3

Lavandas

Olá!  Aqui estou novamente depois de tanto tempo...
 E venho trazer algo que encontro similitude com o ano novo, expectativas boas e um clima de ar fresco e novidades na vida de todos.
 Venho falar da "lavanda", essa planta tão usada para óleos essenciais, arranjos florais secos e imagens vintage para decoupage, quadros e o que mais a imaginação deixar...

  A lavanda, conhecida também por alfazema, são plantas do gênero Lavandula, da família Lamiaceae. São pequenos arbustos perenes e anuais, incluindo também os subarbustos.
 As flores da lavanda são usadas em arranjos florais, normalmente com as flores secas. Veja alguns arranjos:







 As lavandas cultivadas em jardins ficam lindas e o perfume de suas flores aromatizam o ambiente. Suas flores de cor púrpura e seus brotos são usados em potpourris e, se embalados em pequenos sachês de tecido, podem ser colocados no armário para exalarem a característica fragrância fresca e agradável, além de manter insetos e parasitas bem longe das roupas.
 O cultivo comercial da planta é para extração de óleos das flores, caules e plantas, que são usados como anti-sépticos, na aromaterapia e em cosméticos.
 Como produto terapêutico, em infusão,  deve ser usada com cautela, pois se usada em demasia poderá produzir excitação em dose tóxica.
 O óleo essencial da lavanda, que vem do latim lavare, já era utilizado pelos romanos para lavar roupas, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo, indicada para acalmar, relaxar, aliviar dores.
 As flores da lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzido pelas abelhas. O mel da variedade lavanda foi produzido inicialmente nos países perto do Mediterrâneo, e introduzido no mercado como um produto de qualidade superior. Suas belas flores também podem ser utilizadas na decoração de bolos, cupcakes, doces e geléias. A lavanda também é usada como erva isoladamente ou como ingrediente da erva de Provence.



 Procurei vários sites para comprar o mel de lavanda, mas encontrei apenas em lojas fora do Brasil. Clique no link se você quiser comprar  www.planfor.fr. 
 No site aromas e sabores você encontrará muitas receitinhas deliciosas com lavanda.
 Pesquisando ainda sobre o mel, encontrei algumas receitas para aromatizar o seu mel de boa procedência com flores de lavanda.

 Mel aromatizado com lavanda

Ingredientes:

  • 1 xícara de lavanda seca
  • 1 xícara de mel de boa qualidade
  • 1 fava de baunilha
Modo de fazer:

Use um vidro com tampa esterelizado. "Clique aqui para saber como se faz."
Você deverá esquentar o mel em banho maria com a fava de baunilha, até ele ficar bem líquido. Mas preste atenção, pois o mel não deverá ferver, e sim aquecer, para que fique com uma consistência bem líquida. Coloque as flores no vidro e adicione o mel, retire a fava e deixe-o descansar por três dias. Após, você terá seu mel aromatizado para adoçar chás, comer com cereais ou torradas.

 Espero que tenham gostado da postagem. Até breve, beijinhos! 

  

.

3 comentários:

  1. Juni,

    Além de ser uma planta linda e decorativa, tem um perfume maravilhoso. Eu uso aqui.
    Nunca vi mel de lavanda, mas vou dar uma olhada nas lojas.
    Muito bom te ver por aqui. Esses dias, estava pensando o quanto você estava sumida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho lindas e adoro tê-las por perto com seu perfume!! beijos praianos,bom te ver!chica

    ResponderExcluir
  3. Yo adoro la lavanda ,la encuentro un flor muy bella de color morado. Me encanto conecer su blog , con mucha manualidad
    muchos cariños
    angelica

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Marcadores

Visualizações