12

O que será de nós?


 Temos sede de liberdade...
 Liberdade para nossas ações, liberdade de sentimentos, liberdade de expressão e tantas outras liberdades que buscamos e lutamos para conquistar.


 A palavra liberdade, conforme a etimologia grega, eleuthéria, significava liberdade de movimento, compreendia-se então, a liberdade como o poder de se movimentar sem impedimentos, seja por limitações físicas ou impedimentos estabelecidos por alguém, assim, o significado grego relacionava-se a ausência de limitações e coações.
 Buscamos então, durante tantas décadas inúmeros tipos de liberdade, se assim entendermos que não há liberdade quando não temos o direito de sair às ruas falando o que bem quisermos ou se não podemos escolher o que ver ou ouvir através dos meios de comunicação.


 Já a palavra alemã Freiheit - liberdade -, deu origem a freedom, na língua inglesa, que significa "pescoço livre", fazendo referência aos grilhões que mantinham os escravos aprisionados pelo pescoço. Entedemos então, que a palavra de origem alemã referia-se apenas a coação, ou a escravidão e não a limitações físicas, como a liberdade de origem grega.
  Há apenas 126 anos atrás aqui no nosso país, havia na realidade dos seres humanos uma forma de coação cruel e covarde que fazia do homem negro uma mercadoria, alguns com mais ou menos valor. Essa liberdade foi conquistada a duras penas, depois de muita dor e sofrimento, muitas vidas ceifadas e lágrimas sinceras daqueles que apenas queriam viver livremente a vida que a eles foi concedida.


 Marcas de um passado sombrio rondam a vida das pessoas nos dias atuais, com um sofrimento mascarado pela sociedade que disfarça seus corações preconceituosos e prepotentes, aonde mentes insistem em pensar que a tonalidade da pele pode fazer um indivíduo ser melhor ou pior que o outro.


 Já a palavra libertas, de onde se originou o termo liberdade do latim, significa independência. Independência de ações, de pensamento e expressão do mesmo. Portanto, podemos perceber que nas três situações - grego, francês e latim - a palavra liberdade está relacionada com alguma limitação que um grupo estabelecia a outro, restringindo a movimentação ou o seu poder de ir e vir das pessoas sub julgadas.
 Há 192 anos conquistamos a Independência do Brasil, nos livramos do domínio português e conquistamos autonomia política. Será? Fico me questionando a respeito dessa tal liberdade que achamos ter conquistado...
 Embora este fato tenha sido de um valor incalculável para o país, o que vemos é que não houveram grandes transformações sociais que possam igualar-se à importância do fato histórico. A população mais humilde se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência, a distribuição de rendas é desigual, a escravidão continua, de uma forma mascarada e menos sangrenta, mas continua, a estrutura agrária é a mesma e os benefícios estiveram e estão nas mãos da elite que deu suporte a D. Pedro I e que hoje, apoiam aqueles nos quais possam tirar algum proveito econômico e social daquilo que seria voltado em benefício dos mais humildes e necessitados.
 Tantos acontecimentos ao longo destes anos...




 E as coisas não mudam, a inflação continua e a situação de corrupção e farsa são as mesmas, só mudam os nomes, as contradições entre os políticos também têm profundas raízes no passado.




 E alguns nomes continuam sendo os mesmos dos velhos tempos...




 Ainda hoje esse passado sombrio nos assombra e a impressão que tenho ao ler estas notícias é de que continuamos vivendo o que deveria ter servido como experiências para jamais cometermos novamente. Sinto-me desolada com a atual situação política, econômica e social do país em que nasci. Aqui onde moro é tudo muito bonito, muito bom e se reclamamos é por conta do condicionamento em acharmos que tudo está ruim e poderia ser melhor. Por mais que achamos ruim a saúde, temos atendimento, por mais que reclamamos do transporte, ainda assim nossas crianças vão a escola com transporte seguro, mas o fato é que lá no Nordeste, no Norte a situação é triste, pois não há médicos, não há postos de saúde, não tem transporte para as crianças irem a escola, nem escola digna e a renda que para isso seria destinada é desviada por essa elite que apoia a "liberdade" política.


 Muitas vezes, penso que somos iludidos, estamos nos deixando iludir de geração em geração; há quase dois séculos as tentativas de melhorar esse lugar abençoado por sua natureza, clima e recursos naturais abundantes são cada vez mais frustrantes. Ninguém faz algo que possa realmente ser visto com olhos positivos, por trás de cada ação há um interesse, já não se sabe mais em quem confiar e o que está ruim pode sim ficar ainda pior.
 E você, concorda?



12 comentários:

  1. Belíssimo post, super reflexivo e interessante; realmente, a liberdade mora dentro de nós, e muitas vezes ou na maioria das vezes, esquecemos disto! adorei...bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida,como eu queria que o Brasil tivesse esta tão sonhada liberdade!!
    Este teu sentimento e inquietude foi o meu desde meus 15 anos e por esta razão
    quis viver longe para sentir a vida do outro lado do oceano!
    Muito triste que nossa Tropicália é tão rica,tão abençoada,mas inflizmente o "povinho"que diz governar para a nação faz desta nação não cidadãos mas "escravos"!
    Fantástico seu post,parabéns,beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, minha querida, boa noite!
    Compartilho esse teu sentimento e me faço os mesmos questionamentos. .. Nossos filhos já se sentem da mesma forma e são ainda tão novinhos! Dói muito ver a situação de nosso País, vivendo ainda um ranço estúpido que está mais que enraizado na minoria inescrupulosa que detém o poder. .. Confesso ,se pudesse deixaria o Brasil...
    Lindo post,o dia de hoje merecia algo assim!
    Uma noite abençoada para voces, muita paz e esperança no coração, beijinhos, Katia.

    ResponderExcluir
  4. Seria tão bom se as coisas aqui no Brasil fossem diferentes e se cada um que chega no poder, não quisesse apenas resguardar o SEU bolso e futuro! bjs, chica

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, eu tenho cada vez menos orgulho de ser brasileira.
    Essa tal "liberdade" nunca foi tão bem aproveitada de uma forma distorcida. Aqui, o certo é quem dá o "jeitinho brasileiro" e não quem tenta ser honesto, do bem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga!
    As vezes eu tb tenho vergonha de ser brasileira, mas as vezes eu tenho vergonha de ser humana, pq pelo que vejo por aí, isso acontece em vários (acho que em todos) lugares do mundo.
    Bjssssssss querida e um lindo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  7. Oh amiga,
    this is a very good question and of corse a very important topic to think and to write about. We do have some news about Brasil in my country and we do have some informations about the elections... so I have a very small insight, But I know that the situation in your country is difficult.
    Hope you feel o.k.
    Wish you all my best
    Elisabeth

    ResponderExcluir
  8. Juni,
    O seu post esta maravilhoso! Onde esta essa tal da liberdade? Acredito que daqui a pouco perderemos o direito de ir e vir! Pois ja perdemos a liberdade de sair com seguranca, a liberdade de ir a medicos honestos, a liberdade de sentar em um onibus, e por ai vai...
    Um pais lindo, rico na sua natureza, mas muito dificil de se viver! Nao sei se tera jeito! Melhorar? tbm nao sei! Amo o meu pais! Moro fora e adoraria voltar! Mas, como? Tenho medo muito medo!
    Bjs e um otimo domingo!

    ResponderExcluir
  9. Juni, voltei pra te agradecer todos os carinhosos e lindos comentários! bjs, linda semana! Tuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  10. Juni,

    Muito bom esse post.
    Não sei o que será do Brasil, mas do jeito que as coisas estão indo, não vejo um futuro muito bom.
    Uma pena, pois esse país tão lindo e amado, tenha chegado a esse ponto.
    Existia uma coisa, que nos impulsionava. A esperença. Nesse momento, parece que até isso, perdemos.
    Eu desejo de coração, dias melhores para o meu país. Nada é impossível para Deus.
    Uma linda semana! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá mulher abençoada....

    Seus mimos são lindos, amo ler.
    fiquei horas lendo seu blog.
    te seguindo, espero que me aaprove.
    para voltar neste espaço criativo e encantador.
    Uma semana cheia de bençãos.

    ABRAÇOS !

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações