5

Passo a passo - Doce de figo em calda

 No final de semana passado fomos para o Rancho, em Guaraci. Quando estávamos construindo nossa casa no terreno, decidimos já plantar as árvores, para que pudéssemos usufruir da presença dos pássaros logo que tivéssemos a casa pronta e para que também fosse possível colher os frutos o quanto antes, pois se esperássemos ficar tudo prontinho para só depois plantar as árvores, demoraria mais.
 Plantamos pitanga, limão, carambola, caju, manga, figo entre outras. É maravilhoso acordar bem cedinho e ser presenteado com a presença dos pássaros saboreando os frutos! Quando vejo as maritacas, enlouqueço, não sei muito bem explicar o que ocorre, mas tenho uma fascinação por esses passarinhos verdes soltos na natureza! Sinto-me extremamente agredida quando vejo maritacas, papagaios presos em gaiolas ou confinados dentro de uma casa, daí quando os vejo soltos na natureza, fico endoidecida...acho lindo. Sabem, até tucanos aparecem para nos visitar, não tem presente maior do que esse!
 As árvores estão a todo vapor na sua produção de frutos e enquanto estávamos colhendo acerolas decidimos parar, pois havia um ninho bem pequenino nos galhos e a passarinha mamãe ficou desesperada com a nossa presença, então resolvemos deixar as frutas no pé e não arriscar derrubar o ninho ou espantar de vez a mamãe que pulava para lá e para cá na ânsia de defender seus ovinhos. Já os figos estavam verdes, como vamos demorar para voltar por lá, decidi colher alguns e trazer para fazer doce. Vamos a receita?

Doce de figo em calda

Areia grossa para limpar os figos
Figos verdes - eu usei 50 figos
1 kg de açúcar refinado
2 l de água

 A água e o açúcar separados...


 ...dissolva o açúcar na água e leve para o fogo.


 Deixe ferver. Enquanto isso...


 ...prepare os figos.


 Coloque-os em um recipiente junto com a areia grossa - e limpa!, não vá pegando qualquer areia por aí hein! - com um pouco de água e esfregue os figos entre as mãos com a areia.


  Esse processo serve para deixar o figo lisinho, sem aqueles pelinhos grossos, mas faça essa tarefa com muito cuidado para não "machucar" os figos. E aproveite para fazer uma esfoliação nas mãos também. rsrsrs


 Depois de fazer isso com todos os figos, enxague muito bem até retirar toda a areia.


 Depois de enxaguá-los, retire o cabinho com uma faca e faça um corte em X no "bumbum" de cada um deles.


 Vai ficar assim:


 Figos lisinhos, limpos e cortados.


 Coloque os figos na calda que já estava no fogo fervendo...


 ...e deixe cozinhar por uns 40 minutos ou até que estejam macios. 


 Deixe esfriar e coloque em uma compoteira. Ficaram uma delícia...


 Servidos? 

5 comentários:

  1. Dá trabalho, mas vale a pena.Adoro comê-los !!1 beijos,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Impressionada com a sua habilidade, que chiqueeeee, sabe que a única maneira que consigo comer figo é assim, to aqui com a boca cheia de água kkkkkk, eu tb amo a natureza, e respeito muito a vida :) , amei seu post e a receitinha então nem se fale ;) , beijinhos flor linda!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que maravilha, deve estar uma delícia!
    Passe no blog Art & Casa e participe do mosaico, Mostra Arte em Foco - Páscoa. Estou te esperando!

    http://www.studioartecasa.com.br/2014/04/mostra-arte-em-foco-pascoa.html

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  4. Oi,AODORO FIGO. POR ACASO VOCE SABE FAZER LICOR DE FIGO? TINHA UMA VIZINHA QUE FAZIA UM DELICIOSO, ELA DIZIA QUE FAZIA COM AÇUCAR, AGUARDENTE E AS FOLHAS DO FIGO, BEIJOS E BOA SEMANA

    ResponderExcluir
  5. Juni... estou vendo suas receitas de doces aqui e com certeza eu vou voltar pra copiar qndo for fazer os meus com as frutas do meu cantinho novo. P.S amei os azulejos, quero pra por na minha pia e no forno a lenha hahahaha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações