Desde o século XVII, historiadores falam da origem do Halloween vir de um antigo festival pagão, o festival celta de Samhain, ou fim do verão. O Samhain durava três dias e começava no dia 31 de outubro, era uma homenagem ao "Rei dos Mortos" e tinha entre suas maiores tradições as fogueiras, celebrando a abundância de comida após a colheita.
A comemoração, assim como o significado e costumes mudavam conforme a região. Os galeses celebravam o Calan Gaef, tendo este festival alguns pontos em comum com o Samhain, predominantemente irlandesa e escocesa.
Em meados do século VIII o Papa Gregório III mudou a data do Dia de Todos os Santos, em 13 de maio, data do festival dos mortos romanos para 1 de novembro, data do Samhain e com isto, uma festa pagã e cristã acabaram fundindo-se e tornando-se uma coisa só.
O dia das Bruxas que conhecemos hoje tomou forma entre 1500 e 1800.
Eu tenho o costume de fazer o Halloween aqui em casa para meus filhos, seus primos e coleguinhas. Este ano, porém, não foi possível comemorarmos a data horripilante que os monstrinhos esperam ansiosos, mas não faltaram comemorações para eles se divertirem.
Tivemos a Halloween Party na escola de idiomas, na quarta-feira, e o João quis ir fantasiado de vampiro.
Ficou muito lindo esse meu vampirinho...
Curiosidades sobre o Halloween, vamos conferir?
- Não há certeza, mas historiadores desconfiam que Gregório III ou seu sucessor Gregório IV, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de cristianizar o Samhain, a festa pagã em comemoração ao "Rei dos Mortos".
- Fogueiras eram utilizadas nas celebrações do Samhain, na queima do joio, como um símbolo do caminho a ser seguido pelas almas no purgatório ou para repelir bruxaria e a peste negra.
- Mais um dos costumes do Halloween era o de prever o futuro - previa-se a data da morte de uma pessoa ou o nome do futuro marido ou esposa.
- As crianças iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos, em troca recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.
- Igrejas costumavam tocar seus sinos, algumas vezes, por toda a noite. A prática era tão incômoda que o rei Henrique III e a rainha Elizabeth tentaram acabar com a prática, sem êxitos.
- Há um poema, cujo título é Halloween, escrito em 1786, pelo escritor escocês Robert Burns, onde ele descreve formas com as quais uma pessoa jovem pode descobrir quem será seu grande amor.
- Outro ritual de adivinhação acontecia quando uma pessoa puxava uma couve ou um repolho do solo por acreditar que seu formato e sabor forneciam pistas cruciais sobre a profissão e personalidade do futuro cônjuge.
- Pescar com a boca maçãs marcadas com as iniciais de diversos candidatos e a leitura de cascas de noz ou olhar no espelho e pedir ao diabo que revelasse a face da pessoa amada eram rituais comuns durante as festivas de Halloween.
E na escola também teve comemoração com uma noite de arrepiar!!!!
As horripilantes criaturas eram recepcionadas pelas tias Silvinha e Alessandra.
E os monstrinhos dormiram na escola... Vejam o alojamento...
Confira mais ideias para Halloween clicando aqui.
Wish you have a Happy Halloween Night...
Beijos no coração!!!!
Wish you have a Happy Halloween Night...
Beijos no coração!!!!
Que lindas fotos deles.Adorei ver e desejo uma linda noite por aí! bjs, chica
ResponderExcluirA moida do Halloween está pegando por aqui, cada ano mais forte .
ResponderExcluiradorei as fotos.
pois é amiga as cadelinhas são as linguiçinhas e muito queridas, está me ajudando a passar o tempo
com certeza vou ficar boa da segunda operaçao e aí terei mais disposição para a vida!
obrigada pelo carinho bjssssssssssss
Olá querida,j´sabia da história desta festa,mas confesso que não me seduz!
ResponderExcluirSou uma admiradora do belo e n consigo ver beleza nisto!
Gosto de festejar o Outono,ou final do verão com as cores ,flores e aboboras!
Imagino a felicidade de teu filhote festejando junto dos colegas!
Tenha um feliz Domingo,beijinhos
boooooooooooooo
ResponderExcluir