15

Bolo de Reis



 Segundo a tradição, hoje é dia de desmontar a árvore de Natal e desfazer a decoração natalina das casas, pois foi em 6 de janeiro que os três Reis Magos chegaram até Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra. No blog fiz um post sobre os Reis Magos explicando detalhadamente a história e a simbologia destes personagens bíblicos. 


 O Dia de Reis envolve muitas práticas e significados e é a respeito disto que falaremos agora.
 Para os cristãos o dia de Reis é celebrado na noite do dia 5 e madrugada do dia 6 e é chamada de "Noite de Reis", a data é para os católicos o dia para reverenciar os três Reis Magos e neste dia encerram-se os festejos de Natal.


 Aqui no Brasil herdamos de nossa terra colonizadora o costume de fazer no dia de hoje a receita do Bolo de Reis, embora eu mesma nunca tenha feito até então! 
 O Bolo de Reis representa os presentes que os Reis ofertaram ao menino Jesus; então a casca dourada simboliza o ouro, as frutas cristalizadas e secas são a simbolização da mirra e o aroma do bolo representa o incenso.


 Embora tenha vindo de Portugal essa tradição, a receita traz muitos mistérios da cultura francesa, pois é inspirado na Galette des Rois e chegou na terrinha no final do século XIX, na região de Estremadura, mas foi divulgado mesmo pelas doceiras de Lisboa e Porto. Na França o bolo normalmente é feito com massa folhada, enquanto que em Portugal a massa é fermentada.
 A receita leva frutas cristalizadas, uvas passas, nozes, amêndoas e dois mimos - uma fava e um presente. Obviamente os mimos não são de comer e é neste ponto que entram as práticas tradicionalistas e simbólicas a respeito do bolo. Quem encontrar a fava terá sorte no ano corrente e pagará o próximo bolo de Reis, quem encontrar o presente, que poderá ser um rei ou uma rainha de louça ou uma aliança, terá riqueza ou se casará em breve, no caso da aliança.


 Seguindo as lendárias histórias, há ainda, uma outra razão para que exista a presença da fava no bolo. Quando os Reis viram a estrela que anunciava o nascimento do Messias, disputaram entre si qual deles teria a honra de ser o primeiro a felicitá-lo. Para determinar qual seria, um padeiro fez um bolo escondendo na sua massa uma fava e aquele que a encontrasse seria o primeiro a ofertar o presente ao menino.


 Pesquisei bastante e encontrei diversas receitas e versões do Bolo de Reis. Decidi fazer esta que compartilho com vocês.



Bolo de Reis

 Ingredientes

  • 1/3 xícara de chá de ameixas secas picadas
  • 1/3 xícara de chá de damascos picados
  • 1/2 xícara de chá de uvas passas escuras e claras
  • Raspas de 1 laranja grande
  • 4 colheres de sopa de conhaque
  • 200 gramas de manteiga
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 4 ovos com claras e gemas separadas
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 colher de sopa de canela em pó
  • 1/3 de xícara de chá de nozes picadas
  • 2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de sopa de licor de laranjas
  • 4 colheres de sopa de água
  • Frutas cristalizadas, cerejas e amêndoas para decorar
 Modo de fazer



 Coloque as uvas passas, as ameixas, os damascos e as raspas da laranja em um recipiente com as colheres de conhaque, reserve.
 Bata as claras em ponto de neve e reserve. 


 Bata a manteiga até virar um creme, adicione as gemas uma a uma e bata até ficar homogêneo, em seguida acrescente o açúcar mascavo e bata por mais um minuto. Ainda com a batedeira ligada vá colocando o leite condensado em fio e bata até ficar uma mistura homogênea.
 Pare de bater, acrescente misturando manualmente a farinha com o fermento, as nozes picadas, as frutas secas e as raspas de laranja com o conhaque e a canela em pó. Misture bem e incorpore as claras em neve.


 Coloque em assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até dourar. Deixe esfriar por completo.
 Faça uma calda com o açúcar de confeiteiro, com o licor de laranja e as 4 colheres de sopa de água, passe as amêndoas sem casca, cerejas frescas ou em conserva e uvas passas e deixe secarem para ficarem glaçadas. O restante da calda jogue sobre o bolo e decore com frutas cristalizadas e as frutas glaçadas.


 Eu não coloquei o presente e nem a fava na massa, pois meus sobrinhos estão aqui em casa hoje e eles são pequenos assim como o João e eu tive um pouco de receio de eles engasgarem ou sei lá o que, talvez pudessem morder com força e se machucarem... Com crianças tudo é possível! rsrsrs


 Espero que apreciem e mesmo no finalzinho do dia aventurem-se em testar a receita. 
 E os enfeites natalinos, você também arruma e guarda tudo no Dia de Reis?


   

15 comentários:

  1. Adoro essas lendas, tradições e esse teu bolo dá vontade de comer ajoelhada...Parece ótimo! bjs,m tuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Juni, esse bolo é de dar água na boca né? Eu não costumo seguir as tradições kkkkk , monto e desmonto a árvore de natal bem fora das datas corretas kkkkkkkkkk. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Uau Juni, amei a postagem. Muito legal saber essas curiosidades e as fotos estão maravilhosas, muito lindas mesmo. O bolo deu água da boca, deve estar uma delícia!!!
    Feliz Ano Novo!
    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!! Que delicia!!!!! To com agua na boca!!!!
    Desejo a vc um 2015 maravilhoso!!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esta receita, mas parece deliciosa. Vivo em Portugal e agora, infelizmente, é proibido colocar a fava ou o presente nos bolos. Quando era mais pequena, quem recebesse o presente tinha que dar um beijinho a todos as pessoas presentes. Era giro. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos cá em Portugal uma autoridade de fiscalização (a ASAE) que proibiu a colocação, provavelmente com medo que alguém se magoasse.

      Excluir
    2. Nossa, muito bom ter esta informação! Como é maravilhosa essa interação entre blogs, o conhecimento e a diversidade cultural que aprendemos por aqui! Obrigada por nos esclarecer.
      Beijinhos, volte sempre!

      Excluir
  6. Não, não... definitivamente não... Já fiz a árvore atrasada, assim como a decoração, então espero o final de semana, pois a hora que chego em casa as opções de afazeres são tantas que a árvore fica rsrsrs.
    Menina, não sabia de toda essa estória e simbolismo e amei! O bolo conheço pq a vó fazia muito e era sempre uma alegria. Aliás, o seu está de dar água na boca, vou levar a receita e tentar sim pq amo bolo com frutas. O simbolismo do dourado, frutas secas e aroma... show! Eu também não colocaria os símbolos dentro, dá o maior receio... e a amiga aí de cima já disse que é proibido lá também... acho perigoso.

    Abração esmagador e lindo dia.

    ResponderExcluir
  7. Humm que delícia, adoro bolo de reis e esse ano nao fiz, parece muito boa essa sua receita, quero testar! beijo querida e um otimo 2015 pra vc e familia

    ResponderExcluir
  8. Olá Juni!
    Tudo bem?
    Nossa adorei a conhecer um pouco mais do pq do Bolo de Reis...
    Eu desmontei e guardei todos os enfeites natalinos...
    Eu nunca fiz esse Bolo, mas o seu ficou tãooooooo lindo, q. parece q. sinto o cheiro...vou testar...
    Lindo dia querida!

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  9. Oi Juni ! Que legal tua postagem, não conhecia toda essa história, amei ! Eu desarmei tudo ontem, já está tudo em seus devidos lugares, dá uma peninha, acho linda a decoração de Natal. Já fiz o bolo de reis, mas ontem nem lembrei de fazer... também aqui em casa só eu como, tenho que distribuir para as vizinhas. Ficou lindo o seu, vou guardar a receita. Fez bem em não colocar nada, vai que engasguem... sei lá ! Acho lindo esse teu cozinheiro que dá para escrever !
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Juni! Vim ver seu cantinho e me encantei, com a história do bolo, as imagens e a receita...Parabéns, ficou muito apetitoso!
    Beijinhos, Ana

    ResponderExcluir
  11. Nossa... que delícia!!
    Olha a hora e tô salivando horrores aqui. Sobrou um pedacinho pra mim? rs
    Ficou lindo o bolo. Nunca fiz, mas deve ser divino mesmo.
    Feliz 2015 pra vc e sua família, viu?!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  12. Voce fotografa também né?
    Adoro suas fotos...adoro suas receitas...=D

    beijinhos

    virandocomida.com
    curiosidadesmontreal.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações