1

Gerânio e seus encantos

 


Gerânios são fascinantes e surpreendentes. Originário da África do Sul, deve ser cultivado em pleno sol, podendo resistir em floreiras, vasos e canteiros por longos anos.
Para mim gerânios são poesia, canção ensolarada em tarde fria, inspiração para dias nublados, arbusto capaz de perfumar o ar trazido pela brisa no final da tarde.


Sabe-se sobre suas propriedades desde a Antiguidade. Pitágoras aconselhava seus discípulos a tomarem chá de gerânio para moderar as paixões da juventude. Será?
Plínio, o Velho, jurava que uma pequena porção da tintura da flor diariamente evitava qualquer tipo de doença. E Horácio, poeta romano, acreditava que a ingestão de gerânio seria capaz de aumentar a capacidade de aprendizado de qualquer pessoa.


Cada flor tem um significado de acordo com sua cor. O gerânio vermelho simboliza superação, com tons avermelhados mais escuros significam tristeza, os de cor rosa querem dizer amor, carinho. 
Uma crendice popular diz que os gerânios brancos são capazes de afastar cobras. 
Na Europa as flores do gerânio são a base de uma geleia semelhante a de rosas, vinagres e cremes adstringentes. É muito comum encontrá-los em vidros transparentes cheios de folhas para dar um toque natural na decoração da casa.
O gerânio de folhas serrilhadas conhecido e também comercializado com o nome de citronela é um excelente repelente. Mas não se engane, ele não é a citronela - Cymbopogon e sim o Pelargonium graveolens.


Seu óleo essencial tem ações anti-depressivas, anti-inflamatórias, antissépticas e adstringentes. É muito utilizado no tratamento da ansiedade e depressão e também é conhecido como o óleo da mulher por ser um regulador dos hormônios e amenizar os efeitos da TPM.


Com certeza o gerânio é uma das flores mais especiais que conheço. Para mim o seu perfume tem um quê de mistério e sensualidade, força e ânimo! Só de mexer nas folhas ele é capaz de soltar um aroma delicado e persistente, uma dualidade que me encanta.
Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre essa linda planta!
Aguardem para mais artigos sobre todo magnetismo que os gerânios são capazes de trazer!










Um comentário:

  1. Oi Juni gostei tanto da informações, principalmente na questão do perfume, que vou procurar uma planta para comprar, não sei se alguma vez senti o perfume dessa planta mas agora fiquei curiosa.
    Eu amo plantas no geral, as flores alegram meus olhos, amo quando a nossa Ora-pro-nobis enche de flores extremamente perfumadas e as abelhas ficam doidinhas por elas.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações