11

Feliz Verão! Sorbet de Coco...



 Com tanto Sol e altas temperaturas de um verão alegre e tropical, a culinária exige receitas naturalmente refrescantes.
 Pensando nisso decidi fazer um sorbet!


 Não, eu não digitei errado, não fiz sorvete e sim sorbet, um parente bem próximo do sorvete, este feito com proteína animal, sendo a principal característica que os diferenciam.
 O sorbet não leva nenhum tipo de proteína animal ou gorduras, é feito de suco de frutas, açúcares e pode ser adicionado algum tipo de bebida alcoólica no seu preparo, sua consistência é a da típica raspadinha que as molecada adora!


 O sorbet é muito utilizado na alta gastronomia para limpar o paladar entre um prato e outro - chique não é mesmo? Mas não foi com este intuito que decidi fazê-lo e sim de aproveitar um coco que bati para fazer leite de coco, fiquei com pena de jogar fora e o aproveitei para uma sobremesa leve e refrescante.


 Qual seria o sentido deste limpar o paladar entre um prato e outro?
 O sorbet seria um entremet que em francês significa entre pratos. Eram muito comuns em banquetes na Idade Média serem servidos os entremets, ou seja, pratos servidos entre os pratos principais junto com uma dança ou música para entreter os convidados. Na mudança de ingredientes da constituição de um prato e outro, como uma carne vermelha ser servida logo após uma carne branca, o sorbet era servido para limpar o paladar.
 A receita de sorbet já era feita na Europa Setentrional desde 500 a.C.! O vinho era misturado a neve das montanhas, imagina isso! Depois vieram nossos amiguxos chineses que encontraram uma forma de manter o suco de frutas gelado e endurecido com o uso de algas marinhas.
 Do leste asiático o sorbet foi levado para a Pérsia até chegar à Sicília, tornando-se muito comum nas mesas italianas. No século XVI foi levado à França por Catarina de Médici.


 O sorbet foi protagonista da nouvelle cuisine, estilo culinário largamento difundido na década de 60 e tendo como característica a comida de alta qualidade, valorizando sabores sutis e pratos bem elaborados nas suas apresentações.
 Bem distante de tanta sofisticação, eu humildemente preparei o meu sorbet e servi como sobremesa mesmo, para refrescar e alegrar a família!



Sorbet de Coco

 Ingredientes

  • 1 coco ralado ou triturado
  • 1/2 xícara de chá açúcar
  • 1 e 1/2 xícaras de chá de água




 Modo de fazer

 O coco deverá ser ralado na parte mais fina do ralador ou triturado no mixer ou liquidificador. Misture-o com o açúcar e 1 xícara de chá de água, leve ao fogo bem baixo e deixe ferver por mais ou menos dez minutos.
 Acrescente a água restante e leve para o freezer até começar a congelar. Retire do freezer, quebre com um garfo os cristais de gelo que já estarão formados e retorne ao freezer para congelar novamente, repita esta operação umas três vezes, isso fará com que o sorbet aumente seu volume e adquira uma consistência característica da receita, como se fosse uma raspadinha mesmo.
 Caso queira acrescentar champagne, espumante, vinho ou vodka, faça isto depois de retirar a mistura do fogo e esfriar um pouco, mas não coloque a meia xícara de água restante, acrescente uma dose da bebida escolhida.
 A medida de açúcar também poderá variar a seu gosto.


 Esta receita pode ser feita com outras frutas como manga, goiaba, melão ou melancia; dependendo da fruta e do seu gosto, será necessário bater no liquidificador após ferver na panela, caso queira uma mistura sem sementinhas, no caso das goiabas, ou fiapinhos como a manga, deverá passar pela peneira depois de batido. 












11 comentários:

  1. Noooossa, minha amiga está tri chique!! É mesmo muito legal isso e funciona bem para limpar os sabores!Adorei! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Simples, delicioso, e principalmente fácil de preparar! Do jeito que sabe bem, principalmente no verão. Com manga também deve ficar uma delícia.
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Oi Juni!
    Além de chique, esse sorbet deve ser muito saboroso, hummmmmm...
    Parabéns pela bela sobremesa!
    Bjsssss querida

    ResponderExcluir
  4. Uauuuu, deve ser delicioso esse sobert, além de ser muito chique. Eu nunca tinha ouvido e nem lido falar dessa sobremesa, e com várias utilidades. Refrescar, limpar o paladar entre um prato e outro, além de ser saboroso.Obrigada por partilhar conosco. Tbm agradeço pelas visitas em meu cantinho, onde vc deixa sempre um carinho em forma de comentário.
    Bj e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de sorbet e o meu preferido é o de limão, leve e refrescante.
    Adorei conhecer a sua história, eu que pensava tratar-se de uma invenção moderna. Nunca o preparei em casa, mas, com as suas dicas, parece-me ser um processo bastante simples.
    Bom fim de semana!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Juni!
    Eu gosto bastante, já fiz de limão com alecrim, mas de coco deve ser ainda melhor, adoro o sabor de coco e uso bastante nas minhas receitas, vou experimentar fazer. Ah, adorei saber sobre o sorbet.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ju,

    O sorbet é coisa chique.
    Acredita que nunca provei? Deu vontade agora.
    Você sempre trazendo muito conhecimento.
    Uma linda e abençoada semana! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eita menina chic. ..nunca tinha ouvido falar em sorbert .Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Eita menina chic. ..nunca tinha ouvido falar em sorbert .Beijinhos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações