0

Comida de domingo

Não existe comida mais significativa para o domingo do que o famoso frango assado com batatas, macarronada e maionese, não é mesmo?

Mas eu não estou falando do frango da rotisseria e sim de um belo frango assado feito aí na sua casa e não amigos, também não será temperado com cubos compactados ou temperos guardados em saquinhos metalizados mas com um bom tempero caseiro preparado por você.

E o melhor disso tudo é que parece difícil, parece trabalhoso, mas não é!


Pode confiar! Vem comigo que é sucesso!


Frango Assado
 

 Ingredientes

  • 1 frango inteiro (cerca de 1,7 kg)
  • 3 cebolas grandes
  • 1 cabeça de alho
  • 2 limões 
  • 1 e 1/2 colher de sopa de sal grosso
  • 1 colher de sopa de páprica doce
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • pimenta-do-reino a gosto
  • azeite 

Modo de fazer

 Rale a casca de 1 limão sem ralar a parte branca, queremos somente a casca verde e não o amargor da branca. Bata no pilão o sal grosso e misture as raspas de limão, a páprica, o açúcar mascavo e a pimenta-do-reino a gosto. Essa é a marinada seca que vamos temperar o frango.
 Seque bem o frango com um pano limpo, coloque-o em uma tigela e tempere com a marinada seca esfregando a mistura de sal e especiarias sobre toda a pele e entre a pele e a carne do peito e também dentro da cavidade do frango. Cubra com um pano seco e leve a geladeira por 1 hora.
 Após esse tempo retire o frango da geladeira 30 minutos antes de levar ao forno. Preaqueça o forno a 220º . Enquanto isso descasque as cebolas em rodelas grossas de mais ou menos 1,5 cm. Regue o fundo da assadeira com um fio de azeite e distribua a cebola em rodelas formando uma cama para receber o frango. Coloque também na assadeira os dentes de alho e regue novamente com uma colher de azeite.
 Regue o frango com azeite a gosto e espalhe bem com as mãos. Corte os limões em quartos e coloque-os na cavidade do frango.
 Posicione o frango na tábua de corte com o peito para cima e encaixe as pontas das asas sob as costas para que elas não queimam enquanto assa. Corte um pedaço de barbante, segure uma ponta em cada mão e posicione o centro do fio onde estava o pescoço do frango. Passe o barbante sobre as coxas, rente à lateral do peito; dê uma volta por fora das pontas das coxas, cruze e amarre, assim as coxas ficam mais rentes ao peito, fazendo com que o calor se distribua de maneira mais uniforme na carne. Puxe as pontas do barbante para baixo, dando uma volta ao redor do frango e amarre junto com as coxas, desta forma a cavidade do frango fica mais fechada, o que deixa a carne mais úmida e suculenta.
 Disponha o frango na assadeira sobre a cama de cebolas e leve ao forno para assar por 15 minutos ou até a pele começar a ganhar um tom dourado. Diminua a temperatura do forno a 180º e deixe o frango por mais uma hora, até assar por completo e ficar com a pele bem dourada e crocante. 
 Para saber se o frango está assado faça um furinho com a ponta de uma faca na junção da sobrecoxa com o peito. Se o líquido sair sem sangue é sinal que está pronto. Se estiver utilizando um termômetro a temperatura interna do frango deve estar no mínimo 75º.
 Retire o frango do forno e deixe descansar por 10 minutos. É importante não pular esta etapa, pois nesse tempo os sucos da carne se redistribuem, o que garante um assado úmido, suculento e saboroso. Sirva a seguir com as cebolas, o alho assado e com limão cortado em gomos.



Anota aí essa sugestão de almoço para o seu domingo

  • Frango assado com cebolas
  • Macarronada com molho ao sugo
  • Batata chips
  • Maionese de batatas e ervilhas frescas
  • Farofa de alho e bacon


Mais especial que isso só dois disso!


Já aproveita pra compartilhar esse artigo com aquela amiga que quer impressionar no almoço masterchef de domingo! ;)






Beijinhos e até a próxima!

0 comentários.Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações