10

Batatas assadas com alecrim

 Que tal fazer essa receitinha básica mas com um toque que faz toda a diferença? 
 Eu adoro alecrim, tenho plantado aqui em casa e o aroma e sabor me encantam. O alecrim ou Rosmarinus officinalis também conhecido como alecrim de cheiro, alecrineiro ou alecrinzeiro tem o nome de origem latina e significa orvalho do mar, em alusão ao seu perfume, já que ele brota especialmente nos litorais.
 O alecrim é uma erva medicinal cheia de ramificações e seus arbustos podem atingir até 1,5 metros de altura! Na época de floração desabrocham pequenas flores azuis. 


 No Mediterrâneo é raro não encontrar alecrins nos jardins, sendo eles bem utilizados na topiaria. Suas propriedades são digestivas e anti-inflamatória e pode ser usado como remédio caseiro para tratamento de má digestão e reumatismo. Com o alecrim pode-se preparar um ótimo suco de ervas para cólicas menstruais. É também muito utilizado para tratamentos de depressão, nos estados de exaustão e fadiga, na luta contra os gases intestinais, fraqueza do coração, falta de apetite e como cicatrizador de lesões.
 As abelhas também são atraídas por seu aroma e, com o auxílio de suas flores, elas elaboram um mel de alta qualidade, muito apreciado por quem mantém apiários, pois o alecrim intervém positivamente no seu paladar. Há inclusive várias plantações deste vegetal próximas a locais de produção de mel.


 Mas então, vamos a receita?

Batatas assadas com alecrim

Ingredientes:

Batatas
Sal
Ramos de alecrim

Modo de fazer:

 Descasque as batatas.


 Coloque os ramos de alecrim na água para cozinhar as batatas. Aqui eu cozinhei as batatas no vapor com uma panela própria que eu adoro e que tem um significado enorme pra mim, pois foi minha sogra quem me deu de presente quando me casei! Quantas lembranças...
 Coloquei os ramos de alecrim na água e as batatas na parte de cima da panela, onde cozinharam no vapor e ficaram impregnadas com o aroma e sabor que o alecrim soltou.



 Deixe cozinhar com a panela tampada até que estejam macias. Passe para uma forma que possa ir ao forno e salpique sal por cima das batatas.
 Aqui utilizei o sal rosa do Himalaia. Esse sal é recolhido manualmente, sem sofrer nenhum tipo de refinamento, contém até 84 minerais em sua composição como o ferro, manganês, cálcio entre outros, por isso de sua coloração rosada. Ele é colhido em depósitos milenares que provém de vestígios de um enorme oceano pré-histórico. Suas propriedades auxiliam no tratamento de acne, desintoxicação do corpo, problemas nos pés, psoríase, picadas de insetos, conjuntivite e machucados. Também pode ser usado para inalação e bochechos. Diferente do sal marinho consegue realçar os alimentos, conferindo novas experiências gustativas.


 Deixe as batatas dourarem no forno alto e bom apetite!


 Que tal para o almoço de hoje?
 Espero que tenham gostado. Estou preparando o post para finalizarmos a receita do Licor de Figo. Os sessenta dias que precisávamos para obter o álcool aromatizado com as folhas aconteceu nesta segunda-feira dia 04. Estou montando o passo-a-passo final e ainda esta semana venho mostrar, ok?
 Beijinhos, fiquem com Deus! 

10 comentários:

  1. Aqui em casa gostamos muito desse prato!1 Ótima receita! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Juni agora morri de vontade!! Adoro batata de todo jeitoooooooooooooooooo, beijinhos e um lindo dia.

    ResponderExcluir
  3. Uma ótima dica e o alecrim deixa um cheirinho delicioso! bjs,

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima receita e o alecrim deixa um cheirinho dlicioso! bjs,

    ResponderExcluir
  5. Sabe que estou doida pra provar este tal sal do Himalaia? Outro dia, cheguei a pegar na mão e devolvi. Grrr! rs
    As batatas ficaram com uma carinha maravilhosa. Eu amo batatas.
    Tem alecrim no jardim da vó de meu marido. Acho que vou surrupiar uns galhinhos... hihihi!
    Bjs
    :)

    ResponderExcluir
  6. Huuuuuuummm, que delícia, vou fazer!
    Obrigada amiga por compartilhar.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Juni
    Também faço essas batatas com alecrim, mas cometo um pecado, coloco creme de leite!
    as suas ficaram mais saudáveis!
    Não sabia dessas propriedades do alecrim. obrigada!
    eu uso o sal do Himalaia. Gostosinho, né? foi bom saber que também
    nos faz um bem maior.
    beijinhos Zizi

    ResponderExcluir
  8. Oi Juni, é a Vi, já comi batatas com alecrim, só que não foram cozidas no vapor e nem levava esse sal rosa com mais de 80 minerais.
    Com batatas assim deve aumentar a disposição física.
    Gostei ad receita.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  9. Oi, Juliana!
    Senti o cheiro do alecrim aqui! :) Eu tenho uma jardineira na bancada da janela da cozinha porque me ensinaram que o alecrim espanta insetos. Também gosto de colocar alecrim nas batatas. Também faço chá quando estou com dor de cabeça e de quebra, perfuma a casa!
    Sal do himalaia... novidade para mim!
    Vou fazer as batatas do seu modo para experimentar!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Oi Juni! Tudo bem? Obrigada por sua visita e comentário em meu cantinho. Gostei muito do seu, começando pelo template que achei muito bonito!Esta receita eu vou fazer, até porque adoro batatinhas de todas as maneiras! Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações