0

Natal

O Natal é uma época repleta de dualidades. Enquanto uns amam, outros detestam, uns sentem-se felizes e entusiasmados, outros tristes e desmotivados.
Como você se sente nas festividades de final de ano?


Memórias todos temos. Ainda que para alguns sejam poucas, em algum momento existem lembranças de algum Natal passado com a família, amigos ou ainda que só.


Essa semana uma pessoa me disse que não tinha motivos para comemorar, pois ela não iria ter Natal. Ela está longe da família, está entre amigos, novos amigos que fez, mas não se sente bem no lugar em que precisa ficar, queria ir pra casa, mas ainda não pode. Ela chorou, está triste.


Eu tentei entender, embora não saiba o que é esse sentimento, apenas imagino, mas ainda assim tentei ajudá-la.
Disse que o Natal está dentro de nós, independente de onde estivermos.


Fiquei pensando sobre isso... Se eu realmente viveria o Natal longe de casa, longe da minha família, ainda que consciente de que outros natais viriam, será que eu viveria com alegria e entusiasmo aquele Natal solitário?


É difícil esse papel, o de se colocar no lugar do outro, principalmente quando nossas escolhas não condizem com as da pessoa em questão. São vidas diferentes, caminhos, preferências, inclinações... Tudo oposto.
 Ainda estou pensando se agiria com revolta, se aceitaria e tentaria escolher a alegria do Natal ou a o pesar da falta.


É interessante como algumas pessoas mexem com a nossa forma de pensar e na maneira como lidamos com as coisas, nos fazem refletir imaginando situações e como seríamos naquele momento. De uma frase que eu disse, parei pra pensar a semana inteira.


Eu sempre acreditei que o Natal está em nós, mas será que vivo isso?
É minha essa alegria ou está depositada nos meus filhos, no meu marido? E se um dia eu estiver só, viverei essa alegria?


É forte isso! Vai além do que podemos imaginar e raramente paramos para pensar a respeito.
Somos únicos e solitários. Ninguém pode caminhar por nós, ninguém consegue mudar algo em nós, ninguém faz transformações morais e de sentimentos em nós. Esse caminho é só nosso e é um trabalho solitário, que apenas nós com nós mesmos é que temos a capacidade de efetuarmos. Realizações morais, conquistas, mudanças, transformações de pensamentos e sentimentos, cabem a nós fazermos ou não.


Você pode pensar que algumas pessoas são capazes de transformar outras, mudar ações no outro.
E eu te digo que isso não é verdade.
Ninguém consegue nada pelo outro a menos que ele queira.
 Eu só vou mudar se quiser, eu só vou caminhar para frente ou para esquerda ou direita se eu quiser, o outro pode sugerir mas se eu não quiser, não vou. Posso até manipular, fazer de conta que faço pelo outro, mas não é verdadeiro, é apenas se eu quiser!
Ninguém faz nada que não queira, ninguém faz nada que não tenha pensando antes.
Sim, isso também é forte!


E é verdadeiro. Se você refletir de verdade a respeito vai enxergar que é.
Muitas pessoas não querem ver essa realidade porque depositam sempre no outro a responsabilidade de suas ações, depositam sempre em alguém a responsabilidade do que sentem, de como agem e alguns até da forma de pensar. Mas convenhamos, isso não é real.


É imaturidade, falta de consciência e de vontade de arcar com a responsabilidade dos erros, dos defeitos, dos enganos.
Todo mundo em algum momento ou em algum aspecto um dia foi ou será assim. É normal, não se assuste se descobrir que mais da metade das suas ações são colocadas na responsabilidade de alguém. Apenas não se sinta confortável com isso e tome para si o que lhe cabe, pegue as rédeas da sua vida e mude o que deseja, transfira ao outro apenas o que é dele, não carregue nada a mais e nem a menos.


Voltando ao Natal e refletindo sobre, penso que talvez, se estivesse no lugar dessa pessoa que me disse que não está feliz porque não haverá Natal, eu tentaria ficar bem. Eu não estaria feliz, não iria querer passar as festas longe de quem eu amo mesmo que soubesse e tivesse a consciência de que isso seria por conta das minhas ações, mesmo que eu assumisse a responsabilidade eu não estaria feliz, mas me esforçaria para tentar aproveitar o que pudesse e tentar, na medida das minhas capacidades, atingir uma alegria, ainda que inconstante e rápida, mas verdadeira e transformadora.
Continua sendo difícil pensar a respeito, refletir sobre as expectativas que eu ainda coloco nas mãos daqueles que convivem comigo.
Pensar em me colocar verdadeiramente no lugar do outro também é difícil se não temos acesso àquelas vivências, se nossas escolhas são diferentes do outro, mas é um exercício e a cada dia nos tornamos mais capazes de exercermos o papel da empatia, da compaixão, do olhar amigo e tolerante às escolhas equivocadas do próximo, ainda que não façam parte da nossa realidade.


E quando eu digo que o Natal é mágico, é sobre tudo isso que estou falando. Nessa época a tendência às reflexões, em como estamos sendo para nós e para o outro chegam a ser inevitáveis. Essa é a magia, isso tudo modifica a psicosfera de cada ser e consequentemente muda a atmosfera fluídica do planeta, se transformando por algum tempo, sendo este, um tempo onde as emanações amorosas, de tolerância e entendimento estão convenientemente disponíveis para quem assim desejar.


Não consigo parar de pensar em como eu ficaria se estivesse só.


E também não consigo deixar de agradecer por eu ter tido a capacidade de fazer escolhas que hoje trazem construções tão bonitas na minha vida.
Filhos que estão a minha volta, um marido que me apoia, irmão, cunhados e cunhadas que eu amo, sobrinhos que eu tenho no meu coração com tanto amor e carinho, lembranças e recordações do meu pai, da minha sogra, memórias e vivências com a minha mãe e escolhas minhas, que apenas eu fui capaz de fazer e hoje tenho consciência da responsabilidade sobre cada uma que fazem de mim o que sou hoje.
É impossível não agradecer.


Espero sempre ter condições de perceber Deus na minha vida, ainda que os ventos não sejam favoráveis, ainda que os sentimentos sejam tristes, que eu sempre tenha forças para agradecer por tudo e que além disso, eu tenha consciência para acessar o conhecimento que tenho e enxergar em cada dificuldade uma oportunidade de mudança e transformação.
Desejo que você também seja capaz disso tudo e que todos possamos um dia nos colocarmos no lugar do outro sem nenhuma dificuldade. Nesse dia o amor prevalecerá e o planeta estará em outro patamar na evolução dos tempos.


Tempo de Natal... 
Tempo de reflexão, de magia, de mudança... 
Tempo 
Qual o seu tempo?

0 comentários.Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações