3

Dias de calor


 Viver nos trópicos tem suas vantagens, embora há quem odeie estar no Outono e ainda assim ter de suportar um calor de trinta e oito graus! Eu, sempre buscando enxergar os fatos com olhares de Pollyanna, fico fascinada com o fato de viver em um país onde todas as estações sorriem com flores e verdes, ter a oportunidade de presenciar a vida brotando em todas as épocas do ano.


 Porém, não podemos desconsiderar que é um tanto quanto difícil suportar altas temperaturas, algumas doenças típicas como desidratação, dengue, viroses e problemas de pele são comuns em locais com incidência de clima quente. Atente-se para a alimentação que deve ser em sua maioria de verduras, legumes e frutas, é preciso consumir muita água, usar roupas leves e tomar banhos refrescantes para ajudar em dias de muito Sol e calor.


 As sopas, caldos, cremes e pratos quentes têm de ser adiados até que a temperatura decida abaixar um pouco, o que pelas previsões deverá ocorrer nas próximas semanas. Enquanto isso, vamos saboreando as delícias do Verão em pleno Outono...


 O que temos pra hoje é uma receita de Flan de Morango. Originalmente o flan é uma sobremesa feita de ovos, leite e açúcar; no Império Romano tinha o nome de tyropatina e foi por volta do século VII que se tornou popular como flan, palavra de origem francesa, derivada do alemão antigo flado, que significa bolo. Nesta época, ao invés de polvilhar açúcar no topo do pudim, era polvilhado pimenta, um costume romano! No mínimo estranho né ?!


 Com o passar do tempo o flan foi adquirindo adaptações e variações de acordo com o local onde era feito. Por aqui, a receita que recebe ovos, leite e açúcar é denominada pudim e para o flan utilizamos o leite e seus derivados, além de frutas e gelatina, assim o flan não vai ao fogo como o pudim, o que o torna ainda mais leve e refrescante.

Flan de Morango



 Ingredientes

Para o flan

  • 500 gramas de morangos limpos;
  • 1 lata de leite condensado;
  • a mesma medida de leite;
  • 5 colheres de sopa de água;
  • 12 gramas de gelatina em pó sem sabor;
  • alguns morangos para decorar.
Para a calda

  • 2 xícaras de chá de morangos picados;
  • 1/4 de xícara de água;
  • 2 xícaras de açúcar. 

Modo de fazer

 Coloque a gelatina na água e deixe por 5 minutos. Aqueça em fogo baixo, mexendo até dissolver completamente. Deixe a gelatina ficar morna para utilizar.
 Bata no liquidificador os morangos, o leite e o leite condensado até ficar homogêneo. Quando a gelatina estiver morna, acrescente à mistura e bata por mais alguns segundos. Coloque em formas individuais ou em uma única forma e leve à geladeira por no mínimo 4 horas.
  Faça a calda levando todos os ingredientes ao fogo até adquirir a consistência desejada.
  Desenforme o flan e jogue a calda fria por cima e decore com alguns morangos frescos.




 É uma deliciosa sobremesa para dias de calor como os que estamos vivendo!



 Faz e me conta! Beijinhos...

3 comentários:

  1. Gosto muito do verão e dos dias quentes e longos,pois sofro muito com o frio. Este pudim de morangos é bem fresco e , de certeza, delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto do verão, mas confesso está muito calor nessa época aqui no Sul.
    Não gosto do frio , pois tenho artróse e me dificulta muito a vida, sou muito friorenta, sofro demais,,, enfim detesto frio! lindo guri , creio que seja seu filho .
    copiei seu flan , se fizer eu te mostro! bjsss

    ResponderExcluir
  3. Delícia esse flan. Vou fazer em casa. E esse lindinho aí da foto?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações