5

Buuuuuuuuuuuu...


 E hoje é dia de Halloween!
 Uma data cheia de controvérsias por não fazer parte da cultura do povo brasileiro. Alguns a aceitam e a comemoram, sem nem saber direito o porquê da festa e outros a condenam, justamente por não ser uma festa tradicionalmente brasileira.
 Eu gosto de fazer Halloween aqui em casa para as crianças e como não sou de fazer as coisas pela metade, há tempos fui me informar a respeito desta estranha comemoração que ganha cada vez mais adeptos aqui pelas terras brasileiras. E você, o que pensa sobre o Halloween?


 O Halloween acontece um dia antes da "festa de todos os santos" e a origem do nome vem da expressão "All hallow's eve", traduzindo fica "Véspera de todos os santos".
 A origem da festa vem dos povos celtas, antiga sociedade que habitava as Ilhas Britânicas, em que o dia 1 de novembro tinha um valor sagrado e cheio de positivismo. Os celtas acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela interferência de demônios e fantasmas. Assim, a comemoração se dá início como uma forma de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas através de figuras estranhas e assustadoras, entre outros símbolos que serviriam para afastar esses maus espíritos.
 Por ser peculiar ao mundo dos espíritos, o halloween foi logo relacionado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média isso foi ainda mais intensificado ao modo que a Inquisição perseguiu e acusou diversas pessoas de exercerem a bruxaria. Os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, pelo óbvio de não mais pertencerem ao nosso plano de vivência.
 Uma lenda que ficou famosa pelo mundo é a de Stingy Jack. De acordo com o mito irlandês, ele teria convidado o diabo para beber no dia de Halloween. Ao final da bebedeira, Jack muito sagaz, convence o diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Porém, ao invés de pagar pelas bebidas, Jack pregou a moeda em um crucifixo.
 Para se livrar do aprisionamento, o diabo aceitou um acordo com Jack, onde ele prometia nunca importuná-lo. Assim, ele foi libertado e nunca mais atormentou o homem. Mas, chegou o dia em que Jack morreu e assim não foi aceito no céu por ter feito um trato com o diabo. Ao descer para o inferno, também não foi aceito, por conta do acordo que havia feito com o diabo. Jack ficou solitário e perdido, porém o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna.
 Na América do Norte os irlandeses levaram o Halloween e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com traços humanos. Os disfarces e máscaras, muito utilizados nesta festividade, seriam para evitar que os espíritos que vagam neste dia reconheçam as pessoas.


 Para fortalecer a cultura brasileira, a Comissão de Educação e Cultura elaborou o Projeto de Lei Federal nº 2479, de 2013, que institui o 31 de outubro como sendo o Dia do Saci.
 A data de hoje homenageia a figura mitológica do imaginário folclore brasileiro. Há indícios de que a lenda do Saci tenha surgido no sul do Brasil, em meados do século XVIII, onde as histórias contadas pelos antigos narravam as travessuras de um pequeno índio de rabo que assustava os animais e destruía plantações.
 No entanto, quando a lenda chegou ao norte do país, as características do personagem se modificam. Era um moleque negro, que usava gorro e fumava cachimbo. A lenda também descreve o Saci como tendo apenas uma perna, pois a outra ele teria perdido em uma luta de capoeira.
 Agora que você já conhece a origem do Halloween, a lenda de Jack da Lanterna e a lenda do nosso Saci, o que acha de aderir a prática de festejar essa data?




 Eu trouxe algumas ideias para que você possa se inspirar, afinal, ainda dá tempo de montar uma brincadeira com as crianças ou até mesmo com os adultos. Lembrando que com a molecada é uma ótima oportunidade de ensinar sobre outras culturas, explicando a origem da comemoração e relacionando com o dia do Saci, também disseminando nossa cultura para os pequenos.
 Aqui em casa, fizemos o Halloween semana passada, por conta de no dia de hoje as crianças terem a festa que será realizada no colégio em que estudam. No ano de 2011 eu fiz o primeiro Halloween com meus filhos, ano passado não o fizemos por causa do falecimento da minha sogra, eu não tinha ânimo, pois fazia apenas um mês do triste ocorrido. Apesar dos insistentes pedidos do meu marido e dos meus filhos, eu não consegui organizar a festinha!
 Mas esse ano, já mais animada, apesar de estar lutando contra tantos sentimentos contrários a minha vontade, eu decidi organizar o Halloween aqui em casa mais uma vez. E foi muito bom, em certo momento da festinha, com as crianças correndo pra lá e pra cá, gritando e se divertindo, eu e meu marido olhamos um para o outro e eu disse: - Isso é o que faz a vida valer a pena! E ele prontamente concordou...
 E então, preparados para as horripilantes ideias? Vamos lá...


 Utilize vidros vendidos para lembrancinhas e coloque água com corante, imitando sangue. As crianças adoram e o efeito é bem legal!


 Se tiver castiçais em casa será ótimo, coloque velas brancas ou coloridas e divirta-se com o efeito assustador!



 Essa vela no vidro preto eu comprei para utilizar no Halloween. Se você não encontrar, vale pintar vidros reutilizados e colocar velas acesas dentro, o efeito é bem legal!


 As lanternas de Jack podem ser feitas com abóboras de verdade ou, você pode comprar aqueles baldes em formato de abóboras e colocar pisca-piscas dentro. Depois é só guardar o baldinho para os próximos Halloweens.


 Existem tantos itens horripilantes para decorar o ambiente na comemoração do Halloween, você pode investir em dois ou três itens mais elaborados e utilizá-los no ambiente por várias festas de Halloween. É o terceiro ano que esse pé macabro faz sucesso com a molecada!


 Você pode fazer das comidas um item a mais na decoração da mesa...
 Aqui cortei os marshmallows ao meio e decorei com uma pasta própria para confeitos, ficaram como fantasminhas!



 Os sanduíches em formato de tumba são fáceis de fazer. Basta cortá-los na forma desejada, rechear com os frios de sua preferência e escrever RIP - Rest in Peace, em português Descanse em Paz - siglas utilizadas nas lápides de países ingleses.


 O cachorro-quente é facilmente fantasiado de múmia! Faça a massa para cachorro quente assado, abra e corte em tiras, enrolando-as em volta das salsichas cortadas ao meio. Faça os olhos com mostarda.


 As teias são compradas prontas, basta esticá-las e ir pendurando pela casa. Fica surpreendente!




 Cupcakes com massa de cenoura e cobertura de brigadeiro...
 Viraram túmulos e...


...monstrinhos! Os olhinhos são comestíveis, não utilize nada sobre os petiscos que não sejam de comer! É arriscado para as crianças.



 Nenhum monstrinho pode ir embora da festa de horrores sem levar uma lembrança, não é mesmo? Saquinhos de TNT recheados de guloseimas...










 Anime-se, organize um pequeno evento com suas crianças ou até mesmo apenas entre adultos, o que vale é a interação e diversão...
 Vou me despedir de vocês e aproveitar para agradecer por todos os comentários carinhosos no post anterior, vocês têm um lugar especial dentro do meu coração!
 Beijos horripilantes a todos...
 Happy Halloween ou Feliz Dia do Saci!

5 comentários:

  1. Nopssa! Caprichaste mesmo! Aqui em casa não fazemos, mas as crianças nos cursos de inglês as tem! E tenho um dos filhos morando na Inglaterra e por lá fazem todos os enfeites. Adorei ver! Boa festa e tuuuuuuudo de bom,bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Minha querida, estou encantada!
    Que cuidado,vê-se que pensantes em cada detalhe, que capricho!!!Adorei demais a postagem. ..
    Minha filha queria muito que eu fizesse uma festa ,mas estou muito comprometida e ficaria complicado. Além do mais ha também o aniversário do meu caçula agora em novembro e estou organizando a festinha dele,portanto, hallowen aqui só no ano que vem...
    Um lindo e abençoado final de semana para vocês, beijinhos, Katia.

    ResponderExcluir
  3. Ola querida,que festão,caprichaste !!!
    Cá não festejamos,apesar de meu João me cobrar,
    pois ele estuda em escola católica e lá não se comemora.
    As crianças passam na porta e pedem doces fantasiadas,
    mas ele não gosta de ir de porta em porta,ainda bem.
    Já lhe prometi que vou fazer uma mesa linda outonal e decorar o jardim com as
    lanternas e aboboras e ele aceitou,lindo final de semana,beijinhos

    ResponderExcluir
  4. amei amei amei amei ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeei

    ResponderExcluir
  5. Eu ameeeei! Arrasaste!
    Antigamente eu fazia para os meus filhos e amiguinhos deles.
    Depois que a casa entrou nessa infindável reforma, desestimulei...
    Amiga, ficou perfeito. O pé é realmente assustador, tomei um susto, e passei rápido a imagem kkkkkk sou muito medrosa. Mas depois retornei para admirar. Não podia deixar de ver os detalhes.
    Cada detalhe planejado com muita criatividade.
    E a postagem está riquíssima em informações, perfeitooooo!

    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Marcadores

Visualizações