3

Lagostins salteados com risoto de champignons

Quando se trata de frutos de mar a lagosta é a rainha absoluta, mas o que muita gente não sabe é que existe outro crustáceo de sabor longínquo ao da lagosta mas de valor bem mais acessível.

Tanto o lagostim como a lagosta têm garras, caudas segmentadas, dez pernas e antenas longas, os dois se diferenciam em tamanho e habitat.

As lagostas vivem no mar enquanto o lagostim vive em água doce, além disso, os lagostins vivem perto de bancos de rios ou beira de lagos onde constroem montes de lama para viverem durante a seca. Lagostas vivem em águas profundas do mar.

O que os difere no paladar é que o sabor da lagosta é suave e delicadamente oceânico, quase doce. O lagostim tem um sabor encorpado e bem pronunciado de frutos do mar, não há doçura e seu sabor é mais marinho.

Não tenha medo, se você gosta de camarão irá apreciar o lagostim, aliás, eu os acho muito mais parecidos com o camarão do que a lagosta.


Minha sugestão para a Sexta-feira Santa é um risoto com champignons e aspargos frescos e lagostins salteados na manteiga.



Pratos preparados à base de peixes e frutos do mar harmonizam melhor com vinhos brancos, rosés ou tintos leves. 



Algo muito simples e de bastante valor decorativo são os gelos de flores. Simples e charmosos, prefira flores comestíveis, eu digo sempre que o que se vai à mesa deve estar apto para ingerirmos. Rosas, begônias, cosmos, capuchinhas, gerânios, lavandas e as pequeninas flores do manjericão são algumas das sugestões. Dê preferência às flores do seu jardim, cuide para que não sejam flores compradas para fins de decoração, pois estas contém agrotóxicos nocivos para saúde humana.



Risoto de champignons e aspargos frescos com lagostins salteados na manteiga

Ingredientes para o risoto

  • 2 xícaras de arroz arbóreo;
  • 1/4 xícara de alho poró em rodelas finas;
  • 1 colher de sopa de cebola bem picadinha;
  • 200 gramas de champignons frescos laminados;
  • 200 gramas de aspargos frescos sem o caule, apenas as pontas;
  • 200 gramas de cascas de lagostim ou camarão;
  • 300 gramas de lagostins frescos e limpos;
  • 1 cenoura grande;
  • 1/4 de xícara de chá de vinho branco;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • azeite;
  • salsinha e cebolinha bem picadinhas a gosto

 Modo de fazer

 Para o caldo coloque 2 litros de água com as cascas higienizadas do lagostim, acrescente nesse caldo as cascas do alho e da cebola bem limpos e os talos picados e levemente amassados dos aspargos, junte a cenoura em rodelas e as folhas mais verdes da parte de cima do alho poró. Deixe apurar por 30 minutos em fogo alto.
 Após esse tempo abaixe o fogo do caldo e mantenha-o aquecido durante todo o preparo do risoto.
 Refogue a cebola e o alho poró em uma panela grande com um fio de azeite até que fiquem translúcidos. Acrescente o arroz arbóreo, refogue por mais ou menos 2 minutos, regue com o vinho branco e misture bem até secar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e adicione duas conchas do caldo.
 Mexa de vez em quando e vá adicionando o caldo de concha em concha quando secar até que o risoto fique pronto, cerca de 15 minutos. Não tampe a panela. Nas duas últimas conchas acrescente os champignons, mexa bem e deixe cozinhar com o arroz.
 Enquanto o risoto cozinha prepare os lagostins secando-os bem com um pano limpo e temperando com um pouco de sal, bem pouco para não soltar água e pimenta-do-reino. 
 Esquente uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga, acrescente os lagostins e vá dourando todos os lados do crustáceo.
 Nessa mesma frigideira após dourar e saltear os lagostins, acrescente as pontas de aspargos, tempere com sal e pimenta a gosto e refogue por uns dois minutos.
 Quando o risoto estiver pronto acrescente os aspargos e sirva os lagostins salteados a parte.












Você pode incorporar os aspargos  no risoto e não apenas coloca-los por cima como fiz, mas optei por esse modelo já que meus meninos não gostam de aspargos. Rsrsrs


Caso tenha dificuldades com o lagostim, prefira camarões médios e proceda da mesma forma, ficará igualmente delicioso!


Os aspargos também podem ser substituídos por vagens. 

Beijinhos e até a próxima!

3 comentários:

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações