8

Mirtilo, o blueberry cultivado no Brasil

 O mirtilo, Vaccinium myrtillus,  é na verdade a versão brasileira do blueberry, Vaccinium corymbosum, que é nativo de florestas européias, sendo os primeiros relatos da existência desta fruta nas eras pré-históricas da Idade do Bronze, onde em escavações pela Dinamarca encontraram vestígios de uma substância desidratada em pedaços de um pote de barro, que analisada seria mirtilo, farinha e mel. Porém, foi seu cultivo na América do Norte que fez com que a fruta fosse conhecida pelo mundo todo.
 Segundo Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o mirtilo tem as mesmas características do blueberry e contém as mesmas quantidades de pigmentos antocianos, que lhe conferem uma ação antioxidante, anti-inflamatória e baixam a quantidade de colesterol ruim. É também rica em vitaminas A, C e E e minerais como potássio, cobre, ferro e zinco.
 É uma frutinha bem pequenina, de formato circular e que tem poderes mágicos para conferir aos pratos uma cor incrivelmente azul arroxeada, com sabor doce e ácido.


 Em algumas localidades é difícil encontrá-la assim, in natura, é possível achá-la apenas congelada, porém, a vantagem é que mesmo congelada ela retém as propriedades antioxidantes. Há algum tempo essa frutinha tão conhecida nos filmes americanos também tem sido cultivada aqui no Brasil, aumentando as nossas chances culinárias de comprá-las frescas!
 Trouxe mais uma ideia de geleia, caso você encontre-as dando "sopa" no supermercado ou na feira, ou quem sabe, congeladas, não tem problema. A deliciosa geleia é facílima de fazer, como vocês já perceberam nas outras receitas de geleias e, esta daqui, fica com uma cor maravilhosa!
 Eu a usei para cobrir um cheesecake que ficou com um sabor simplesmente divino!

Geleia de Mirtilo

Ingredientes

200 gramas de mirtilos
1 xícara de chá de açúcar

Modo de fazer

 Lave e seque os mirtilos. Coloque-os em uma panela com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexa até que o açúcar esteja dissolvido. Deixe cozinhar até adquirir consistência de geleia.



 A receita do cheesecake estará no próximo post.
 Beijinhos!

8 comentários:

  1. Essa frutinha é muito linda e boa! Conheci aqui no interior e a geleia é maravilhosa! Também a comprei como passas, ótima! beijos,tudo de bom,chica e lindo fds!

    ResponderExcluir
  2. Delicia..amo,lindo final de semana,beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Juni,

    Acredita que experimente blueberry, pela primeira vez, essa semana? E, é uma fruta fácil de encontrar por aqui.
    Amei o gosto, e ainda mais quando li sobre as propriedades dela, nesse post.
    Ahh eu vou fazer essa geleia, assim que encontrá-las numa boa promoção.
    Muito bom esse post. Amei! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca experimentei...mas parece tão gostosa!Vou procurar por aqui.bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca experimentei...mas parece tão gostosa!Vou procurar por aqui.bjs.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Juni.
    Acabo de chegar por aqui, gostei muito da receita, parece bem gostoso.
    Um lindo domingo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Juni.
    Vim lhe desejar que nesta semana a se abrir feito as flores na primavera, desejo-lhe as melhores coisas desta vida e que os anjos de Deus estejam ao teu lado! E ao lado dos seus filhos lindos. Uma semana abençoada!
    Obrigada pelo carinho.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações