1

Permacultura holística

 

Você conhece a permacultura? Sabe o que é?

Vamos juntos desvendar um pouco dessa mistura entre Ciência e Sabedoria Popular, sustentabilidade, ecologia e técnicas Holísticas, tão em alta hoje em dia que como já vimos aqui, existem há mais de 5000 anos.

O termo Permacultura tem origem do inglês Permanent Agriculture e passou a ser compreendida como Cultura Permanente. A expressão foi inventada por dois ecologistas australianos David Holmgren e Bill Mollison, em 1978.

A permacultura abrange conhecimentos de diversas áreas científicas, indo muito além da agricultura. Junta métodos holísitcos, sustentabilidade, formas de cultivo financeiramente viáveis entre tantas outras coisas.

Para Mollison "A permacultura é uma filosofia de trabalhar com, e não contra a natureza; de observação lenta e pensativa em vez de trabalho prolongado e impensado, e de olhar para plantas e animais em todas as suas funções, em vez de tratar qualquer área como um sistema único."

Compreensão da ecologia, leitura da paisagem, do reconhecimento de modelos naturais, do uso de energia e de como manejar os recursos naturais de forma correta com o intuito de planejar e criar ambientes sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza são alguns dos conceitos de permacultura.

Hoje em dia é considerada uma Ciência Holística e de caráter socioambiental, que reúne o conhecimento científico com o saber tradicional popular e objetiva é claro, a nossa permanência como espécie na Terra.

Permacultura envolve o todo, engloba cada organismo como parte de uma estrutura total sendo que um depende do outro e cada um está ali por uma razão em comum. Somos um mas também fazemos parte do todo e tudo o que pensamos, sentimos ou fazemos afeta esse todo.

O poeta inglês Francis Thompson escreveu: “Por um poder imortal, todas as coisas, perto ou distante, ocultamente estão ligadas entre  si. E tão ligadas estão, que não se pode tocar uma flor sem incomodar as estrelas”. 

Essa frase retrata bem o que o físico John Stewart Bell propôs em 1964 sendo confirmado apenas em 1972 por várias experiências feitas em série. Sua teoria afirma que se uma molécula for dividida de tal forma que os elétrons se separem e depois o spin de um elétron for alterado, os spins dos outros elétrons que originalmente estavam unidos a eles vão corresponder-se imediatamente, não importa a que distância esteja um do outro.

Isso é maravilhoso e ao mesmo tempo assustador, mas pouco compreendido entre as pessoas e na rotina de vida de cada ser humano visto que, cada vez mais encontramos ações pensadas apenas em si mesmos, individualizando os resultados e tendo uma óptica egoísta sobre cada escolha do dia-a-dia.

Para compreendermos a permacultura em sua essência iremos conhecer suas três éticas e doze princípios a fim de que possamos aplicar isso em todas as áreas de nossa vida cotidiana. Sim, isso é possível, você sabia?

Na próxima postagem iremos conhecer estes princípios e compreender a aplicação de cada um deles em pequenas ações da nossa rotina.

Gostou do tema abordado? Deixa nos comentários sua opinião.

Beijinhos de luz!



Um comentário:

  1. Muito bom poder adquirir estes conhecimentos, até então não tinha, gostei, e procurarei aprender mais.
    Gratidão.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações