O gerânio era uma planta praticamente desconhecida até 1847 quando a indústria francesa ligada à perfumaria descobriu seu potencial aromático. Depois do achado suas folhas começaram a ser utilizadas na culinária para aromatizar cremes, chás e caldas.
Existem diversas espécies dos mais variados aromas como maçã, menta e rosa, rosa e limão, laranja carvalho - aquele da folha com o miolo arroxeado, impressionante não é mesmo?
Já falei do gerânio aqui nessa postagem e sobre meu encanto por esta planta! A admiração é tanta que quando descobri a possibilidade de utilizá-la na cozinha tratei de experimentar.
A primeira experiência foi um Creme ao Gerânio Perfumado. Encontrei essa receita no blog da Neide Rigo, ela retirou de uma revista italiana Nuova Cucina, Creme al Gerânio Profumato.
Fiz com o popularmente conhecido gerânio ferradura - Pelargonium hortorum - mas a receita original é feita com o gerânio citronela - Pelargonium graveolens - o que irei experimentar em breve, por enquanto publico esta, igualmente fascinante.
Mas algo me intriga mais do que o próprio encanto que sinto pela planta, o fato do meu gerânio citronela nunca ter dado flores. Já tentei várias coisas como sol pleno, meia sombra, adubos e nada de flores.
Até a espécie variegata já deu flores e o citronela nada!
Creme ao Gerânio Perfumado
Ingredientes
- 150 gramas de creme de leite fresco;
- 150 gramas de queijo fresco;
- 4 colheres de sopa de açúcar branco;
- 4 folhas de gerânio citronela - utilizei o gerânio ferradura;
- framboesas frescas - utilizei morangos;
- folhas ou flores de gerânio para decorar.
Modo de fazer
Aqueça o creme de leite com as folhas de gerânio e o açúcar em banho maria. Cozinhe por cerca de 10 minutos. Reserve na geladeira até o outro dia ou por mais ou menos 8 horas. Coe a mistura, pressionando bem as folhas. Descarte-as. Junte o queijo fresco ao creme de leite e bata com um mixer. Leve para gelar bem e sirva com as frutas por cima.
Adicionei uma calda de morangos por cima do creme, o que conferiu um charme a mais na receita. Para fazer a calda utilizei pasta de morangos, água e açúcar, levei ao fogo e deixei engrossar um pouco, fiz a olho então não sei as medidas.
É um charme! E eu gostei bastante, acredito que com o gerânio citronela deva ficar ainda melhor pois seu sabor é cítrico lembrando limão.
Faça e me conte, combinado?
Beijos e até a próxima.
0 comentários.Clique aqui para comentar.:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!