3

Bolachas de cardamomo


Cardamomo é uma especiaria de aroma deliciosamente intenso e sabor levemente apimentado. São nativos do sul da Índia, Sri Lanka, Sumatra e Malásia.
O cardamomo é da família do gengibre e esse nome é utilizado para designar três gêneros dessa espécie, o mais comumente utilizado por nós é o cardamomo verde, Elettaria cardamomum (L.) Maton. 
É conhecido como a rainha das especiarias, seus frutos maduros e secos têm sido utilizados como tempero e remédio desde o século IV a.C.



O cardamomo é utilizado nas tradicionais medicinas orientais, com destaque para Ayurveda, onde é classificado como um agente equilibrador dos três doshas principais.


O uso do cardamomo nas medicinas populares e tradicionais, assim como na homeopatia e fitoterapia, tem como finalidade tratar alguns desconfortos digestivos e intestinais, problemas de garganta, asma e bronquite.


É uma especiaria facilmente harmonizada com pratos doces ou salgados e até mesmo com bebidas em forma de chás, leite aromatizado ou com chocolate quente.




Bolachas de cardamomo

 Ingredientes

  • 150 gramas de manteiga amolecida;
  • 1 ovo;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 1 xícara de farinha de amêndoa;
  • 1 e 1/2  xícaras de farinha de trigo 
  • sementes de 15 grãos de cardamomo ou 1 colher de sopa de cardamomo em pó.

 Modo de fazer

 Caso utilize o cardamomo em grãos, abra as sementes verdes e retire os grãos pretos de dentro. A casca verde é descartada, utilize apenas os grãos pretos. Coloque em um pilão e amasse bem.
 Misture a farinha de amêndoa com a farinha de trigo e o açúcar, acrescente o cardamomo moído no pilão. Bata ligeiramente o ovo e junte aos ingredientes secos, aos poucos vá adicionando a manteiga até ficar uma massa homogênea. Caso sinta necessidade acrescente mais ou menos manteiga ou farinha de trigo, de acordo com a umidade da massa nas mãos.
 Deixe descansar na geladeira por vinte minutos.
 Abra com um rolo entre dois plásticos, corte no formato desejado. Asse sobre tapete antiaderente ou papel manteiga em forno pré aquecido a 180 graus até ficarem levemente dourados embaixo.
 Recheie com geleia, compota ou apenas passe-os em açúcar refinado peneirado e aromatizado com as sementes moídas do cardamomo.
 

3 comentários:

  1. Adoro programas de culinária, doces ou salgados, e vi que usam bastante cardomomo. Eu não conheço nem o gosto dele... Acho muito legal o uso de ingredientes incomuns e, principalmente, admiro quem sabe usá-los! Eu não tenho este dom. :)
    Obrigada pela aulinha!
    Bjinho!

    ResponderExcluir
  2. Huuummm olha nunca comi cardamomo e o poder curativo dele é ótimo hum bolachinhas. Juni fora isso que cantinho lindo nessa cozinha amei beijokas

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações