7

Erva doce, funcho ou anis?


 O nome erva doce causa muita confusão, pois existem duas espécies que normalmente chamamos por este nome. Ambas têm sabor anisado, próprio do anetol, substância treze vezes mais doce que a sacarose. As espécies em questão são a Pimpinella anisum e a Foeniculum vulgare.
 Pimpinella anisum é da família Apiaceae, a mesma do coentro, por isso suas folhas são bem parecidas, possue sabor de anis, sendo chamada em inglês de anise. Mas calma! Não a confunda com o anis estrelado, ela é apenas anis.
 Usamos suas sementes para fazer bolos, pães, chás e suas folhas também podem ser consumidas. Encontramos vitaminas A, C, cálcio, fósforo, enxofre, ferro e essências aromáticas na erva doce ou anis doce, como também é conhecido. Seus benefícios são afrodisíaco, digestivo e alívio das cólicas menstruais.
 Pode chegar até dois metros de altura com caule ramificado, folhas compostas de cor verde escura e flores brancas.


 Já a Foeniculum vulgare é popularmente conhecida como erva - doce - de - cabeça ou funcho. Erva doce seria o bulbo e funcho as folhas. Os dois têm sabor anisado, porém, um pouco mais delicado que a P. anisum. 
 Também é da família Apiaceae, portanto, parente do coentro. Possui o caule ramificado e as folhas compostas, suas flores são amarelas. As imagens desta postagem são desta espécie.


 Suas sementes retém a maioria das propriedades medicinais, elas agem como um inibidor de apetite, ajudam para que o fígado tenha um bom funcionamento e seu sabor doce estabilizam os níveis de açúcar no sangue.
 É uma erva nativa da Europa, principalmente da região do Mediterrâneo e por isso, muito utilizada em dietas mediterrâneas. O seu sabor de alcaçuz doce faz com que seja popularmente chamada de erva doce. Na culinária italiana é muito consumido seu talo cru, suas folhas são cozidas e acrescentadas em sopas, saladas e comidas cruas. É também muito utilizada para fazer licores. Já as sementes são utilizadas em peixes, conservas e molhos. Dizem que mastigar as sementes depois de uma refeição refresca a respiração.


 Algumas curiosidades sobre o funcho...



 O nome funcho deriva do latim foenum, que significa feno, uma vez que suas folhas são finamente divididas. - Embora eu não consiga encontrar semelhança alguma com o feno! -
 Os atletas gregos na Antiguidade comiam sementes de funcho para ganharem força sem que tivessem aumento de peso. Durante a Idade Média as sementes eram mastigadas para disfarçar a fome durante longos períodos de jejum nos sermões intermináveis da igreja.
 Essa espécie faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), formada por espécies vegetais com capacidade de proceder nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.



 Plantei na horta aqui de casa um envelope de funcho ou erva doce, como preferirem. Fiquei tão feliz quando vi que nasceram!!! Mas são tão suscetíveis ao pulgão, uma pena!
 Ainda assim consegui fazer belas fotos. A Natureza é realmente um presente de Deus em nossas vidas.
 Beijinhos de luz!

7 comentários:

  1. Olá Anajá, obrigada por explicar. Minha vizinha tem e eu amo senti este cheiro. Por cá decora as entradas com uma folhinha.Boa semana por aí, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Juni, escrevi antes à Anajá e confundi os nomes. As duas são umas queridas!

      Excluir
    2. Não há que desculpar-se... Acontece, beijinhos!

      Excluir
  2. Quando eu era criança, tinha muito funcho na nossa casa, que tinha uma área bem grande, em plena área urbana. Muita gente chamava de "o sítio do seu Rô". Seu Rô é o meu pai. Vinha gente de longe, pedir funcho para fazer chá para as cólicas dos bebês. A minha irmã arrancava uns pedacinhos e saía comendo como quem coloca um pedacinho de capim na boca, sabe?! Eu nunca gostei, nem do cheiro do funcho! Gostava da planta, mas nunca comi ou tomei chá. Se fosse fazer como os atletas gregos ou colocá-los na boca em jejum, estaria ferrada, pois não suportaria! rererere
    Apesar de tudo, estou procurando mudas dele há tempos! Mudas que eram mato na minha infância!
    Bjinho pra ti, Juni!

    ResponderExcluir
  3. Meus interesses pelo funcho me esclarece muitas coisas amei.

    ResponderExcluir
  4. Eu procurei sementes de Funcho para plantar, mas não achei. Fui de Anis mesmo (queria comprar os dois).
    Plante-a ao lado de capim cidreira e manjericão pois afugentam os insetos como pulgões.

    ResponderExcluir
  5. Não entendi nada, pra mim todas fotos são iguais, Pimpinella anisum Erva doce dizer ter as flores amarelas, e funcho flores brancas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações