5

Cupcake aerado de laranja com chantilly de mirtilos


Esse poderia ser um cupcake normal, um bolinho de caneca com aroma de laranja, mas por aqui é um pouco difícil alguma coisa ser normal - risos -.
É sim uma receita normal e diga-se de passagem, bem prática e rápida masss... A massa fica aerada, leve e fofa!


Eu amo fazer bolos! Na verdade eu amo fazer qualquer comida, amo cozinhar. Cresci vendo minha mãe cozinhar, ela faz de tudo (sou suspeita, mas minha mãe faz uma comida maravilhosa). 
Lembro como se fosse hoje, quando eu tinha dez anos, minha mãe me ensinou a fazer bolo. Sabe aquela lembrança que fica na sua mente como uma fotografia, um filme... Quando você acessa vê exatamente o que se passou, se vê na memória, não vê pelos olhos de quando estava lá e sim pelos seus olhos de agora.
Será que vou conseguir explicar isso?
Tá, vou tentar...


Morávamos no sítio, então quando acesso essa lembrança fico na porta da cozinha do sítio, eu hoje, fico na porta me vendo com dez anos na pia e minha mãe do lado me ensinando a fazer bolo!
Assim, uma cena linda e em cores.
Aprendi a fazer bolo com dez anos, a fazer arroz com onze e depois disso fui aprendendo cada vez mais. Eu falo que cozinhar, pra mim, foi apenas relembrar algo que eu já trouxe pronto, algumas coisas minha mãe nunca me ensinou, só de ver eu já sabia como era feito. Outras tantas ela me ensinou, como o quindim, que tanta gente acha difícil. Minha mãe me ensinou e pra mim é uma das sobremesas mais fáceis de se fazer. Eu tinha quinze anos quando aprendi a fazer quindim.
Então, o ato cozinhar está na minha vida desde sempre...
Por isso amo fazer bolos, tortas, quindim, brigadeiro, arroz, feijão tudo.


Algumas pessoas dizem gostar de cozinhar, mas cozinham para tirar o stress, relaxar, passar o tempo. Eu respeito e enxergo como gostar. Mas fazer comida todo dia, almoço e jantar, pensar na mistura de cada dia, inventar e reinventar alguma coisa, inovar aquele arroz do cotidiano, o feijão, a carne de panela, ahhhh, aí eu falo que precisa gostar mesmo! Não é fácil, têm dias que chego da Comunidade onde dou aula às 11:30, preciso me virar nos trinta, correr pra fazer a comida e pra isso, é preciso muita dedicação, muito amor, prazer no que se faz.


Quem me conhece sabe sobre isso que vou falar.
Minha sogra sempre dizia que admirava meu jeito de ser como dona de casa, porque um simples ovo frito eu sirvo na baixela, coloco a mesa todo dia. Algumas vezes tem copo com gelo e limão, a salada está sempre um uma tigela mais bonita. É carinho, é cuidado, é zelo. 
É uma forma de expressar gratidão por tudo que tenho!
Têm dias de canseira? Toalha rasgada na mesa, talher colocado as pressas? Claro que tem, somos humanos, somos normais. Graças a Deus, não é mesmo?
Têm dias de jantar em que tô morta com farofa e a gente pede pizza? Opa se tem minha gente. Não sou a mulher maravilha, muito pelo contrário, sou cheia de falhas e defeitos.
Mas me esforço para dar o meu melhor e tenho a sorte de gostar de cozinhar né?! Então não é um sacrifício inventar um arroz com cenoura, uma salada mais incrementada ou um temperinho diferente no bife.


Por isso que esse bolinho é um cupcake! Porque eu gosto de inventar moda... Rsrsrs
E o suco? É de figo da índia... Só eu gostei, eles não aprovaram. Mas acredito que foi por puro preconceito. Se eu tivesse dito que era de outra fruta tinham aprovado.
Risos


Vou passar a receita, mas não tem nada de novo. Só a forma de apresentar que foi diferentona e o chantilly de mirtilo que veio para arrebatar os nossos corações.

Cupcake aerado de laranja com chantilly de mirtilos

 Ingredientes bolo

  • 4 ovos;
  • 150 ml de suco de laranja;
  • 1 xícara de chá de óleo;
  • 1 colher rasa de manteiga mole;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • raspas de laranja.

 Modo de fazer o bolo

 Peneire a farinha de trigo. Acrescente o fermento e reserve.
 Bata no liquidificador os ovos, o óleo, a manteiga, o sal e o açúcar.
 Coloque essa mistura em uma tigela e aos poucos vá acrescentando a farinha de trigo com o fermento e o suco de laranja, alternadamente. Misture com um fouet. Acrescente as raspas de laranja. Leve para assar em forminhas de papel próprias para cupcake ou em assadeira untada e enfarinhada até que o palito saia limpo.

 Ingredientes para o chantilly de mirtilos

  • 150 ml de creme de leite fresco gelado;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar;
  • 125 gramas de mirtilos.
 
Modo de fazer o chantilly
 
Bata os mirtilos no liquidificador com um pouco do creme de leite. Não bata muito, só para desmanchar os mirtilos e colorir o creme de leite. Se quiser pode peneirar, eu não peneirei.
 Bata na batedeira essa mistura com o restante do creme de leite em ponto de chantilly. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Você pode acrescentar mais açúcar se quiser. 
 Pronto! Coloque sobre os cupcakes na hora de servir. 



Esse chantilly precisa ficar refrigerado, ok?
 Aí vem o segredinho do cupcake feito com óleo. Você pode cobri-los e deixar na geladeira, a massa não irá ficar dura e ressecada.
 Bolos feitos com manteiga ficam duros na geladeira, a manteiga na receita foi para dar uma fofura a mais, mas não irá comprometer a textura da massa se for para geladeira.
 Este chantilly aguenta até uma hora na geladeira com a temperatura no máximo do frio, não mais que isso. Ele irá desmontar. Se quiser guardar no freezer, não coloque sobre os cupcakes. retire vinte minutos antes de servir e cubra-os.
 Espero que gostem!
 

Eu decorei os cupcakes com flores cristalizadas. Eu mesma fiz. Ainda não coloquei aqui no blog como fazer. Espero conseguir postar em breve.
A propósito, amo comer flor. Rsrsr
Mas isso é assunto para outro post.








Beijinhos de luz!

5 comentários:

  1. Olá minha querida. Tem um aspecto tão delicioso que eu tenho vontade de invadir a tela e levar um. Adorei a receita do chantilly de mirtilho. As flores cristalizada é um luxo e deliciosas. Eu também amo comer flores! Eu te desejo um santo e feliz natal junto dos teusx6 amores! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que Maravilha! Juliana amei essa receita cupcake quero fazer.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana Ju.Eu sou testemunha q vc conha maravilhosamente bem.E um bem de familia...🤗🤗🤗

    ResponderExcluir
  4. Aprenda de uma vez por todas tudo sobre Fabricação, Embalagem e Conservação dos Cupcakes que mais vendem.
    Um passo a passo Completo que irá fazer de Você um Profissional Especialista em Cupcakes.

    COMECE AINDA ESSA SEMANA, MESMO SEM EXPERIÊNCIA E POUCO PARA INVESTIR.
    Acesse agora mesmo http://bit.ly/MundoDosCupCakes

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações