5

Chá para melhorar!

 Oi queridos! Vim fazer esse post para dizer que meu pequenino caçula está meio doentinho, coitadinho. Desde domingo ele começou com uma tossinha, ontem de manhã reclamou de dores abdominais, nem foi para a escola. Passou o dia bem, mas à noitinha teve febre. Deu um anti-térmico, a febre passou, fomos dormir. De madrugada, lá pelas 2 da manhã ele acordou passando mal, chorando e vomitou a mamadeira que havia tomado, estava com febre. Dei um banho morno, dei o anti-térmico e ele dormiu, meia hora depois a febre já estava passando. Hoje de manhã, nem chamei ele para ir à escola, achei melhor deixá-lo em casa. Agora às nove horas, acordei o pequenino...ele está bem melhor, sem febre e disposto. Vou levá-lo para consultar a tarde, mas acho que deva ser mais uma destas "viroses" que pregam peças nos pais de hoje em dia a cada dois meses!
 Para ele melhorar ainda mais, fiz um chazinho com algumas ervas que tenho aqui na horta. Vou explicar como fazer os chás, porque muitas vezes nos confundimos e acabamos fazendo errado e não tiramos proveito das propriedades benéficas que as ervas podem nos oferecer.
 Os chás podem ser feitos com ervas frescas, ervas secas, flores, raízes ou cascas das plantas. Os modos de preparo podem ser por infusão, cocção ou maceração, e é nesse momento que muitas vezes acabamos fazendo da forma errada. Vamos entender o porquê?
 Chás por infusão devem ser feitos com as folhas ou flores de ervas, secas ou frescas, e a forma de preparo consiste em despejar água fervente sobre a planta, pois se colocarmos as ervas para ferver na água, as propriedades poderão perder-se pela ação do calor, esse processo chama-se volatilizar, causando com isso, a perda de sabor e das propriedades medicinais da planta. Ferva a água, despeje sobre as ervas e tampe por 5 minutos. Este tempo é o suficiente para extrair da planta suas propriedades, não o ultrapasse, pois o seu chá poderá ficar amargo devido a extração de uma substância chamada tanino, um adstringente que se encontra nas cascas dos troncos e talos das plantas. 
 Chás por cocção são feitos cozinhando a planta e neste caso, as partes utilizadas da planta são as raízes, cascas ou sementes e o processo de cozimento varia entre 15 e 20 minutos e deve ser servido depois de coado. As partes da planta utilizadas neste processo não liberam seus componentes ativos em baixas temperaturas, por isso precisam ser fervidas e cozidas na água.
 Nos Chás por maceração você deverá colocar a planta amassada ou picada de molho, em água fria, por 12 a 24 horas, dependendo da parte utilizada. Folhas, sementes e flores devem ficar por 12 horas, para cascas, talos e raízes macias picadas devem ficar por 18 horas e cascas, talos e raízes grossos/duros picados devem ficar por 24 horas. O processo de maceração é indicado para plantas que demoram mais tempo para liberar seus princípios ativos.
 Os chás, além de ingeridos, podem ser utilizados em compressas, banhos, gargarejos, inalações e lavagens.
 Podemos nos beneficiar das diversas propriedades das ervas que existem na natureza, ingerindo os chás para dores, mal estar estomacal, febres, inflamações. A natureza está pronta para nos ajudar sempre e com responsabilidade e cautela, podemos nos beneficiar desses elementos e propriedades naturais, nunca deixando de lado o tratamento da medicina convencional e o uso prescrito por médicos especializados dos remédios alopáticos.
 Espero que tenham gostado da postagem. Fiquem com as fotos do preparo do chá para o meu pequenino.


 Colhi e lavei as folhas de hortelã menta, variegata e graúda.


 Fervi a água e despejei sobre as folhas em uma chaleira de vidro.


 Tampei e deixei por cinco minutos.


 Aqui o meu chazinho...


  ...e aqui o do meu pequenino, com biscoitos. Adocei o chá com açúcar mascavo, que não é refinado, é natural e livre de produtos químicos, porém ele é bem calórico, uma colher de sopa equivale a 110 kcal.
 E aí, vai um chazinho?

5 comentários:

  1. Adoro chás e sempre fazem bem, nem que só pra relaxar e bater papo com amigas! melhoras pro teu filhinho! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Juni!

    Adorei a postagem e aprendi bastante sobre os chás. Espero que o seu pequenino já esteja melhor! Com carinho de mãe eles saram rapidinho!

    Adorei sua visita lá no meu bloguinho (que anda cheeeio de teias de aranha! rsrsrsrs). Muito legal mesmo receber vc!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Own tão fofaaaa, mesmo com ele doentinho não esqueceu da gente, amei a aula, eu mesmo fazia tudo errado kkkkk, vou ficar mais esperta agora, melhoras para o seu pequeno, beijinhos flor lindaaa e obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  4. Que ótima dica, viu!! Adoro chás.
    Tadinho do seu filho... espero que esteja melhorzinho.
    Eu tb passei a semana inteira gripada, com tosse e dor no peito. tô melhorando... devagar e sempre, se Deus quiser!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações