4

Equinócio da Primavera

 A primavera teve início no equinócio de setembro aqui no Hemisfério Sul e vai até o solstício de dezembro. Equinócio, do latim aequus - igual e nox - noite, é o fenômeno onde a duração do dia é exatamente igual à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz. Esse acontecimento ocorre apenas duas vezes ao ano.


 A distribuição dos raios solares em nosso planeta ocorre devido uma inclinação do eixo de rotação da Terra com relação ao eixo de translação, assim, em um período do ano, a luz solar refletirá com maior intensidade sobre um dos hemisférios, revezando em outra parte do ano, conforme o movimento da Terra.


 Porém, em dois dias do ano, a Terra coincide em pontos onde os raios solares refletem verticalmente à linha do Equador, ocasionando a mesma distribuição de luz para ambos os hemisférios, ocorrendo desta forma o equinócio. Os dias e as noites têm então duração igual, ou seja, doze horas, uma vez que o plano da órbita terrestre ao redor do Sol cruza o equador celeste.


 O equinócio é o fenômeno que define as mudanças de estações do ano em ambos os hemisférios. Em 21 de março a primavera tem início no hemisfério Norte e o outono no hemisfério Sul e em 23 de setembro o contrário, a primavera chega para nós e o outono no Norte.



 Já o solstício, do latim sol + sistere - parado, ou seja, sol que não se mexe, consiste no instante em que o Sol atinge o ponto máximo de inclinação em latitude em relação à linha do Equador, fenômeno que provoca uma intensidade culminante de radiação solar em um dos hemisférios, evidenciando o solstício de verão, em que o dia é maior do que a noite. Nesse mesmo instante, do outro lado do globo, ocorrerá o solstício de inverno, quando a noite é maior do que o dia.


 Portanto, em 23 de setembro às 5 horas e 20 minutos a primavera teve início aqui no hemisfério Sul e irá nos acompanhar até 22 de dezembro... A primavera é a estação das flores, cores e muita alegria.


 Cada estação nos traz um sentimento, uma reflexão e mesmo que inconscientemente, sempre fazemos uma analogia de alguma emoção com a estação do ano que está por vir. A primavera é tempo de desabrochar os sentimentos mais coloridos e alegres contidos em nossos corações, sentir a brisa amena que nos acaricia envolta dos raios solares que aquecem os nossos dias.



 É tempo de esperar a chuva abençoada, para que as plantas floresçam viçosas e alegres...


... Até que o  Sol comece a aquecer os brotos da relva, porquanto na paciência da natureza, pouco a pouco, comece a brindar nossos olhares com o seu verde esmeralda, como se estivéssemos admirando os olhos de Deus!


 A primavera, assim como todas as outras estações é inspiradora, porém, a primavera sugere-nos que preparemos a casa à sua espera, abrindo as portas e janelas, não somente de nossos lares, mas de nossa alma, de nosso coração para que o Sol possa aquecer e energizar cada ambiente, cada sentimento salutar que há em nós.


 E que possamos progredir, que tenhamos a capacidade de nos sentirmos livres para possibilitar o florear de nossas almas rendidas às belezas divinas da nova estação que entra mais uma vez em nossas vidas!



 Feliz primavera à todos!

4 comentários:

  1. Juni,estou sempre aprendendo um pouquinho a mais com vocês,amei sua palavras.
    Que a primavera renove a nossas vidas!
    Bjs e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. olá Juni, estou saindo daqui com aprendizado haha... q camera boa vc tem eim, nos proporciona ver os detalhes da beleza que o Criador nos proporciona... cada coisa simples e linda... que embeleza os olhos e a alma... uma boa semana pra vc! bjos

    ResponderExcluir
  3. Juni, adoro suas postagens sobre a natureza. Amo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá queridaaa!!Belas imagens!!
    Linda semana para vc!Tudo de bom!Bjuss

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações