Quem gosta de culinária e aprecia diferentes elementos para compor receitas de dar água na boca, já deve estar com a mente aguçada pelo título da postagem, fazendo referência a ingredientes preciosos de uma boa receita gourmet.
Ela é a queridinha dos culinaristas, chefs gourmets e doceiras, sendo a segunda especiaria mais cara do mundo, ficando apenas atrás do açafrão. Porém, seu uso não se restringe a culinária, podendo fazer parte da composição de cosméticos, perfumes e até aromas para ambientes.
Envolvente quando a citamos na cozinha, já foi mencionada em poema de Gonçalves Dias e é título de livro de poesia escrito por Vênus Brasileira Couy.
Pesquisando para escrever aqui no blog, deparei-me com uma infinidade de informações e fiquei ainda mais fascinada com essa especiaria maravilhosa que dá sabor a cremes, sorvetes, bolos, caldas enfim, há uma série de receitas disponíveis para que seja utilizada.
Do que afinal estamos falando?
Baunilha!
Apenas o nome já nos traz à lembrança seu doce sabor e o perfume delicioso exalado de suas favas ou até mesmo do próprio extrato.
Encontrei inúmeras referências a respeito da baunilha enquanto pesquisava e como meu propósito aqui no blog é compartilhar com vocês o que aprendo, vou fazer uma série contendo oito postagens abordando vários itens sobre a baunilha. Os posts ficarão divididos assim:
- Ouro em favas.
- Casulo perfumado - a origem da Baunilha.
- Metamorfose através das favas - Cultivo e Secagem.
- Baunilha elitizada opondo-se às essências - Baunilha sintética.
- Aquisição de flavor - Baunilha comercial.
- Pluralizando a eficácia - Uso e propriedades.
- Semeando sentimentos em uma folha em branco - Baunilha poética.
- Alquimia caseira - Receita de extrato e açúcar baunilhado.
Como perceberam este é o primeiro post dos próximos que virão, desvelando os mistérios e a diversidade de informações por trás desta deliciosa especiaria, capaz de tornar o mais simples dos cremes em algo irresistivelmente bom e saboroso.
As postagens serão feitas toda sexta-feira e espero poder contar com a presença de vocês nessa espetacular jornada entre o saboroso, doce e perfumado universo da baunilha.
Olá!
ResponderExcluirQue interessante o seu post...até sinto o cheiro de baunilha...
Ótimo fim de semana!
Um super bjo!
Alê - Bordados e Crochê
Fã Page
Adoro o gostinho e perfume da baunilha!Lindo post! bjs praianos,chica
ResponderExcluirOlá Juni!!!
ResponderExcluirIncrível como que, só de ler o texto, consegui sentir o aroma daqui!!! Baunilha realmente vale ouro!!!
Por aqui, estarei de férias até Março para recarregar as baterias!!! Beijos mil e até a volta!!! Fique com Deus!!! =)
Oi Juni ! Com certeza estarei aqui acompanhando e aprendendo cada vez mais !
ResponderExcluirBjos, Lú.
Juni, amada...
ResponderExcluirHmmm, baunilha, que legal.... amo e acho surpreendente.
É sempre muito bom aprender mais com você.
Tenha uma bela e abençoada semana.
Beijokas mil, querida.
Juni,eu amo e uso muito. Uma amiga me trouxe um monte de Madagascar. Cá 3 favas custa 2 euros. Preço razoável p nós. Beijinhos
ResponderExcluirJuni,eu amo e uso muito. Uma amiga me trouxe um monte de Madagascar. Cá 3 favas custa 2 euros. Preço razoável p nós. Beijinhos
ResponderExcluir