4

Creme de leite fresco, lata ou de caixinha? Qual o melhor?

Essa é uma pergunta constante e normalmente as pessoas não sabem qual a diferença entre um creme de leite fresco de um creme de leite de caixinha ou lata.

O creme de leite é a gordura separada do leite.

O creme de leite de caixinha é UHT - Ultra High Temperature - método de esterilização de alimentos líquidos que consiste em submetê-los, por um tempo bem curto, a uma temperatura entre 130º e 150º graus e imediatamente resfriá-los a uma temperatura inferior a 32º graus. Ele também é homogeneizado, ou seja, já vem misturado com o soro e possui um percentual menor de gordura, dependendo do fabricante varia entre 17% e 20%. Não é necessário mantê-lo refrigerado antes de abrir. O creme de leite de caixinha não é só a gordura separada do leite, ele é produzido com vários ingredientes além do creme e soro de leite. Na sua composição temos citrato de sódio e celulose microcristalina que são estabilizantes, texturizadores e  emulsificantes e os espessantes como goma xantana e carragena.

O creme de leite de lata tem um teor maior de gordura, em torno de 20% a 25%. Seus ingredientes são apenas o creme de leite e fosfato dissódico como estabilizante. Ele também não precisa de refrigeração antes de ser aberto.

O creme de leite fresco é o que tem maior teor de gordura em torno de 35%, porém, quem trabalha com restaurantes e docerias consegue encontrar creme de leite fresco com um teor entre 42% e 50% de gordura. Sua composição é apenas o creme de leite pasteurizado. Ele não pode ficar sem refrigeração e após aberto precisa ser utilizado em até 5 dias. 

Além destas três versões existem no mercado cremes de leite sem lactose, com baixo teor de gordura, de soja além de versões "gourmet", "bate chantilly" e por aí vai, o céu é o limite.

Mas qual o melhor?

Depende!

O que você vai fazer necessita de muita ou pouca gordura?

Basicamente é isso a que você deve se atentar na hora da escolha do creme de leite para sua receita. Ao contrário do que muuuita gente diz, o creme de leite fresco pode ser aquecido e até mesmo fervido. Ele não vai talhar e se, por acaso, você estiver num dia ruim e talhar... É só bater a receita com o mixer ou passar na peneira e está tudo certo. Sem mimimi!

Em alguns sites procurando por informações dos tipos de cremes de leite e seus usos encontrei um que diz claramente: "Não, não é possível fazer creme de leite fresco em casa, a menos que você tenha uma vaca!"

Ah, sério?

Filomena tá aí pra isso né minha gente! - Filomena é nossa vaca, se você me seguisse no Instagram conheceria ela. Corre lá!

E se você também tem acesso ao leite gordo de uma vaca feliz como a Filó vai conseguir fazer seu próprio creme de leite fresco. E olha, é mais fácil do que fazer banana amassada com mel!


Vamos lá ? ! ?

Creme de leite fresco

 Ingredientes

  • 350 gramas de nata;
  • 100 ml de leite

 Modo de fazer

 Misture tudo no liquidificador ou bata com o mixer. Use assim que bater.


Ah fala sério? É isso? 

Sim!

Se tiver acesso à nata, vale muito a pena fazer. 

Hoje bati o creme de leite para fazer sorvete, mas esse é pra outro post!


Espero que tenham gostado! Beijinhos e até a próxima.


 



 

4 comentários:

  1. Que bacana!!!Não sabia de tantas diferenças!!!!E a Filó eu conheçooooo é linda!!!😙😙

    ResponderExcluir
  2. Ju, com esse creme de leite fresco consigue bater ao ponto chantilly, como os industriais. da Vigor, por exemplo?

    ResponderExcluir
  3. Não tinha muita consciência das diferenças...
    Excelente e adorável postagem! Beijinhos! Estimando que tudo esteja bem aí desse lado...
    Ana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações