5

Culinária Caipira

 Gosta de Culinária Caipira? Confira os Melhores Pratos!

 Com origens no século XVII, com direito a fogão de lenha de trempe e cozinhada na panela de ferro, a culinária caipira é um verdadeiro patrimônio histórico e cultural, desenvolvida nas fazendas do interior pelas sinhás e escravas.
 Esta comida era inicialmente consumida pelos bandeirantes e tropeiros, além dos viajantes da capitania de São Paulo, cujo cardápio era composto essencialmente de carne de porco, farinha e o popular feijão.
 Além destes pratos clássicos, outras iguarias constam no vasto leque de opções da chamada comida caipira, que segundo historiadores tem suas sementes sem São Paulo, mas se estende para todas as regiões interioranas do país.
 Quer saber quais são os principais pratos desta cultura gastronômica tão apreciada? Então continue conosco e veja a seguir alguns deliciosos pratos da culinária caipira, sô!

Exibindo leitao-a-pururuca.JPG

Leitão à pururuca

 Aqui temos talvez o carro-chefe da cozinha caipira. O termo pururuca, aliás, é de origem indígena - tupi -, referindo-se a pele de porco que passa por um processo de desidratação para depois ser frita.
 No leitão à pururuca, o leitão é assado e sua pele, em separado, recebe óleo quente para ser frita de maneira parcial.

Cuscuz caipira de legumes

 Também chamado de cuscuz paulista, este prato ganhou a preferência até mesmo no cardápio de restaurantes de grandes centros urbanos. O ingrediente básico para o preparo deste prato é a farinha de milho, e sua origem ao que dizem os estudiosos, deriva do farnel de viagem dos tropeiros.

Frango caipira

 Outro prato que é ícone da gastronomia caipira é o frango caipira, mais robusto e com a carne mais firme do que os demais. Há muitas formas de se preparar este prato, como por exemplo, com quiabo, polenta, e até mesmo as receitas regionalistas, caso do frango caipira mineiro.

 Feijão tropeiro

 Uma receita que pode muito bem sintetizar a essência do que é a culinária caipira é a de feijão tropeiro. A versão tradicional leva como ingredientes além do feijão, ovos, farinha de mandioca, bacon ou toucinho, cheiro verde e pimenta. Há algumas receitas que incluem a linguiça e o paio, por exemplo.

Virado à paulista

 Direto da época das monções, este prato é um dos mais populares da culinária caipira, pois se trata de uma refeição completa.
 Sua variação no estado de Minas Gerais foi batizada de “tutu à mineira”.

Doces e bebidas

 Algumas guloseimas e bebidas também possuem suas origens atreladas à gastronomia caipira, como por exemplo rosquinhas de pinga, paçoca de amendoim, o doce de bananinha, pamonha, pé-de-moleque, rapadura e frutas em calda.
 No tocante as bebidas, temos o quentão, muito popular no inverno e festas de São João, e a caipirinha, que acompanha a feijoada, por exemplo.
 Fala a verdade, deu água na boca, né?

 E você, é uma apreciadora da culinária caipira? Que pratos destes aqui citados estão entre seus preferidos? Que outros partos faltaram em nossa lista? Conte para nós! 

"Esta postagem faz parceria com o site Casa das Receitas."


5 comentários:

  1. Como sou boa de garfo, traço e adoro todos,rs beijos, tudo de bom! Saio daqui babando! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Juni,que saudades eu tenho destas comidas caipiras.Obrigada por partilhar as receitas,beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Juni,
    Como sou caipira pirapora...rsrs...mesmo longe do Brasil, aqui em casa sempre faço algumas dessas delícias. Sou mineira e fã de frango caipira.Aqui só me falta o quiabo :)
    Besitos e tenha uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  4. Hallo Juni,
    danke für deinen Besuch auf meinem Blog. Ich habe mich sehr gefreut!
    Ganz liebe Grüße,
    Christine

    ResponderExcluir
  5. Oi Juni, quantas delícias!
    Babei com todas, mas o franguinho caipira, hummmmmmm!
    Bjsss amiga

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações