5

Xarope Escandinavo de Dente-de-leão

Dente-de-leão, uma planta considerada erva daninha e presente na memória infantil da maioria de nós. Quem nunca assoprou aquela bolota repleta de sementes e fez um pedido?

De nome científico Taraxacum officinale recebe diversos nomes populares como chicória-silvestre, serralha, alface-de-cão, soprão, chicória-louca, dente-de-leão-dos-jardins entre tantos outros.

Provavelmente você já ouviu falar da serralha na salada de pessoas mais velhas ou você mesmo já tenha provado as folhas cruas em alguma salada despretensiosa. Mas o dente-de-leão não se limita somente a salada, podendo ser consumida refogada, incrementando massas, molho pesto, geleias e por onde sua imaginação permitir.

É considerada popularmente como uma das melhores plantas diuréticas assim como auxiliar no tratamento de transtornos digestivos, problemas no fígado, pâncreas e alterações na pele.

De acordo com um  estudo realizado na China em 2011 , o dente-de-leão também pode auxiliar no tratamento da gripe. Chás com mais de 15mg/ml de dente-de-leão parecem eliminar o vírus influenza do organismo. Porém, é importante que o consumo do chá de dente-de-leão seja complementar ao tratamento indicado pelo médico, pois assim é possível garantir a eliminação do vírus e favorecer a recuperação.

Aqui em casa temos o dente-de-leão aos montes nascendo pelos pastos e estradas afora. Particularmente amo essa florzinha amarela ensolarada na porta da minha cozinha. 


Procurei por receitas e outras formas menos tradicionais de utilizar a planta tão rica em vitaminas, flavonóides, lipídeos e tantas outras composições capazes de auxiliar o organismo humano.


Encontrei aqui neste site uma maneira diferente, divertida e deliciosa de utilizar as flores da serralha. Um xarope escandinavo delicioso que pode ser consumido com panquecas, waffles, sorvete, panacota, pudim e até como calda de bolo.

Jan Berry recebeu a receita original de uma leitora da Dinamarca. Você pode conhecer seu blog  clicando aqui


De sabor suave e fascinante, consistência perfeita para uma calda leve e pouco pegajosa, de um amarelo pálido remetendo-nos aos mel, fiquei indiscutivelmente conquistada por esse xarope. Os rapazes daqui de casa também aprovaram e eu fui compelida a dizer que era remédio e não poderiam beber xícaras e xícaras para que o conteúdo do frasco não acabasse em um dia!



Xarope escandinavo de dente de leão

 Ingredientes

  • Cerca de 50 flores de dente-de-leão - certifique-se de utilizar apenas as pétalas amarelas, utilize uma tesoura para cortar o verde;
  • 500 gramas de maçãs verdes picadas;
  • 1 litro de água;
  • Mais ou menos 500 gramas de açúcar;
  • suco de 1 limão;
  • Opcional: 1 talo de ruibarbo (eu não tinha, então deixei de fora)



Modo de fazer

 Coloque todos os ingredientes para ferver, menos o açúcar. Deixe ferver por 30 minutos.
 Despeje a mistura em um pano limpo, pode ser linho, para que o suco fique claro ou saco alvejado também serve. 
 Pese o suco e despeje-o de volta a panela. O mesmo peso do líquido será a quantidade de açúcar a ser utilizado. Leve ao fogo baixo até engrossar. Tenha cuidado para não deixar ferver por muito tempo, o fogo não deve alterar a cor do xarope.
 A consistência é de uma calda grossa, não como mel ou geleia, mas uma calda de doce grossa.
 Despeje a calda em potes esterilizados e pronto!


Como disse acima fica ótimo acompanhando diversas sobremesas e lanchinhos ou, se preferir, coloque no seu iogurte natural. Você também pode usá-lo no preparo de beterraba assada, cenoura ou batatas, basta derramar um pouco de calda sobre os legumes já assados e levar ao forno por mais dois minutos, fica realmente delicioso!



E você, já experimentou serralha? Sabia de tantas formas de uso dessa plantinha considerada uma praga por muitos? 



"As vezes a felicidade está batendo na sua porta, mas você está no quintal procurando pelo trevo de quatro folhas!"




Beijinhos e até o próximo artigo!

5 comentários:

  1. Eu não sabia que o dente-de-leão era considerado uma erva daninha ~ e nem que dava para comer! Que interessante esse xarope, adoraria experimentar um dia. :)

    ResponderExcluir
  2. Vou ver se consigo achar.

    ResponderExcluir
  3. Na infância, brincávamos muito com essas plantinhas,mas não sabia de tantas utilidades....

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações