4

Bolo Inglês

 


Você sabe o que é um bolo inglês?

Pra muita gente é uma receita normal, de um bolo assado em uma forma retangular. Mas não é!

Vem comigo descobrir como fazer esse bolinho gostoso para o café da tarde.

O bolo inglês surgiu durante a Revolução Francesa, que aliás, os grandes feitos da culinária foram nessa época. O "bolo" na verdade era uma papa de aveia ou cevada com frutas secas e alguma oleaginosa e tinha a função de acalmar a fome antes da ceia de Natal. Bem, então esse é um bolo que ao longo dos tempos foi tendo "cara" de Natal, afinal, ele é do Natal! ;)

Com o tempo essa papa foi ganhando mais consistência e aos poucos outros ingredientes foram sendo colocados na receita inicial, ficando um pouco parecido com pão e tempos depois, se transformando em bolo!

Atualmente a receita leva, além de frutas secas e cristalizadas, raspas de limão, cravo e canela em pó, amêndoas e nozes picadas e uma boa dose de brandy ou whisky. Por que a dose de brandy? Quando o bolo inglês ainda era pão, sua preparação era feita com antecedência e ele era guardado em uma caixa virada de ponta cabeça e, toda semana, borrifavam uma dessas bebidas, utilizadas como conservante. Faziam isso até o Natal, quando era consumido.

Legal não é?

O bolo ainda é tradição nas noites natalinas dos ingleses que muitas vezes oferecem o bolo como um presente! Importante ressaltar que esse bolo SEMPRE é assado em formas retangulares, que recebem o nome de forma para bolo inglês, ok?

Vamos a receitinha? Rápida, fácil e uma delícia para o café dessa tarde!

Bolo Inglês

 Ingredientes

  • 150 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
  • 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro;
  • 5 ml de extrato de baunilha ou whisky ou brandy;
  • 3 ovos;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de café de canela em pó;
  • 1 pitada de cravo em pó;
  • raspas de 1/2 limão siciliano
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1/3 xícara de chá de nozes e amêndoas picadas, frutas cristalizadas e passas.

Modo de fazer

 Bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro por cerca de dois minutos, até formar um creme liso. Adicione os ovos, um a um, batendo sem parar até formar uma mistura fofa, coloque uma pitada de sal.
Adicione na farinha o fermento em pó, a canela em pó e a pitada de cravo em pó, misture bem. Junte essa farinha à mistura fofa e incorpore até ficar homogêneo, sem bater ok? Junte as frutas cristalizadas, as passas e as castanhas picadas na massa, adicione a baunilha ou a bebida que escolher - brandy ou whisky e as raspas de limão.
 Coloque a massa em uma assadeira retangular para bolo inglês, untada com manteiga e enfarinhada. Asse em forno pré aquecido a 180 graus por cerca de 30 a 40 minutos.

Notas sobre a receita

  • Caso não tenha adicionado o brandy ou whisky à massa, você pode fazer uma calda de 1/4 xícara de chá de água, 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro. Leve ao fogo até formar uma calda rala, retire do fogo e adicione o brandy ou whisky. Jogue por cima do bolo assim que sair do forno.
  • Nesta receita não adicionei as frutas e castanhas porque meus meninos não curtem.
  • Caso queira adicionar as frutas e castanhas, passe-as na farinha de trigo antes de juntar à massa, para não ficarem no fundo da forma.
  • Adicionei à uma parte da massa 1/4 xícara de chá de chocolate em pó 50% peneirado. Despejei na forma a massa branca e em seguida a massa de chocolate, fazendo desenhos com o garfo.
  • Polvilhei uma mistura de cacau em pó 100 % com canela em pó sobre o bolo pronto.

Essa receita tem cheiro e gosto de Natal! Mas vale fazer em qualquer época, pois é fácil e deliciosa. As especiarias com o brandy e as raspas de limão casam perfeitamente! E imagina adicionar as castanhas, hummm... 

E se você está sem ideia de lembrancinha para os seus convidados na ceia de Natal, esse bolo é uma ótima opção. Em lojas de produtos para festa e culinária existem pequenas formas forneáveis de bolo inglês, super práticas. Você faz uma receita, distribui em diversas forminhas e assa! Embala em celofane com um fitilho e pronto!!! Seus convidados irão amar, tenho certeza.

Se fizer, promete vir me contar? Vou ficar esperando hein!


Beijinhos de luz!






4 comentários:

  1. Adorei a receita e a história do bolo inglês. Vou fazer pro Natal!
    Abraço!
    sonia

    ResponderExcluir
  2. Uhmm!! Vou fazer esse fim de semana e te conto!!😘

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a história, mas as fotos não são do bolo inglês, correto?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações