3

Você guarda vidros? Então venha aprender a esterilizá-los!

 Quando guardamos os frascos de palmitos, molho de tomates, geleias, azeitonas e tantos outros alimentos nem sabemos ao certo o que fazer com eles!
 Eu tenho muitos vidros guardados. Os de palmito, que para mim são os mais "simples" eu retiro o rótulo, lavo e mando para a reciclagem e os outros, mais "chiques", eu guardo! Na verdade sou meio doida por vidros, guardo as garrafinhas de leite de coco, de azeite, de vinagre (compro o vinagre que vem na embalagem de vidro), de café solúvel, de molho de tomate, enfim, vou guardando e sempre chega o momento de usá-los.
 Já fiz decoração de mesa em festa de aniversário com vidros de geleias cheios de água colorida com anilina e velas flutuantes, já utilizei os vidros na decoração de Halloween da mesma forma e também os utilizo para armazenar alimentos. Neste caso, precisamos esterilizar os vidros para guardar os alimentos sem risco de estragar e colocar a perder todo nosso trabalho!
 Você pode guardar nos vidros geleias caseiras, açúcares aromatizados, compotas de doces, conservas, licores artesanais entre tantos outros alimentos.
 Para esterilizar os vidros, siga as instruções descritas abaixo:

  1. Retire os rótulos dos frascos de vidro deixando-os de molho cobertos em água com detergente, de um dia para o outro. Alguns rótulos são mais, digamos, "persistentes" e não saem não facilmente, neste caso, mergulhe o frasco em água morna com detergente, deixe agir um pouco e faça a remoção.
  2. Lave bem os vidros e enxague bastante.
  3. Coloque em uma panela que cobrirá totalmente os vidros com água. 
  4. Leve ao fogo e deixe levantar fervura.
  5. Após o ponto de ebulição da água, que ocorre quando as "bolinhas" começam a subir sem parar, conte 10 minutos.
  6. Após este tempo, desligue o fogo e com um pegador, também esterilizado em água fervente, coloque os vidros e as tampas sobre um pano limpo de boca para baixo.
  7. Deixe secar e após a secagem, vire-os sem colocar as mãos na borda ou dentro do vidro.



 Pronto, seus vidros estão esterilizados! Para acondicionar geleias e compotas doces por mais tempo siga os passos descritos abaixo:

  1. Faça a geleia ou a compota da maneira que está acostumada.
  2. Assim que estiver pronto, com o doce ainda quente, utilize uma colher também esterilizada em água fervente para colocar o doce nos vidros esterilizados.
  3. Coloque o doce ou geleia até a "cintura" do recipiente, que é aquela marca afunilada dos vidros, geralmente bem próxima da "boca" do frasco. Veja a foto.
  4. Tampe bem. 
  5. Coloque o frasco de vidro de cabeça para baixo dentro de uma panela com água até cobri-lo totalmente.
  6. Leve ao fogo e assim que começar a ferver, conte 5 minutos.
  7. Após este tempo desligue o fogo e deixe esfriar totalmente.
 
 Desta forma seus doces, compotas e geleias estarão hermeticamente guardados e poderão resistir mais tempo fora da geladeira. Você saberá que o procedimento deu certo observando a tampa, que deverá estar levemente, sutilmente abaixada ou então, ao abrir o vidro, pois fará um barulho peculiar, como um "ploft", como quando abrimos os vidros de geleias compradas prontas, sabem?
 Tentei explicar da maneira mais simples, para que todos possam acompanhar a minha maratona de postagens utilizando os vidrinhos guardados e também fazer suas próprias receitinhas e acondicionar nos seus vidros reutilizados.
 

3 comentários:

  1. Explicaste muito bem,Juni e,na certa, será bem útil pra quem os quer utilizar e não sabia! Valeu! bjs, linda semana,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Ola Juni,temos manias parecidas.Tambem guardo os vidros.Dica super util para quem ainda n sabe.beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Faço assim em todos os vidros que guardo. E você explicou direitinho.
    Coloco geleias e doces em compota para presentear.
    As garrafas eu decoro com pinturas artesanais e vendo rsrsr
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações