assis


"Viver, todos vivem,
mas viver com consciência,
é privilégio de poucos."
Chico Xavier


"Não se preocupe se 
os outros não o compreendem,
preocupe-se com o fato de
você não compreender os outros."
Chico Xavier


"A paciência com os outros
é amor.
A paciência consigo próprio
é esperança.
A paciência com Deus
é fé."
Adel Bestravos


"A caridade é a lei suprema do Cristo."
Allan Kardec


"Amai-vos uns aos outros
como vos amei."
Jesus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Marcadores

Visualizações