0

Sal Temperado - O que iria para o lixo vira tempero saudável para sua comida

 Trago nesse artigo uma ideia genial de aproveitamento total do alho e da cebola nossa de cada dia utilizados em praticamente todos os preparos salgados na cozinha da dona de casa.

Que podem ser utilizados como adubo orgânico e repelente natural, suponho que já sabia, porém, como aditivo de sabor, vitaminas e charme ao sal de cozinha, suspeito que não! Pois para mim foi novidade e eu amei!

Barato, fácil e diferente! Como não amar?

As cascas do alho contém vitaminas do Complexo B, vitamina C, cobre, ferro, fósforo, potássio e selênio. Já as cascas de cebola contém fibras, vitaminas K, E e manganês além de compostos fenólicos e antioxidantes.

Uma alternativa para diminuir o uso do sal, já que a quantidade de cascas irá se sobressair a de sal trazendo mais sabor aos seus preparos do dia-a-dia.

É muito simples e não precisa de receita anotada e super explicada. O que devemos considerar é o fato da necessidade de lavar bem as cascas antes de usá-las; eu lavei bem e deixei de molho no bicarbonato. Em 1 litro de água acrescente 1 colher de sopa de bicarbonato por 15 minutos, enxague bem e deixe secar, caso seja necessário coloque as cascas no forno bem baixinho para secarem bem e evitar a formação de mofo.

Após estarem bem sequinhas coloque-as no triturador de temperos ou no liquidificador com sal grosso. Utilizei a proporção de 3 xícaras de cascas e 3 colheres de sopa de sal rosa grosso. Passei pela peneira porque achei que ficou muito grosseiro algumas partes das cascas. 

Et voilà:



Diz se apenas eu achou lindo!?! Ou você também??!


Aqui o excedente que ficou na peneira...

Para aproveitar as cascas na culinária anota essas dicas:

Caldo de Legumes: As cascas podem ser utilizadas para enriquecer o sabor de caldos e sopas. Lembre-se sempre de higienizar bem e deixá-las de molho no bicarbonato ou água sanitária. Além das cascas de alho e cebola, utilize cascas de batata, mandioquinha, cenoura, talos de brócolis, espinafre entre outros.

Óleo de alho caseiro: As cascas podem ser usadas para aromatizar o óleo ou azeite, criando um condimento de sabor intenso.

Aperitivo de cascas de batata: quando for cozinhar as batatas para um purê ou sopa, descasque-as e frite ou asse para obter um aperitivo saboroso e nutritivo.

Cascas de abacaxi: Com as cascas de abacaxi faça um delicioso chá ou utilize-as batendo no liquidificador com água e gelo para um suco refrescante e delicioso. Lembre-se de higienizar bem o abacaxi e peneirar o suco para consumir.

Cascas de banana: Podem ser usadas para fazer pães, bolos e até brigadeiro!

Cascas de melão: Sabia que dá para fazer uma geleia deliciosa das cascas de melão? Se quiser a receita deixe um comentário que trago aqui.

Nesse vídeo te ensino a utilizar as cascas e sobras de frutas para fabricação do seu próprio vinagre artesanal.


E aqui uma receita deliciosa de Copa Lombo Recheada e temperada com o sal de cascas de alho e cebola.


Conta pra mim nos comentários se você sabia de todos esses usos para as cascas de alimentos?!? Muitas vezes desperdiçamos comida jogando fora nutrientes e vitaminas que poderiam estar em nossos pratos.

Beijinhos e até a próxima!















0

Bolo amanteigado de framboesa

 Existem inúmeros tipos de massa de bolos. Chiffon, genóise, pão-de-ló, amanteigado, cada uma carregando particularidades que ao final do processo irão imprimir sabores e características únicas.

Mostrei nesse vídeo aqui as framboesas que colhi aqui em casa. Conhecida também como capinuriba preta, amora silvestre ou amora do mato, a Rubus brasiliensis é muito comum nas bordas das florestas úmidas e de alta altitude dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

E para uma tarde fria aqui pelos lados do sul de Minas é deveras aconchegante e acolhedor um bolinho amanteigado com framboesas colhidas na floresta.


Bolo amanteigado de framboesas

 Ingredientes

  • 330 gramas de farinha de trigo;
  • 220 gramas de açúcar;
  • ½ colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 3 ovos;
  • 200 gramas de creme de leite;
  • 110 gramas de manteiga derretida;
  • 60 ml de suco de laranja;
  • Raspas de laranja a gosto;
  • Amoras, framboesas ou morangos picados frescos ou congelados a gosto;
  • açúcar aromatizado para finalizar

Para a calda

  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro;
  • 3 a 4 colheres de sopa de suco de laranja

 Modo de fazer

 Peneire a farinha de trigo com o fermento e o bicarbonato. Reserve.
 Peneire o açúcar e o sal. Coloque na batedeira a manteiga derretida com o açúcar e o sal e bata até virar um creme. Acrescente os ovos um a um ainda batendo bem. Adicione o creme de leite e em seguida o suco de laranja, sempre batendo.
 Desligue a batedeira e adicione a farinha com o fermento e o bicarbonato, vá incorporando a farinha com um fouet, em seguida adicione as raspas de laranja.
 Coloque em uma assadeira untada e enfarinha, espalhe as frutas escolhidas por cima da massa e com uma espátula vá cobrindo a fruta com a massa sem afundar as frutas, apenas cobrindo delicadamente com um pouco de massa.
 Deixe a massa descansar por 10 minutos antes de levar para assar.
 Asse em forno preaquecido a 180° por 30 minutos ou até o teste do palito.
 Para fazer a calda misture o suco com o açúcar de confeiteiro, se quiser mais firme coloque menos suco, mais fluída coloque mais suco. 
Desenforme e cubra o bolo com a calda. Finalize polvilhando açúcar aromatizado por cima.
 É uma delícia!


Apenas faça esse bolo e me diz se realmente não é uma comida de conforto e que aquece o coração!?!

Acompanhe nossa vida na roça seguindo minhas redes sociais

Instagram Flor de Melissa

Sítio Café com Leite no Youtube

Facebook

Caso queira o passo a passo do bolo assista aqui:


Beijinhos e até a próxima!

Arquivos