11

Pão??? Hummm...

 A batata doce, atualmente, é a queridinha dos interessados em adquirir massa muscular. Mas longe de mim colocar uma receita neste aspecto, nada contra, mas não faço parte deste tsunami extremista de culto ao corpo.
 Então, o que venho trazer é uma receitinha fácil, gostosa e mais com cara de casa de vó e comida de conforto do que com características de receita fitness, ótima opção para o café da manhã ou da tarde.


 A batata doce é uma excelente fonte de vitaminas A e B e contém altos índices de sais minerais, fósforo, ferro, cálcio e potássio, portanto, uma ótima escolha para incluir no cardápio dos nossos pequeninos.
 Muita gente não sabe, mas a batata doce pode ser consumida em sua totalidade. Ah vá?! Ninguém sabe que é pra comer a bendita inteira??? Não é isso gente! As folhas da batata doce podem ser consumidas em sopas e refogados, eu nunca experimentei, mas depois de saber disso, imaginem se não vou plantar batata doce só pra comer as folhas?! Quando fizer, venho logo mostrar.
 Vamos ao que interessa? Receitinha deliciosa, vale a pena experimentar.



Pão de Batata Doce



 Ingredientes

  • 250 ml de leite morno
  • 2 tabletes - 30 gramas - de fermento biológico
  • 1 ovo
  • 1 copo americano de açúcar
  • 2 xícaras de chá de batata doce cozida e espremida
  • 3 colheres de sopa cheias de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de erva doce
  • açúcar demerara para polvilhar
  • aproximadamente 500 gramas de farinha de trigo
 Modo de fazer

 Dissolva o fermento em um pouco do leite morno. Acrescente o açúcar e a batata e misture até ficar homogêneo. Coloque o restante do leite, a manteiga, o ovo e o sal e misture bem, vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, sovando a massa até desgrudar das mãos.
 Deixe a massa descansar até dobrar de volume, mais ou menos 40 minutos. Após este tempo, sove novamente a massa com força e vigor por mais 20 minutos, aproximadamente, este é um ótimo exercício para os braços! Rsrsrs Acrescente a erva doce.
 Faça os pães no formato desejado e polvilhe açúcar demerara e erva doce por cima, coloque para assar em forno pré aquecido por mais ou menos 40 minutos, isto dependerá da potência do seu forno.
 O açúcar demerara é um açúcar granulado e amarelado, resultante da purificação do açúcar mascavo, com alto teor de melaço, é um alimento com um alto valor nutritivo.
 Aproveite os pãezinhos com manteiga, requeijão, geleias ou até mesmo puro! É uma delícia...




 Bom apetite! E quando fizer, me conta.
 Beijinhos...


 







11 comentários:

  1. Hmmmmmmmmm Fiquei aguando aqui,rs Ótimo esse pão, adorei! bjs, e ficou lindo! chica

    ResponderExcluir
  2. Que delícia Juni.Faz lembrar a minha infância! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ai meu Deus!!!!
    Eu amo pão caseiro!!!
    E hj o dia está pedindo...friozinho...chuvinha...ai que delícia!!!!!
    Adorei a receita, vou anotar, pena não ter aqui em casa a batata doce...eu sempre tenho, adoro fazer salada, eu cozinho no vapor e dps tempero com limão, azeite, cheiro verde, um pouquinho de sal e tomate com cebola, hummm....mas agora não tenho nenhuma, snffffff
    Lindo dia amiga!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  4. Pão??? Hummm... Casa de Vó??? Hummm...
    #amomuitotudoisso!!! :D
    Vc já sabe que gosto, né? rs
    Amiga, fiquei feliz demais com essa receita, pq amo pães e estou sempre em busca de receitinhas novas. Vou correndo anotar essa! E fazer, claro!
    Hj fizemos compras mais a batata doce não estava bonita. Semana que vem, meu marido retorna ao mercado para as compras da semana de novo e vou pedir a ele pra comprar. Daí faço e te conto como ficou, tá bom?

    Como está o tempo aí?
    Por aqui, MILAGRE: chuvinha e friozinho. Vivaaaaaaaaaaaaaaaaa... Começou agorinha e nem estou acreditando!!! Uhuuuuuuuuuuu...
    Fica com Deus e um suuuper bj epra vc e para as crianças, tá? <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Juni, adorei a receita!
    Gosto muito de fazer pão, o seu ficou lindo, parece super fofinho...
    Quando eu fizer te conto como ficou
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Juni, que maravilha! É de dar água na boca. Bom demais que deve ser.
    Adorei, Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Juni, que maravilha! É de dar água na boca. Bom demais que deve ser.
    Adorei, Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Juni!!
    Que receita maravilhosa!!!! Devidamente anotada, espero testar logo por aqui!
    Eu também não consigo entrar na onda do culto extremado ao corpo. Até porque a gente acaba se privando tanto de tudo, até que um dia descobre uma doença e aí não pode comer o que gosta. Pra mim honestamente não vale a pena! Acho que moderação é a palavra certa...em tudo na vida da gente!!!
    Nada contra quem é adepto...mas pra mim não faz minha cabeça!
    Beijos mil e boa noite pra ti! =)

    ResponderExcluir
  9. Oi Juni
    Só de olhar já fiquei salivando imagine quando saborear esta gostosura
    Receita anotada para experimentar
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Santa coincidência, Batman! rsrs. Essa semana - quarta - minha irmã chegou aqui no trampo com pãozinho de batata-doce que marido fez. Ai que delícia viu? O dele estava recheado com queijo dentro e apaixonei. Já pedi a receita pra ela e agora vejo a sua aqui, estou levando!
    Quanto às folhas, eu sabia, já cheguei a comer. Os "naturebas" dizem que desperdiçamos muitas partes dos alimentos achando que não podemos comer... Existem receitas com casca de banana, casca de melancia...

    As flores é uma boa mesmo deixar guardadas pra guando precisamos. Geralmente esses adornos são carinhos e nunca encontramos o que realmente combina ou ficará legal num projeto. Pegar um tempinho e confeccionar algumas é relaxante. Obrigada pelo carinho.

    Abração esmagador e lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  11. jura q vai plantar? eu ri do seu jeitinho kkk.... nem imaginava q podia ser consumido.... na verdade acho que tem mta coisa nos alimentos q não temos costume, mas dá pra consumir sim e é rico em vitaminas... deu água na boca viu?!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações