Pois saiba que segundo o IBGE, cerca de metade do lixo que produzimos é composto de alimentos. Quem tem o hábito de aproveitar o uso integral dos legumes e das verduras que consome está ingerindo uma quantidade muito grande de vitaminas, minerais e fibras.
Pesquisei alguns alimentos e trouxe para que possam saber como aproveitá-los 100%.
- Agrião
Aproveite os talos para preparar sopas, molhos e misturá-los ao arroz. São ricos em antioxidantes, vitaminas A e C, fósforo, ferro e complexo B.
- Cenoura
Caso você tenha a possibilidade de comprar esse legume com as folhas, aproveite-as! 100 gramas de ramos da cenoura têm 25,5 mg de ferro, o dobro da quantidade que um adulto necessita consumir diariamente. Refogue-as e adicione em sopas e bolinhos.
- Brócolis
As folhas contém vitaminas A, C, proteínas e sais minerais. Use-as como se fosse couve, refogadas e em sopas e servidas com carnes.
- Salsa
O talo é rico em vitamina C, ferro e potássio. Aproveite-o integralmente nos temperos.
- Espinafre
Os talos são ricos em vitamina A, ferro e potássio. Acrescente-os no preparo de arroz, omelete, bolinhos e no preparo de massas.
Surpresa? Eu também...embora já utilize alguns como as folhas do brócolis, os talos da salsa ou do espinafre. Mas a que mais me deixou curiosa para experimentar foram as folhas da cenoura, já que posso cultivá-las e usar sem medo de agrotóxicos e tals. Assim que fizer compartilho com vocês, combinado?
Mas a receita que vim trazer na postagem de hoje utilizará talos de espinafre. Como eu já disse, nós temos uma pequena horta aqui em casa e plantamos um pouco de cada coisa e de tempos em tempos vamos renovando os canteiros. Colhi os espinafres e utilizei as folhas para fazer bolinhos, pois meu marido adora, porém meu caçula não come de jeito nenhum! Algumas vezes faço sopa pra ele e adiciono algumas folhas de espinafre na sopa, mas só para soltar os nutrientes no caldo da sopa, porque a folha mesmo ele tem até medo! rsrsrs
Daí que ele gosta de panquecas, então...Como mãe tem que plantar bananeira para fazer os filhos se alimentarem bem, eu decidi fazer a massa da panqueca com os talos fresquinhos dos espinafres que colhi na horta.
Vamos a receita?
Panquecas Verdes com Frango Desfiado
Ingredientes para a massa
- 2 xícaras de chá de talos de espinafre;
- 1 xícara de chá de leite;
- 1 ovo e 1 gema;
- 1 xícara de chá de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de manteiga.
Ingredientes para o recheio
- 1 peito de frango cozido e desfiado;
- 1 tomate grande picadinho;
- 2 dentes de alho amassados;
- 3 colheres de sopa de cebola picadinha;
- Cheiro verde picadinho a gosto;
- 12 azeitonas verdes picadas
- Óleo para refogar.
Ingredientes para o molho branco
- 1 e 1/4 de xícara de chá de leite;
- 1 caixa de creme de leite;
- 1 colher sopa de manteiga;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- sal a gosto.
Modo de fazer a massa
Triture os talos no liquidificador. Coloque o leite e bata até ficar uma mistura homogênea. Acrescente o ovo, a gema, a farinha, o sal e a manteiga.
Em uma frigideira, coloque uma concha da massa, espere borbulhar e com uma espátula vire para que cozinhe dos dois lados.
Reserve-as.
Modo de fazer o recheio
Cozinhe o peito de frango na água com um pouco de sal. Desfie o frango.
Refogue os dentes de alho e as 3 colheres de sopa de cebola picadinha em um pouco de óleo a seu gosto. Quando a cebola e o alho começarem a dourar, acrescente o frango desfiado, o tomate, as azeitonas e o cheiro verde a gosto.
Tempere com sal a gosto.
Agora é hora de montar as panquecas. Coloque-as sobre a bancada e recheie com uma colher de sopa do frango desfiado. Enrole-as e coloque em assadeira untada com um fio de óleo. Reserve-as.
Modo de fazer o molho branco
Agora é chegado o momento do molho. Para fazer o tradicional molho branco, derreta a manteiga e assim que estiver derretida acrescente a farinha de trigo mexendo bem com um fouet, rapidamente acrescente o leite e continue mexendo vigorosamente. Assim que estiver homogêneo, adicione o creme de leite e o sal a gosto.
Coloque o molho por cima das panquecas, polvilhe-as com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por cerca de 10 minutos a 210 graus.
Sirva quando o queijo estiver derretido...
Voilà...
Bom apetite!
Ótimas dicas de reaproveitamento dos alimentos. E essa receita muito boa. Aqui também tenho um que só come se não aparecer,rs Liquidificar é o caso! bjs, lindo domingo! chica
ResponderExcluirQuerida,adorei as informações,e como você,já pratico algumas...
ResponderExcluirAgora,essas panquecas verdes,que delícia devem ser! Claro que estou carregando a receita e logo,logo estará em nossa mesa.
Aproveite o domingo,aqui está ensolarado e lindo,e muitos beijinhos para vocês! Com carinho, Katia.
Ola querida,grata por partilhar estas ideias nutritivas e saudaveis.
ResponderExcluirEstas panquecas parecem deliciosas,amo panquecas mas nunca fiz.
Minha maizinha faz super bem,tenho tantas saudades.
Meu menino é super dificil de comer também.
Tenha uma hortinha cá tambem,mas este ano com o acidente que tive,
não plantei nada . Costumo plantar: tomate cebola, cenoura, batatas, abobora...
Com o inverno longo e o frio muito forte e neve,nem tudo resiste.Tudo cá tem seu tempo de plantar,agora é tempo de pplantar os arbustos frutiferos,rosas,ervas aromáticas...lhoje plantei os bulbos(cebolas ) de tulipas,todo ano planto mas um pouco.Na primavera se planta as dhalias e outras plantas que duram do verão até o Outono.No verão se planta as que duram até o Outono e por ai vai,uma trabaheira,precisa estudar jardinagem ,mas eu amo.Tenho muitas revistas,adoro ver as mudanças e evolução no meu jardim de cada plantinha.Tenho 3 anos nesta casa e tive que começar o jardim do zero.Ufa...empolguei-me,desculpe jornal.Um feliz Domingo para voce e familia,beijinhos
Adorei a postagem e vou sair daqui com outra consciência...obrigada por compartilhar conosco tudo isso...bjs
ResponderExcluirJuni,
ResponderExcluirEu tento aproveitar, mas tenho que melhorar muito.
Os talos do brócolis, congelo e uso no recheio de tortas.E a folha de cenoura aprendi com uma amiga japonesa a fazer. Faço uma massa de tempurá ( Coloque um ovo no copo, complete com água e junte um copo de farinha e sal a gosto), passo a folha pela mistura e frito. É um ótimo aperitivo.Levei a receita da panqueca de espinafre, parece deliciosa, vou fazer no final de semana.
Se anime e venha participar da Segunda Natalina também.
Besitos
Ola Juni
ResponderExcluirSim,querida é meu jardim.Agora Outono por cá,as cores e flores vão mudando.
As capuchinhas (capucine) por cá,é uma planta anuelle,elas não resistem a neve e frio rigoroso.
Ganhei as sementes de uma amiga e em Junho no verão algumas sementes,elas me surpreederam e cubriu o muro,fiquei tão feliz.Agora vou tirar as sementes e replanta-las em Junho.
O seu jardim também é lindo,já andei passeando por aqui,um lindo resto de semana para voce e os seus,beijinhos
Oi Juni que legal essa receita, super diferente e apetitosa! Muito bom essa ideia de reaproveitar os alimentos, bjs.
ResponderExcluirOi Juni!
ResponderExcluirAmei essa receita, não perco essa panqueca por nada kkkkk
Receita anotadíssima!
Bjsssssss amiga e um tarde abençoada p/vcs
Oi Juni
ResponderExcluiradorei essa massa de panqueca verde!
amei as dicas de reaproveitar os talos das verduras
e saber das suas propriedades vitamínicas
Suas imagens são lindas, a do fuê ficou maravilhosa
beijos
Zizi
Juni,
ResponderExcluirAmei tudo! Como você sabe, eu também tenho horta, e amei as dicas para o reaproveitamento. Eu não jogo fora, ou melhor, eu coloco as cascas, talos e folhas, na composteira para virar adubo. Mas, claro que é muito melhor reaproveitar dessa forma que você descreveu.
Eu colhi muitas cenouras no anos passado. Aproveite as folhas nas sopas.
Tenho espinafre de sobra e amei a sua receita. Perfeita!
Obrigada por compartilhar.
Beijos
Oi Juni, é a Vi, estou aqui cobiçando tuas panquecas, sem contar que fiquei com saudade do bolinho de espinafre, pois minha mãe fazia..
ResponderExcluirÉ difícil mesmo ensinar os filhos comerem verduras e legumes, mas não devemos desistir.
Beijos,Vi
Passei p/deixar bjsss e desejar uma linda tarde p/vcs...
ResponderExcluirParabéns pela criatividade. Também luto pelo aproveitamento integral dos alimentos, mas nunca me ocorrera tal solução.
ResponderExcluirFabulosa
Ola querida,desejo um lindo final de semana para voce e familia,beijinhos
ResponderExcluirFavoritando esta receita agora!!!
ResponderExcluirEu morro de dó em me desfazer dos talos, pois nas vezes que eu refogava, meu marido não comia. dizia que não gostava.
Mas agora quero ver ele fazer esta desfeita. kkkkkkkkk!
Obrigada pela dica, obrigada pelo post.
Bjns
:)
Minha querida, bem vinda ao "Clube das Mães que Plantam Bananeira para os Filhos se Alimentarem Bem"! kkkkkk...
ResponderExcluirÉ mesmo um sufoco, não?
Qdo bebê e comia papinha, eu podia até me aventurar a acrescentar jiló, quiabo e por aí vai... mas agora o Gabriel ficou tão seletivo como o pai. Resultado: estou frita! rs
Ah, se prepara que o comentário hj é loooongo...
Quero mto agradecê-la por todo o carinho, toda amizade, orações e força que tem me dado sempre, e mais especialmente neste momento difícil que vivi e ainda estou vivendo. Não sabe o qto tem sido importante pra mim.
Tbm, gostaria de esclarecer que qto ao niver, sou eu quem tenho que pedir desculpa à todas vcs, pois na correria, as horas foram passando e eu me esqueci de deixar um recadinho no Face avisando que era niver do meu marido, e não meu.
Todo ano preciso fazer isso pq nosso perfil é familiar e como foi ele quem criou, o niver registrado é dele, entende, daí causa toda essa confusão.
O eu é dia 05/02, mas desde já agradeço seu carinho, que é sempre tão bem vindo, assim como sua amizade, que amo tanto!
Mas me liga, sim, pra dizer o que houve pq agora fiquei preocupada, tá?
Espero que esteja bem e até compartilhei esse seu post, que achei sensacional - como tudo o que posta, à propósito.
Aqui, reaproveito os talinhos de couve para refogar picadinho no feijão - fica delicioso. Amei as dicas, que já estão anotadinhas!
Ah, e aguardo sua experiência com as folhas de cenoura, tá?
Fica com Deus, obg por tudo e um bj nesse seu coração tão maravilhoso e querido!
Ju, tenho dificuldades em fazer meus filhos comerem legumes. Eu dou o mal exemplo. Sou chata, também rs
ResponderExcluirTenho algumas artimanhas para comermos sem mastigar. Cozinho o feijão, por exemplo com a beterraba dentro. Daí solta a vitamina. Trituro as folhas de colve no liquidificador com água, e uso para sopas, caldos.
Bato massa de bolo salgado com legumes.
Ainda não tinha pensado na massa da panqueca, que massa! Grande ideia!
Muito obrigada.
Os talos da salsa, eu já uso. E acho bem mais gostoso que as folhas.
Já usei a folha da cenoura para temperar comida.
Vou salvar a receita maravilhosa.
Olha, já postei na blog, a bolsa 'ornando' com o chapéu hahaha
Que vergonha... sqn rs
bjssss
Oi amiga, obrigada pelo carinho!
ResponderExcluirBjssssssss
Juni,
ResponderExcluirVoltei pra pegar a receita. Meus pés de espinafre crescendo tanto que parecem árvores. Rs
Lindo final de semana! Beijos
Hum...que delícia!Meus filho não comiam legumes, mas conforme estão crescendo estão aprendendo!!Beijos.
ResponderExcluiroi Juni, sou a Thaís do blog (thaisecoisas.blogspot.com.br), da troquinh com a Anajá, e já que vc ia lá conhecer meu blog, aproveito para te convidar a conhecer meu e tb conehcer o seu blog, muito legal, adorei as ideias, muito boa, vou colocar em prática com a minha baby de 2 anos e 9 meses...
ResponderExcluirpasse lá e deixe um comment, vou adorar receber sua visita....espero vc lá...
bjao Thaís
Some blogs transition into successful online businesses, monetizing their content through various means Website Of Delhi such as selling products, offering online courses, or providing premium subscription services.
ResponderExcluir