13

Segunda Natalina: Doce magia de framboesas


 O Natal é uma data repleta de tradicionalismos, símbolos e um dos costumes mais praticados é o da troca de presentes entre as pessoas. Essa prática tem origem em épocas bem remotas, muito antes de Cristo, no período Neolítico, conhecido como Era da Pedra Polida em 8000 a.C. Nessa época ocorreu a chamada Revolução Agrícola, que consiste na descoberta do plantio dos alimentos para a subsistência.
 As mulheres eram responsáveis pela coleta de raízes e sementes para a alimentação e por um "descuido" essas sementes caíam e brotavam, descobriram assim que enterrando as sementes poderiam ter alimentos! Parece-nos óbvio, mas ainda não sabiam que era desta forma, até o pequeno incidente ocorrer.
  Há relatos de que nós mulheres somos as responsáveis pela invenção da agricultura!
 Onde entra a troca de presentes? Voltando ao foco... Com a prática da agricultura os grupos começaram a "trocar" entre si o que sobrava de suas produções, portanto, na história do homem os primeiros relatos de trocas de presentes ocorreu nesta época. Essa permuta não se caracterizava objetivamente como um presente, porém, hoje o entendemos assim, por ser um costume que auxiliava e agradava a quem dava e a quem recebia. A prática continuou e foi tomando forma e conceitos particulares de acordo com cada povo e cada cultura.


 No Natal a troca de presentes teve origem com os três reis magos Baltazar, Gaspar e Belchior presenteando Jesus no dia de seu nascimento com ouro, mirra e incenso. Essa é uma história muito bonita que dará origem a outro post aqui no blog!



 Hoje, vivendo em uma era excessivamente consumista, a prática de trocar presentes pode ultrapassar os limites e conceitos verdadeiros da ação Cristã. Por isso, venho trazer uma proposta mais simples de agradar aqueles por quem temos carinho e ternura. Não importa se são muitos ou apenas uma pessoa querida, a questão não é a quantidade de pessoas para presentear, pois afinal de contas, o que mais temos hoje em dia são uma infinidade de lojas vendendo produtos a preços acessíveis para a maioria da população, sendo que, muitos indivíduos rendem-se ao ato de "comprar apenas uma lembrancinha".
 Não estou condenando quem o faz, afinal eu também já fiz isso! Mas através dos tempos e da aquisição de um novo pensamento eu pude verdadeiramente enxergar que além de não agradar tanto quanto um presente feito por mim, essas pequenas lembrancinhas eram inúteis e praticamente descartáveis! Lamentável...
 Um presente feito por você traduzirá o carinho e afeto que tens por quem recebe! Colocar o seu tempo e dedicação em fazer algo para alguém é uma bonita prova de que você pensa naquela pessoa, você se importa com ela a ponto de dedicar-se a confeccionar algo com suas próprias mãos, devotando-se e empregando seu valioso tempo na preparação daquele presente.


 A primeira ideia que trago é a produção de geleias! Eu adoro geleias, seja com torradas, pão ou até pura! Fiz geleias de várias frutas e ao longo das semanas vou postando as receitinhas. Fiquem de olho!
 Fazer geleias não é difícil, basta dedicação, atenção e muito carinho! Você pode fazer as geleias e colocar em vidros que já tenha guardado, afinal, uma crafter que se preza não joga no lixo aqueles lindos e chamativos vidros, não é mesmo? Basta esterilizar os vidros e as tampas. Veja como clicando aqui. 


 Framboesas, pequeninas e delicadas frutas que saltam aos nossos olhos por singular beleza.
 Minha sugestão de guloseima para presentear é Geleia de Framboesa! Fácil de fazer, original e muito saborosa, com certeza, quem ganhar esse mimo irá se deliciar!


 Geleia de Framboesa

Ingredientes

  • 120 gramas de framboesas frescas ou congeladas;
  • 100 gramas de açúcar
Modo de fazer

 Coloque as framboesas com o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio.



 Quando as framboesas começarem a soltar o suco e o açúcar a dissolver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 10 minutos.


 Após este tempo mexa delicadamente, mas com constância, até adquirir o ponto de geleia. Caso prefira, faça o teste do ponto, pingando um pouco de geleia num pires, se ela escorrer lentamente está no ponto certo.
 Simples não? Mas muito saborosa.


 Coloque a geleia em vidros e está pronto o seu presente feito a mão! Para armazenar a geleia corretamente, siga as instruções clicando aqui.




 Essa postagem participa da Blogagem Coletiva Segunda Natalina, que acontece no blog da Michelle, Decoração e Invenção.


Confira quem mais está participando:

 Michelle, do blog Decoração e Invenção, com Centros de mesa

 Kátia , do blog Katola Karambola , com Creme de Castanhas Portuguesas

 Juliana , do blog Ju Artes Crochê e Tricô, com Papai Noel Segura Cortina


 Bruxa, do blog Poções de Arte, com Boneco de Neve

Ana , do blog Brincando de Casinha , com Inspirações para o Natal
Lúcia , do blog Koisinhas Chiques, com Árvores de Natal





13 comentários:

  1. Que linda postagem!!!! E que linda participacao!
    Eu acredito que quando fazemos algo para presentear de forma artesanal o valor eh muito maior!
    Delicia de geleia de Framboesa! Facil, ne?
    Bjs e uma semana de paz!

    ResponderExcluir
  2. Tao linda suas explicacoes querida.Desculpu-me pela falta de pontuacao,mas estou no telefone.Eu fiz geleias no verao com frutas do meu jardim e sempre ofereco no natal junto com bolachas q faco e bolos,acho mas original.Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. HUm, nossa a cor da frambroesa já atrai demais. A receita é fácil mesmo, mas como vc. falou, simples mas com muito sabor. Adoro presentear amigos com geléias ou doces, vai com um carinho a mais ^^.

    bjs e linda tarde

    ResponderExcluir
  4. Oi Juni!
    Eu amo fazer geleias e tenho a mesma opinião. Acho que que um presentinho feito feito pela própria pessoa consegue transmitir p/quem ganha um aconchego inexplicável.
    Amiga, obrigada pelo carinho, vc é muito especial p/mim
    Bjssss e uma semana super abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga!!! Seria a minha amiga secreta? Rs... ou vc quem me tirou? Curiosa, kkkk.
    Que linda postagem, amei. Fotos maravilhosas, parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Juni,
    Adorei a dica da framboesa,realmente o natal pode ser ainda mas gostoso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi !!!Um presente muito delicioso,ainda mais feito poe quem presenteia .Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Juni, parabéns pela postagem. Acredita que eu nunca comi framboesa? rsrs Essa geleia me deu mais vontade ainda, ficou perfeita.

    Também acho que as pessoas deveriam comemorar o real significado no Natal, mas é incrível como ele fica esquecido com tantas compras. A lotação nas lojas é insuportável.

    Passando também para deixar o link da minha participação na segunda natalina: http://www.artesanatoqueeuamo.com/2014/12/papai-noel-de-tecido-segunda-natalina.html

    Uma semana maravilhosa para você!
    Bjim

    ResponderExcluir
  9. Juni, sua princesa linda....

    Você me deixou me sentindo que posso fazer geleias, acredita? O poder de uma imagem bem feita e de palavras com uma receitinha... Ah sua florzinha!!!
    Tô só matutando onde posso conseguir framboesas... AMEEEIIII
    Lindas imagens, a geleia em si deve estar deliciosa e seu jeitinho de escrever me encanta.

    Beijokas mil, amada! Você enriquece esse BC e nossas inspirações!!!

    ResponderExcluir
  10. Ai Juni! Deu água na boca!
    Quando era criança, a mãe tinha um pezinho desse em casa - que nasceu lá... sozinho rsrs, mas não foi sementes que ela colheu, devem ter sido trazidas por passarinhos... rsrs. Era um pé pequnininho e eu e as irmãs adorávamos comer "amorinhas" como falávamos.

    Realmente um crafter que se preze tem armários lotados de vidros (no meu caso rsrs) e com certeza ganhar um presente assim, é maravilhoso, ainda mais se for fã de geleias como eu. Bom... eu gosto de fazer meus mimos e quando não os faço, costumo comprar artesanatos de presente - bordados, biscuit, pois sei que muitos curtem arte.

    Obrigada pelo carinho lá na caverna. Atualizando.
    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
  11. Juni,

    Que lindo seu post. E adorei a receita de géleia de framboesas.
    Eu já fiz muita geléia de jabuticaba, sempre tinha um estoque enorme. Aqui num tenho nem a fruta...rsrs...Vou fazer sua receita e deixar minha mesa de Natal mais vermelhinha :)
    Besitos e uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  12. Oi Juni
    foi bom saber sobre a origem das permutas no Natal
    e que somos responsáveis pela origem da agricultura!
    não sabia!

    eu prefiro presentes simples, fico feliz quando ganho algo
    feito com o carinho da pessoa

    Os presentes simbólicos que Jesus ganhou
    deveriam nos ensinar sobre essa simplicidade
    mas atualmente, andam esquecida.

    A geleia de framboesa deve ser deliciosa!
    e suas imagens como sempre, são lindas
    dá pra saborear vendo daqui de tão verdadeiras!

    agora ja aprendi, quem sabe possa fazê-la algum dia
    quando tiver as framboesas

    beijo,
    Zizi


    ResponderExcluir
  13. Oi Juni.
    Mas um post perfeito e que concordo com tudo que está escrito. Quase fiz um parecido, mas deixei para postar no decorrer da semana. Vamos ver se consigo com minha internet e computador péssimos. Só que no meu caso as geleias são de acerola e jabuticaba. Essa parece ótima mas por aqui não acho framboesas.
    Bom resto de semana! Bjos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações