12

Pureza



 Olá! Como passaram o fim de semana? Nós fomos para o rancho no sábado a noite e voltamos no domingo. Foi um dia muito gostoso em família, fazia bastante tempo que não íamos para o rancho, apesar de termos ficado apenas uma noite e um dia, deu para saciar um pouquinho da saudade de estarmos ali...
 Vim compartilhar com vocês nesta postagem a minha participação na brincadeira do blog da Chica. Toda semana ela traz uma palavra para formarmos uma frase com sete palavras incluindo a que ela propôs. Esta semana a palavra é Pureza e me chamou bastante a atenção o significado dessa palavra em nossas vidas.


  Um dos símbolos da pureza é a Flor-de-Lótus, uma planta muito estudada por botânicos que tentam descobrir por que a Flor-de-Lótus nunca fica suja e absorve toda sujeira que nela se encontra. É chamada de flor "auto limpante". Seus mistérios são muitos e sua imagem usada em várias etnias pelo mundo. Na Índia os deuses sempre estão perto de uma ou sentando em cima delas, a flor-de-lótus também é uma posição na yoga, pois para os budistas ela significa o amor de Buda por representar pureza emergindo imaculada de águas lodosas. No Japão, na época de surgir seus botões as pessoas se dirigem aos lagos para ver a beleza da flor-de-lótus se abrindo.
 E na nossa vida cotidiana, o que buscamos deixar puro? Podemos nos referir a água que bebemos, aos alimentos que comemos, ao ar que respiramos...tudo isso deve ser puro para que possamos ter uma boa qualidade de vida.


 Se a água está impura não a tomamos, caso contrário ficaríamos doentes, se os alimentos estão impuros, nós buscamos lavá-los e deixá-los limpos para que possamos nos alimentar bem, se o ar está impuro, buscamos formas de poluir menos para que possamos respirar melhor.
  Mas e os nossos pensamentos, os nossos sentimentos? Cuidamos do alimento do nosso corpo e isso é extremamente necessário, afinal precisamos manter o nosso corpo saudável para que possamos cuidar também de nossos sentimentos, pois o corpo é instrumento proveitoso que devemos utilizar para construções edificantes - "Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação." - Paulo - I Tessalonicenses, 4:4. Essa recomendação de Paulo aos tessalonicenses ainda é muito atual nos dias de hoje. O vaso da criatura é o corpo que lhe foi confiado e devemos sempre nos esforçar para manter um equilíbrio na manutenção deste envólucro material que nos encontramos hoje.
 Estabelecendo um equilíbrio entre mantermos puro tudo o que beneficiará nosso corpo e mantermos puros nossos pensamentos e sentimentos, estaremos vivendo em harmonia e com energias salutares capazes de nos auxiliar em momentos de dificuldades. Instituir esse equilíbrio é a tarefa difícil e muitas vezes o ponto onde falhamos. Eu penso que para conquistarmos êxito nesta tarefa é imprescindível compreendermos os danos que maus pensamentos e sentimentos doentes causam em nossa vida e em nosso corpo físico. Mas, muitas vezes não conseguimos atingir esse ponto de equilíbrio e de compreensão, ignorando aquilo que nos faz bem. Ou damos muita importância ao corpo, esquecendo dos sentimentos ou o contrário, cuidamos demais da alma e deixamos o corpo padecer pelos vícios e más inclinações que nos trazem patologias muitas vezes desnecessárias em nossa atual existência.


 Deixo aqui meus queridos um convite, para encontrarmos dentro de nós meios de buscarmos sempre essa harmonização entre corpo e mente, para que possamos sempre viver e conviver cada vez melhor com nossos irmãos de caminhada.
 Vamos cuidar dos nossos pensamentos, mantendo-os elevados, sem desejar o mal ao próximo, sem ambicionar aquilo que não é para nós, sem cultivar o pensamento maledicente a respeito do companheiro de caminhada e consumá-lo com palavras. E vamos ter a iniciativa de curar nossos sentimentos doentes, primeiro identificando-os e em seguida tratando-os, seja com o esforço de tentar perdoar uma ofensa, com a coragem e valentia de tolerar as dificuldades do próximo, com boa vontade e bom ânimo em ajudar aqueles que necessitam, mesmo que seja a necessidade de um abraço, de um sorriso, de um gesto de carinho ou de uma palavra amiga.
 E se em tudo isso agregarmos a pureza que buscamos na água, no alimento e no ar aos nossos pensamentos, sentimentos e ações, com certeza o início de um longo caminho na seara do bem estará começando.  
 "Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus." - Mateus 5:8


 E minha participação na brincadeira...


 "A pureza tem que vir do coração."
 Tenham todos uma linda e abençoada semana. Beijos!

12 comentários:

  1. Bela e profunda mensagem sobre a pureza que devemos nos cercar nas casas, nos alimentos, nas águas, mas sobretudo, de dentro de nós!


    Linda e verdadeira tua frase! Obrigadão por brincar falando sério assim!" bjs, chica e uma semana linda!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida realmente a pureza brotando em nós nos torna melhores. E teu texto me fará pensar hoje sobre algumas pequeninas mudanças que tenho a adequar na vida. Obrigada. Apareça e carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  3. O seu texto me tocou profundamente ! Muito verdadeiro...
    Beijos
    Ângela

    ResponderExcluir
  4. Linda a sua postagem! Quantos ensinamentos e evangelização! Parabéns pela qualidade! Amei! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Juni!
    Boa reflexão - de nada adianta tratar uma parte e deixar outra. O físico, mental e espiritual devem andar juntos. Acredito que com o passar dos anos, o homem perdeu sua conexão com Deus e com a natureza, desaprendeu a perceber e a sentir e pra conseguir isso, só com meditação, com momentos de paz.
    Boa postagem e boa participação na brincadeira da Chica.

    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
  6. Olá Juni,
    Esta busca da harmonia e pureza dentro de todos nós é um exercício árduo e diário, e que dá resultado!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Juni, olá!
    Menina sua participação nesta brincadeira foi demais... você mostrou o quanto temos que pensar e repensar nossas vidas... vale a reflexão por tudo que vc escreveu... e sua frase então se nosso coração não esta puro em qualquer momento de nossa vida seja em problemas, alegria, saúde nada dará certo! Gostei muito de tudo que li...
    Paz e Luz
    Bjcas
    Graça

    ResponderExcluir
  8. Juni, sua caixa ainda não esta abrindo para te seguir... bj

    ResponderExcluir
  9. Juni, muito boa a sua participação!
    Vale a pena buscar a PUREZA de coração! Gosto demais do versículo de Salmos 51.10!!!

    Beijos e tudo de muito bom...

    ResponderExcluir
  10. Parabens , pela bela reflexao!!! E a frase com a palavra purezaficou perfeita! Tem que vir do coracao mesmo!! Bjs e otima semana!

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosa sua participação, com estas belas reflexões.
    Parabens Juni, ficou otima.
    Meu abraço e bela semana.

    ResponderExcluir
  12. Adorei suas palavras. Mto verdadeiras e faz a gente parar pra pensar.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações