0

Tocha Olímpica, corações acelerados!!!!


 A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016 será hoje no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro e está prevista para acontecer às 20 horas.
 A cada quatro anos atletas de centenas de países reúnem-se para competirem de acordo com suas modalidades esportivas. O símbolo olímpico representa a união entre estes povos e raças, sendo formada por cinco anéis entrelaçados que correspondem aos cinco continentes.



 Entendimento mútuo, amizade, igualdade e jogo limpo são os conceitos dos jogos que tiveram início na Grécia Antiga há quase três mil anos! Por volta de 2500 a.C. os gregos faziam homenagens aos deuses, especialmente à Zeus, com a realização de competições.
 Os Jogos Olímpicos ocorreram pela primeira vez, de forma organizada e com a participação de diversos atletas das cidades-estado em 776 a.C. na cidade de Olímpia disputando boxe, corrida de cavalos, pentatlo entre outras modalidades.
 Os vencedores ganhavam como prêmio uma coroa de louro e eram recebidos de volta em suas cidades como verdadeiros heróis.


 Um dos principais símbolos dos Jogos Olímpicos é a Chama e a Tocha Olímpicas. Você sabe como e porquê tudo isso começou?


 Na Grécia Antiga, o fogo era considerado um elemento divino e eram mantidas chamas acesas em frente dos principais templos gregos, como o Templo de Olímpia, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, como vimos acima.
 Para testificar sua pureza, os gregos recorriam à uma skaphia - espelho côncavo que converge os raios solares para um único ponto específico - para acenderem as chamas.
 Este ritual é realizado até hoje, mantendo a tradição. Noventa a cem dias antes dos Jogos a chama Olímpica é acesa nas ruínas do Templo de Hera, em Olímpia, na Grécia. O cenário original é recriado para a solenidade e mulheres paramentadas de sacerdotisas acendem a chama.
 Uma vez acesa, a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento, até chegar a cidade-sede dos Jogos. Durante este revezamento, diversas festividades e comemorações são feitas para receber a tocha até o término da alternância, com o acendimento da pira Olímpica na cerimônia de abertura.
 O revezamento da tocha no Brasil teve início em 03 de maio e em noventa e cinco dias percorreu mais de trezentas cidades das cinco regiões brasileiras e uma destas cidades foi Sertãozinho!
 No dia 19 de julho recebemos com muita alegria e satisfação a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016!
 O revezamento da Tocha teve como ponto inicial o "Centro Olímpico Maria Zaferina Rodrigues Baldaia", sendo encerrado o percurso realizado com vinte e oito condutores na Praça 21 de abril em uma cerimônia com eventos e atrações culturais e esportivas.
 Entre os convidados para recepcionarem a Tocha na Praça 21 de abril estavam os Escudeiros da Távola Redonda Norberto Honorato Prestes, número 132 e o Capítulo Norberto Honorato Prestes da Ordem Demolay de Sertãozinho.





 Foi um momento histórico e de muita emoção para todos os que puderam prestigiar a passagem da Tocha Olímpica por nossa cidade. Logo pela manhã todos estavam apostos e ansiosos por sua passagem...


 E por volta das nove horas e alguns minutos estávamos todos emocionados, aplaudindo entusiasmados a passagem da Tocha Olímpica que chegou à Praça 21 de abril sendo trazida pelas mãos de Vítor Santos, campeão e recordista do Sertãozinho Hóquei Clube.
 Vítor foi o atleta que mais atuou no Clube, tendo participado de 451 jogos, marcando 1192 gols e sendo também o recordista que mais marcou gols em um só jogo, 35!!!


Parabéns Vítor!








 A chama olímpica representa a paz, a união e a amizade. A tocha é utilizada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura. Além de Vítor Santos, os condutores que tiveram a oportunidade histórica de carregarem a tocha eram Maria Zeferina, maratonista e vencedora da São Silvestre em 2001, sendo a terceira brasileira a vencer esta corrida, Arthur Felipe França e Ingrid Caroline França, os Irmãos França, atletas sertanezinos de tiro com arco, Célia Sarri Bachega, atleta do JORI - Jogos Regionais do Idoso -, entre outros cidadãos escolhidos para essa linda e inesquecível data.
   

 Entre as principais características da Tocha Rio 2016, estão os segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade:

  • Espírito Olímpico - presente na textura triangular que remete aos três valores olímpicos - excelência, amizade e respeito - e no efeito de flutuação dos segmentos, inspirados nos corpos dos atletas voando no ar; 
  • Diversidade harmônica - um eixo multicomposto expressa união e diversidade, com partes individuais que formam um conjunto;
  • Energia contagiante - os segmentos se abrem e liberam energia para o momento do beijo, que é quando uma chama passa de uma tocha para outra;
  • Natureza exuberante - recortes revelam as formas orgânicas da natureza do Rio e as cores do Brasil.

 
 No design da Tocha encontramos os seguintes elementos:

  • O Céu - É o ponto mais alto da tocha e é representado pelo Sol, que, assim como o brasileiro, brilha e ilumina por onde passa.Sua cor faz lembrar o ouro, conquista máxima dos Jogos;
  • As Montanhas - A beleza natural do Rio é expressada pelas curvas verdes de seus morros e vales;
  • O Mar - Ondulações azuis, orgânicas e fluidas representam o mar, tão presente nas paisagens brasileiras e cariocas;
  • O Chão - Nossa terra, que faz parte de nossa história, de nossas origens. Representado pelo calçadão de Copacabana, o pedacinho de chão mais famoso do Brasil. 


  Designers responsáveis pela Tocha Rio 2016 foram buscar inspiração em fachos ancestrais, que eram feitos de palhas e gravetos. Os estudos e desenhos evoluíram até chegarem ao produto final com 12000 exemplares que percorreram nestes noventa e cinco dias 20 mil quilômetros por terra, 16 mil quilômetros de avião, mais de 300 cidades, incluindo todas as capitais e o distrito federal.


 Foi com grande emoção que recebemos a Tocha Olímpica em Sertãozinho e talvez, muitos dos cidadãos sertanezinos que estavam ali para verem e constatarem de perto esta sensação  não tenham conhecimento da tradição e o que representa a Tocha, mas, de uma maneira que somente os brasileiros conseguem ser, deixaram transparecer em seus olhares o que de fato não é necessário saber, mas é primordial sentir: a satisfação em ser brasileiro, apesar dos nossos pesares!


 Uma bonita apresentação de dança foi feita ao som do Hino Nacional na voz de Fafá de Belém, o que fez-me lacrimejar os olhos e agradecer à Deus pela oportunidade bendita de estar em uma terra abençoada, repleta de belezas e de conviver com pessoas que têm uma qualidade essencial, a bondade, o coração cheio de esperanças e de vontades de fazer melhor a cada dia...












 Lindo também o simbólico gesto de soltura dos pombos...



 E então a chama estava pronta para seguir em frente!




 No final todo mundo queria uma selfie com a Maria Zeferina...




Capítulo Norberto Honorato Prestes da Ordem Demolay de Sertãozinho e Escudeiros da Távola Redonda Norberto Honorato Prestes, número 132.


 Do lado esquerdo está a tia Grazi, "o anjo da guarda dos meninos!", Grazieli R. Guidi, Presidente do Clube de Pais e Mães do Capítulo Norberto Honorato Prestes e no outro extremo à direita, tio Fernando José Prati, Presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Norberto Honorato Prestes, número 63, da Ordem Demolay de Sertãozinho, ou melhor dizendo, "aquele que nos auxilia a passar valores morais para nossos meninos".


 De camisa preta à esquerda está o tio Tarcísio Bruno Guidi, Oficial Executivo Regional da 9ª Região Administrativa do Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem Demolay, mais um tio que preza pelo bem estar e pela conduta correta de nossas riquezas, os nossos filhos Demolays e Escudeiros!


 Tio Fernando e Vítor Santos.


 Os meninos, tia Grazi e tio Tarcísio! 
Família linda de se ver!


 Também participaram da recepção da tocha o Grupo dos Escoteiros Caiapós de Sertãozinho.


 É uma satisfação poder contar com o auxílio da Ordem Demolay e Escudeiros da Távola Redonda para passar aos nossos filhos valores morais como amor à família, companheirismo, fidelidade e o que mais falta atualmente em nossa terra, patriotismo!


 Momentos como estes são únicos na vida de um ser humano e devem ser guardados com muito carinho e ternura, por isso decidi fazer esta postagem, para eternizar e compartilhar com todos que tenho simpatia algo tão especial e marcante para nós, eu e meu marido e para os meus filhos, Guilherme e João Fábio!
 Que fique presente na mente de todos os participantes das Olimpíadas Rio 2016, sem exceção, a bondade, o calor humano e o coração generoso que a maioria dos brasileiros possuem.
  Boa sorte e bons jogos à todos os atletas! 

0 comentários.Clique aqui para comentar.:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, isso me fará muito feliz!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Encomendas


http://www.flor-de-melissa-atelier.com/p/contato.html


Arquivos

Marcadores

Visualizações