2

Vem se inspirar com a noite da pizza!


Quando falamos em pizza o que vem à nossa mente são toalhas quadriculadas, um bom vinho regado a conversas e risadas, tudo bem italiano. 

Mas a pizza tem origem em terras egípcias, sim, é sério! Há cerca de seis mil anos, os egípcios produziam uma massa fina em forma de disco, onde a base era uma mistura de farinha e água, parecido com a massa de pão árabe, conhecida como "pão de Abrahão" ou "piscea".

O tempo foi passando e com ele a receita também foi caminhando lentamente para outras culturas que iam agregando outros ingredientes à massa, até chegar nas mãos dos nossos "amici" italianos, que se apropriaram da receita de tal forma, que hoje em dia, quando se fala em pizza, a única cultura que nos vêm à mente é a italiana!

E como uma boa "trattoria", a receita de pizza daqui de casa existe há décadas!!! Aprendi com a minha mãe que pegou a receita com uma vizinha quando ainda morávamos na cidade. E acreditem se quiserem, mas eu me lembro exatamente o dia em que minha mãe pegou essa receita com a Conceição, filha da vó Maria, uma vizinha fofa da minha mãe que tinha fogão a lenha em casa, costurava tapetes de retalhos e acolhia a gente em seu lar de uma maneira querida, que nunca vou esquecer. Ah, e tinha pé de figo no quintal! Memórias de uma infância doce e cheia de saudades.


Mas chega de conversa... Vamos a receita! Tenho certeza que você vai amar e se inspirar para juntar a família e todo mundo colocar a mão na massa, literalmente! Corre que dá tempo de fazer para o jantar!!!

Pizza caseira

 Ingredientes

  • 1 copo americano de leite;
  • 1 colher de fermento químico;
  • 1 xícara de chá de óleo;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de manteiga em temperatura ambiente;
  • 2 ovos;
  • Farinha até dar o ponto de abrir a massa.

 Modo de fazer

 Coloque mais ou menos duas xícaras de chá de farinha de trigo em uma vasilha e misture o fermento, adicione o leite, a manteiga e os ovos. Vá misturando, adicione a pitada de sal e o óleo, continue adicionando farinha aos poucos. Coloca farinha, mistura um pouco e adiciona mais, até chegar no ponto de abrir a massa.
 Deixa descansar meia hora enrolada em plástico filme. 
 Abra a massa em formato de discos, leve para pré assar por dez minutos em forno pré aquecido a 180 graus. Recheie como quiser, asse por mais dez minutos a 210 graus.

*O tempo para assar irá depender do tipo e potência do seu forno.


E então, o que achou? Apetitosa não é mesmo?
E você, também tem uma receita tradicional de pizza ou é daqueles que só corre o dedo no telefone para pedir na pizzaria mais próxima?
Anime-se e coloque um pouco a mão na massa, faz bem para a mente e para a interação familiar, além de ser uma ótima desculpa para abrir aquele vinho especial reservado na adega só aguardando um momento único para ser degustado.
Se fizer, me conta! Deixa aqui nos comentários o que achou dessa receita e suas experiências com a famosa pizza italiana!!!
Beijinhos e até a próxima!


*Como harmonizar pizza e vinho*

  • Calabresa ou pepperoni - Cabernet Sauvignon
  • Champignon - Pinot Noir
  • Margherita - Corte Português
  • Presunto cru com figos - Tannat
  • Quatro queijos - Chardonnay
  • Portuguesa - Merlot
  • Frango com Catupiry - Espumante Brut
  • Rúcula com tomate seco - Sauvignon Blanc

 

2 comentários:

  1. E quando fazemos uma pizza con tudo que ta sobrando na geladeira ? Fica aquele grozovi, com 50 cm de altura . Minha pergunta é , como harmonizar essa pizza ? Com qual vinho ?
    Kkkkk brincadeira , muito legal esses posts , parabéns pelo seu talento de escrever .

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações