4

Vivendo holisticamente


Holístico, holismo, holisticamente...
Holos do grego, que significa inteiro / todo, a terapia holística considera o todo não apenas como a junção de suas partes, busca entender os fenômenos por completo, integralmente.
A expressão holismo foi criada por Jan Smuts, primeiro ministro da África do Sul, em seu livro publicado no ano de 1926, Holism and Evolution, onde ele define: "A tendência da Natureza através de evolução criativa, é a de formar qualquer "todo" como sendo maior do que a soma de suas partes."


Terapia Holística são um conjunto de técnicas variadas que tratam o ser em todas as suas dimensões: física, mental, espiritual e emocional.
Dentre as técnicas mais populares utilizadas estão acupuntura, yoga, aromaterapia e cromoterapia além de reiki, terapia floral, fitoterapia, apometria entre outras. As origens dessas técnicas datam de mais de 5000 anos atrás e de diferentes lugares como China e Índia, por exemplo.


O objetivo principal é tratar o ser como um todo.
As terapias holísticas servem para o equilíbrio do campo físico, emocional e energético, podendo ser aplicada em seres humanos, animais e em ambientes e espaços.
Stephan Harding, pesquisador do Departamento de Ecologia Profunda e coordenador do mestrado de Ciências Holísticas do Schumacher College, no Reino Unido, diz que a chave para viver de maneira holística é trabalhar a si mesmo para perceber até que ponto você está ou não sendo controlado por uma visão mecanicista de mundo.
Consumir menos, descobrir sua própria sabedoria ecológica, iniciar uma relação de respeito com os seres vivos, conectar-se com a totalidade e ter consciência de que o Universo e a Natureza estão intimamente ligados formando um todo é, de certa forma, viver holisticamente.


Quando questionado sobre como fazer isso rotineiramente, Stephen Harding diz: "Para mim é fácil, pois eu vivo e trabalho aqui na Schumacher College. Apesar de ter um carro, quase nunca o uso. Eu parei de viajar em grande parte e eu realmente penso muito antes de comprar qualquer coisa. Eu tento reparar, reutilizar e reciclar o máximo possível. Eu tenho relações de amor muito poderosas com todos os organismos ao meu redor, com as árvores, com as aves, com a terra, os fungos, o solo, o ar, as pedras. Eu cultivo uma relação de amor profunda com eles e com as pessoas ao meu redor aqui na comunidade. Mas, mais importante, eu estou continuamente trabalhando em mim mesmo para descobrir minha própria conexão com a sabedoria profunda que está ali mesmo no cerne da matéria, no cerne do universo."


É uma mudança de estilo de vida e como a maioria das mudanças muito difícil de ser vivida, experimentada e conquistada. Não se cobre tanto, faça as coisas no seu tempo, respeitando seus limites e suas crenças, tenha paciência com sua essência se sua tendência for resistir. Vá aos poucos, mudando pequenas ações, repensando sobre consumismo, ações individualistas que atacam o todo sem nos darmos conta, simplicidade e verdade sempre. 


Tente uma conexão com o seu coração, olhe para dentro dele com carinho e faça uma arrumação. Sim, isso não é conversa fiada. Organize seus sentimentos, dê nome à eles, catalogue o que tem dentro de você, se precisar escreva, assim ficará fácil visualizar o que você é, como sente a respeito das pessoas, das situações, dos problemas, das alegrias.
Isso é muito importante, voltar o olhar pra você e trabalhar suas dificuldades, enxergar suas potencialidades, utilizar todas as ferramentas disponíveis para ser melhor.


Aos poucos você terá conquistado todo o desconhecido território do seu coração, conhecendo a fundo sua essência.
Quando tiver feito essa conexão consigo mesmo, reconecte-se com a mãe natureza, traga seu olhar para essa beleza maior que Deus nos oferece.
Mas eu moro em apartamento, moro em uma selva de pedras, moro em uma casa pequena e mal tenho tempo de fazer uma caminhada em um parque...
São desculpas, crenças limitantes, justificativas falsas para a auto sabotagem que praticamos dia após dia.


A conexão com a natureza pode ser feita através do simples olhar para o céu, o admirar da lua, o olhar voltado para a grama em frente o trabalho, o exemplo da resistência de uma árvore em meio do concreto e da poluição, o contato com seu animal de estimação. 
Tudo está interligado, a conexão depende do que e como sentimos. Posso estar no meio de uma floresta sem conexão nenhuma, sentindo medo, vontade de sair e do aconchego de casa ou na calçada embaixo da sombra de uma árvore aguardando o ônibus e agradecendo por mais um dia de trabalho, por estar vivo, pela sombra gerada por aquele ser vivo que devo respeitar. Entendem?


Repensar o modo e estilo de vida e a forma como enxergamos as coisas e os acontecimentos são os primeiros passos para se viver holisticamente.
Aos poucos, todas as mudanças necessárias e possíveis, de acordo com o seu adiantamento moral e espiritual irão ocorrer.
Viver holisticamente é viver com respeito. Respeito a você e ao próximo, respeito aos seres que nos rodeiam. É se enxergar como um ser integral, fisicamente ligado à sua mente, mentalmente conectado com seu espírito e espiritualmente vinculado com suas emoções. 
As práticas holísticas são uma consequência, uma necessidade que acontecem com o passar do tempo. Quase que orgânico, a expansão de consciência, o olhar voltado para a essência de cada coisa te trazem de forma natural às práticas holísticas.


Buscar a prática de yoga, por exemplo, para ter consciência do seu corpo, do seu equilíbrio ou desejar a fitoterapia como forma complementar de tratar velhos anseios, pré disposição a alguma enfermidade, tudo isso acontece de forma natural, após iniciarmos o duro trabalho da reforma íntima.
Não tem outro caminho senão o da reforma interior, da reconstrução de nós mesmos, da ressignificação de alguns sentimentos e acontecimentos. Inevitavelmente os olhos do espírito se abrem quando o fazemos e assim buscamos por novos caminhos, por uma conexão com o Sagrado e nossa essência.


Espero que tenham apreciado.
E você, já vive holisticamente? Tem algum interesse em mudança de formas de pensar e agir? Deixa nos comentários, se tiver alguma dúvida e eu puder te ajudar será um prazer.
Beijinhos e até a próxima.


4 comentários:

  1. Boa noite Seres de Luz?
    Amo a natureza, procuro viver com respeito com Tudo que me cerca, é um exercício que aprimora o amor, em sua essência.

    ResponderExcluir
  2. Acredito nessas técnicas ,sempre que possível procuro ensina-las aos meus familiares, sempre traz algum progresso 😊

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas sábias palavras.

    ResponderExcluir
  4. é dificil a pratica como um todo, tem que persistir.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações