4

Bolo de maçã e canela


Época de Natal! Meu coração fica cheio de esperança por dias melhores, ainda que não estejam sendo fáceis, há um tênue fio que liga meus sentimentos à fé de que não há mal que dure para sempre e de que tudo na vida é aprendizado.


Para mim cada estação, cada época do ano tem um aroma, um sabor e uma música!


Todo ano minha mãe colocava esse disco para tocar na vitrola no dia de Natal! Eu lembro que ficava com a capa do disco observando as bolas de natal coloridas e as cordas da harpa...
Eu sempre tive esse sentimento pelo Natal, por essa época do ano, não sei bem explicar, mas sempre me senti bem, feliz e esperançosa nas festas natalinas. Trago isso comigo!
Meus pais não faziam ceia na noite de natal, a tradição era o almoço. Nunca vi a casa deles cheia de gente vindo para comemorar, sempre éramos nós quatro. 
Quando eu era criança meu pai sempre fez questão de colocarmos a grama para as renas e em um certo momento minha mãe nos distraía e ele fazia um barulho gigantesco, saímos correndo e lá estavam os presentes! Abríamos, brincávamos um pouco e já íamos pra cama, no dia seguinte acontecia o almoço. Saudades...
Lembro que no dia de natal um tio querido, irmão da minha mãe, hoje na pátria espiritual, sempre ia nos visitar. Ele ia de manhãzinha, mas não ficava para almoçar! Quanta saudade... 
Em um momento de nossas vidas minha mãe nem montava mais árvore de natal, já éramos adolescentes... Mas o almoço de natal continuava a acontecer e o disco continuava sendo colocado na vitrola para escutarmos.

  
Depois que me casei comecei a construir minhas tradições de fim de ano!
Dezesseis anos de casados e eu nunca deixei de montar a árvore, enfeitar a casa e desde que meu filho mais velho nasceu o papai noel sempre vem na janela... E continua vindo para o caçula!
Aos poucos a família começou a se aconchegar em nossa casa no natal e para mim essa é a maior alegria que posso ter! Amo comemorar o natal na noite do dia 24 com meu marido, meus filhos, recebermos a família, os sobrinhos...
Os anos vão passando e a vida vai levando para a pátria espiritual os que amamos! Para alguns isso é motivo de tristeza, desânimo e desinteresse pelo Natal, para mim é mais uma razão para continuarmos a nos reunirmos e festejarmos enquanto estamos encarnados, com saúde e condições de assim fazer!
Enquanto a vida seguir seu curso normal levando os mais velhos e trazendo os pequeninos cheios de saúde e alegria eu continuarei cheia de motivação e esperança!


E o cheiro do natal?! Cheiro de pinheiro, do fruto da cica, de canela, maçã madura, de panetone...
Não é maravilhoso estar aqui? Poder construir uma história, fazer parte de memórias e afetos, desmoronar e reerguer-se novamente, ainda mais fortalecido e ter a oportunidade de errar e ainda assim ganhar uma nova chance para ser melhor, acreditando sempre nesse Deus misericordioso e bondoso, que a cada natal nos enche de expectativas de dias felizes!


Essa receita tem o cheirinho do natal! Maçã com canela, tem aroma mais delicioso? Vivencie essa receita, sinta o aroma tomando conta do seu lar enquanto o bolo assa e afetuosamente espalha o cheiro pela casa...

Bolo de maçã com canela

 Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de manteiga;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 3 ovos;
  • 2 maçãs maduras;
  • suco de meio limão;
  • 1/2 de xícara de chá de água;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sobremesa de canela;
  • 2 colheres de sopa de açúcar demerara;
  • 1/4 de xícara de chá de mel;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 pitada de sal.

 Modo de fazer

Peneira a farinha de trigo, junte o fermento, a canela e a pitada de sal. Reserve.
Corte uma das maçãs em quatro partes, retire as sementes e bata no liquidificador com 1/2 xícara de chá de água e o suco de meio limão, caso necessite coloque um pouco mais de água. Coe e reserve.
Descasque a outra maçã e passe pelo ralo grosso, pingue algumas gostas de limão e reserve.
Bata na batedeira a manteiga e o açúcar por dois minutos. Acrescente os ovos, um a um e bata até ficar homogêneo, junte o suco da maçã e continue batendo até ficar uma massa lisa e mole, em seguida, junte o mel e continue batendo até incorporar. 
Desligue a batedeira e adicione a mistura de farinha, canela, fermento e sal, aos poucos com o batedor manual. Quando estiver homogêneo, misture a maçã ralada.
Coloque em uma forma untada e enfarinhada, salpique uma colher de açúcar demerara sobre a massa e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 30 minutos.

Observações: O tempo do forno pode variar de acordo com a potência do seu fogão. Faça o teste do palito, nunca antes de trinta minutos.



Quando estiver assado, salpique o restante do açúcar demerara por cima do bolo ainda quente!


Está pronto! Simples mas cheio de aromas e com um sabor maravilhoso de natal!


E você, comemora o natal? Qual a sua tradição natalina?
Compartilhe conosco, será ótimo conhecer outras histórias de natal!
Beijinhos de luz!

4 comentários:

  1. Querida ,este bolo agora com um cafe cairia tão bem! As fotos estão lindas. O teu post como sempre,cheio de sentimentos e delicadeza. Eu penso como tu. Toda dificuldade, toda perda é aprendizado. E se sentimos falta foi porque amamos.E os que amamos eternizam em nós. São anjos de luz que, nos motivam a continuar nossa missão terrestre.Grande beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Querida Juni, adorei este texto. O bolo é magnífico, o meu preferido. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Juni!
    Nossas infâncias foram iguais. Na minha casa era igual: não fazíamos ceia e não é esse o costume, mas o almoço sempre aconteceu e em seis pessoas. Depois chegaram os maridos e ainda é assim na casa dos meus pais.
    Na minha casa também tem árvore e decoração, gosto muito.
    Como disse, para alguns é motivo para não comemorar, mas penso como vc. A vida passa rápido e temos que estar com quem amamos enquanto podemos.

    Esse bolo é maravilhoso! Amo canela e o seu aroma.

    Obrigada pelo carinho com as peças de Natal.

    Abraços esmagadores e feliz semana.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu post, Juni!
    E por muitos lugares vazios, que os anos vão deixando na nossa mesa... acho que sempre gostarei do Natal, e das minhas memórias de outros Natais... mas o tempo é assim... umas vezes leva... e outras vezes traz... tudo vale a pena!
    Esse bolo, também é um dos preferidos, aqui em casa... :-)
    Beijinhos! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações