6

Tá frio aí? Vem tomar Caldo no Pão rústico italiano...


O nosso fim de inverno está sendo abençoado por muita chuva e um friozinho que clama por uma comida reconfortante e acolhedora. Nada melhor do que um delicioso caldo servido em um típico pão italiano para restaurar as energias de uma semana de muito trabalho!
 Há pelo menos 12 mil anos, na Mesopotâmia, a combinação de farinha, água, fermento e sal faz parte da alimentação das mais diversas culturas mundo afora. A cozinha italiana, repleta de cores, sabores e sentimentos, contribuiu muito para que o "pane" fosse o segundo alimento mais consumido no mundo.
 As massas tradicionais italianas têm variegadas formas desde a tênue "carta da música" ao "grissino", mais conhecido por nós como pão palito. A feitura das massas na Itália são intensas e com muita história em cada receita; em tempos de dificuldades, com pouca farinha, os italianos fizeram a "ciabatta", na fartura de vegetais inventaram os pães recheados como a "focaccia ao formaggio" e a "bruschetta".
 Os italianos são os responsáveis também pela invenção de pães mais do que especiais, como o "panettone" e o "pan di San Giuseppe", que tem a massa em forma de símbolos cristãos e de fartura; existe também em quase toda península italiana um pão que achei bem sinistro, o "fave dei morti" ou "dolce dei morti", uma massa feita com farinha, ovos, açúcar, aromas e amêndoas, posta à mesa no dia de finados com a intenção de serem visitados pelos seus entes que se foram.
 Peculiaridades à parte, o rústico pão italiano tem a casca firme, miolo macio e com um sabor azedo de fermentação, mais ou menos forte, dependendo do tipo de fermento utilizado. E você, já fez o típico pão rústico italiano?



Pão italiano

 Ingredientes

  • 600 ml de água morna;
  • 30 gramas de fermento biológico;
  • 2 colheres de sopa de sal;
  • Azeite de boa qualidade;
  • mais ou menos 1 kg de farinha de trigo.


 Modo de fazer

 Em uma tigela dissolva o fermento na água morna e deixe descansar até ficar cremoso, mais ou menos 10 minutos. Adicione o sal e duas colheres de sopa de azeite, em seguida vá adicionando a farinha e sovando até desgrudar das mãos.
 Trabalhe a massa por cerca de seis minutos, nesse ponto da receita o trabalho é intenso, sove mesmo a massa como se não houvesse amanhã! Unte a massa com azeite e deixe descansar em um local quente até dobrar de tamanho, isso leva mais ou menos quarenta minutos, dependendo do clima.
 Após esse tempo sove a massa mais uma vez, novamente com vontade de malhar os braços! Deixe-a macia e elástica, isso vai levar uns dez minutos! Não é à toa que as mamas italianas têm aqueles braços fortes!!!
 Pré aqueça o forno a 200 graus por 15 minutos.
 Divida a massa em porções e leve para assar, unte-as com bastante azeite. Asse até dourar e a casca ficar firme, dura mesmo! Esse pão tem a casca bem dura, para que possamos colocar a sopa dentro e consumi-la diretamente no pane...


 Para colocar a sopa ou caldo dentro do pão é necessário abri-lo fazendo um círculo e cavoucar dentro retirando todo o miolo, que poderá ser consumido embebido no próprio caldo! Pouco "engordativo" né?!
 Mangia che ti fa bene!



 Esse pão pode ser feito com fermento biológico seco, com fermento caseiro ou levain, como é chamado, isso irá acentuar o sabor azedinho do rústico pão italiano.
 Agora vamos a receitinha do Caldo? Lembrando que você poderá variar o ingrediente utilizando milho, abóbora, feijão, mandioca enfim, há infinitas possibilidades de ser feliz!

Caldo de Brócolis

 Ingredientes

  • 1 maço de brócolis;
  • 50 ml de creme de leite fresco;
  • 2 colheres de sopa de requeijão;
  • 2 colheres de sopa de cebola picadinha;
  • 2 dentes de alho bem amassados;
  • sal e pimenta à gosto.

 Modo de fazer

 Cozinhe o brócolis em 1 litro de água, quando estiver macio bata no liquidificador com a água do cozimento. 
 Refogue a cebola e o alho em um pouco de óleo e junte a mistura liquidificada, deixando reduzir até engrossar no ponto que você desejar; a redução demora e deve ser feita em fogo brando.
 Junte o requeijão ao creme de leite e misture bem, acrescente ao caldo e mexa bem. Coloque sal e pimenta do reino à gosto.
 Sirva no pão italiano, acompanhado de bacon frito ou peito de frango desfiado e refogado com tomate picadinho, cheiro verde e sal.
 Buon appetito!





6 comentários:

  1. Juni, que lindo ficou teu post. Esse pão, maravilhoso. O caldo, muito bom! Tudo lindo e bem mostrado. Mas a foto inicial DIVINA!! Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Juni!!!
    Vim pelo aroma que chegou aqui! rsrs
    Sou alucinada por pães, é uma coisa que não consigo cortar da minha alimentação de jeito algum.
    Esse seu pão italiano está de babar, já anotei a receita!! E combinou tão bem com essa sopinha! hmmmmm
    Beijos e ótimo final de semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uau! Que lindo,que delicioso! O pão n arrisco fazer não, compro pronto por cá, mas este caldinho,hum amei! Obrigada por partilhar, vou fazer,feliz final de semana, beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Juni,
    Que delícia de receita. Por aqui já começou a esfriar, uma sopinha cai bem...hummm...
    Nunca fiz pão italiano em casa, vou tentar. Quando faço fondue compro pão rústico, por que não encontro o italiano.Deve ter alguma coisa, tipo não vendemos pão italiano em padaria espanhola...rsrs...Besitos

    ResponderExcluir
  5. Nossa que delicia!!!!!
    Estou com água na boca Juni,que maravilha, vou tentar fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Receita mais que sugestiva para esses dias frios! Ótima apresentação.
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações